Séries e Sagas

Sagas literárias que não passaram da primeira adaptação

0

Crepúsculo, Harry Potter e Jogos vorazes são grandes nomes do cinema, com adaptações de grande sucesso e aclamação. Como Hollywood está sempre tentando replicar sucessos anteriores, sagas renomadas foram levadas para a grande tela com a promessa de um sucesso semelhante. Confira, aqui, as sagas literárias que nunca passaram do primeiro filme!

Eragon, 2008

Fonte: IMDB

Um grande sucesso de bilheteria não garante uma franquia de sucesso, e nada prova isso mais do que Eragon. Mesmo com um faturamento de $250,4 milhões de dólares, o filme era ruim em termos de atuação, visual, redação e fidelidade ao livro. Originalmente, Eragon deveria ser o primeiro de três filmes, com os próximos dois sendo filmados consecutivamente, mas devido a críticas negativas, o resto da série foi cancelada.

Instrumentos mortais: Cidade dos ossos, 2013

Fonte: Variety

Referido pelo The Telegraph como “uma das adaptações mais desastrosas da história”, o filme foi mal avaliado pela crítica, apesar de seu sucesso de bilheteria. Uma sequência nunca aconteceu, mas claramente o grande potencial da saga “Os instrumentos mortais” era interessante demais para ser desperdiçada após seu primeiro fracasso. Foi anunciado, em 2014, que os livros seriam transformados em uma série de TV. Shadowhunters estreou em 2016 e durou três temporadas até o seu cancelamento, em 2019. Porém, para grande parte dos fãs, a adaptação para os cinemas foi mais fiel à obra original que a série da Netflix.

Fallen, 2016

Fonte: Vudu

Com uma legião de fãs apaixonados por trás da série de 6 livros, a adaptação cinematográfica da saga de Lauren Kate cometeu todos os erros possíveis. O que cativou milhares de leitores através dos livros não foi levado ao filme, com críticos rotulando-o como “nada além de uma versão mais fraca de tudo o que veio antes dele”. Também acabou caindo na armadilha de construir um grande cenário para filmes futuros em vez do conteúdo do filme em si.

Academia de vampiros, 2014

Fonte: Entertainment Weekly

Essa adaptação prova que você não pode simplesmente colocar vampiros em um filme e esperar sucesso. Com um orçamento de 30 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 15,4 milhões. É fácil para os críticos e espectadores identificarem não apenas semelhanças, mas também reproduções de grandes sagas de sucesso. A semelhança com Harry Potter e Crepúsculo é inegável e isso não passou despercebido. O filme se distanciou da premissa inicial dos livros, que traz uma pegada mais sombria ao romance vampiresco. No final, a adaptação se tornou uma mistura bagunçada de Meninas malvadas e Crepúsculo.

Eu Sou o Número Quatro, 2011

Fonte: Amblin Partners

O livro que inspirou o filme “Eu Sou o Número Quatro” alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times em livros para jovens adultos e permaneceu por 7 semanas consecutivas. Apesar da saga de 7 livros ter fãs apaixonados, a adaptação do filme de ficção científica foi considerada não original. Havia claramente esperança para mais um filme, com preparação para uma continuação dentro do enredo do primeiro filme. O roteirista Noxon disse, em 2011, que os planos para uma sequência foram cancelados por causa de como a adaptação foi mal recebida.

Dezesseis luas, 2013

Fonte: IMDB

Uma crítica do primeiro livro da série elogiava a trama literária afirmando que “há muitos adolescentes que vão gostar do romance, da magia, das assombrações e da promessa de mais por vir”. Infelizmente, isso não foi transportado para a tela grande. Com um orçamento de apenas 60 milhões de dólares, o filme foi um fracasso de bilheteria. Infelizmente, o trabalho das autoras Garcia & Stohl foi vítima de Hollywood tentando replicar o sucesso de outro filme em vez de explorar e celebrar os aspectos únicos de “Beautiful creatures” que o separam de outros no gênero superpovoado. A adaptação alterou acontecimentos importantes da trama, mudando praticamente todos os aspectos do livro original.

Imagem: IMDB, Vudu, Entertainment Weekly, Amblin Partners, IMDB, Screen Rant, Variety.

As melhores cenas de luta do cinema

Artigo anterior

Os 8 museus mais visitados do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido