Entretenimento

Saiba quais são os principais tipos de presunto e qual o mais saudável

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos nas quantidades certas. Um deles é bem versátil e amado pelas pessoas: o presunto.

O presunto é um alimento ultraprocessado que faz parte de várias receitas, como por exemplo, omeletes, massas, molhos e sanduíches. No entanto, mesmo quem gosta pode não saber que existem vários tipos de presunto e que dentre esses tipos os nutrientes deles também podem variar.

Por ser um alimento ultraprocessado, o consumo regular dele não é uma coisa recomendada. No entanto, é impossível negar que o presunto está presente na dieta de vários brasileiros. Justamente por isso é importante conhecer quais são as diferenças entre os tipos para que assim a pessoa consiga escolher aquele que mais a apetece.

Presunto tradicional

G1

O comum, ou tradicional, é encontrado em padarias e mercados de forma mais fácil. Esse presunto é feito a partir do pernil de porco e tem sal e vários aditivos alimentares, como por exemplo, corantes, conservantes e realçadores de sabor. Normalmente, nesse tipo também é encontrado potássio, proteína e gordura saturada.

“É uma fonte de proteína animal, o que significa que ele contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação dos tecidos do corpo. Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco”, disse Érica Oliveira, nutricionista do Hospital Nove de Julho (SP).

Em uma fatia desse tipo é visto: 24 calorias; 0,4 g de carboidratos; 3 g de proteínas; 1,1 g de gorduras; 7,5 mg de colesterol; 240 mg de sódio.

Apresuntado

Soares em casa

Dentre os tipos, o mais comum é que as pessoas confundam e tenham dúvidas sobre qual é a diferença entre o presunto e o apresuntado. “Ambos são produzidos com carne suína, a diferença está na composição. Enquanto o presunto é produzido com corte mais nobre, como o pernil (paleta traseira), o apresuntado é produzido com as sobras da produção do presunto e paleta dianteira, o que, geralmente, torna-o mais gorduroso, com mais sódio e menos proteína”, explicou Alyssandra Soares, nutricionista do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh).

Além disso, é mais comum que o presunto tenha um sabor mais intenso justamente porque ele é feito de carne suína curada e maturada, ao contrário do apresuntado, que é feito de carne de porco processada. Além disso, essa carne é separada de forma mecânica e outros ingredientes são colocados para que no final ele tenha um sabor e uma textura parecidas com as do presunto.

No caso desse tipo, um fatia contém: 25 calorias; 0,8 g de carboidratos; 2,9 g de proteínas; 1,1 g de gorduras; 256 mg de sódio.

Parma

Pizza prime

Essa é uma versão do embutido na versão seca e curada. O presunto parma é feito com a carne das pernas do porco. Elas são selecionadas, salgadas, lavadas e maturadas por até três anos. É isso que faz com que esse tipo tenha um sabor intenso e uma textura macia.

E da mesma forma que o presunto tradicional, o parma é uma fonte de nutrientes, como por exemplo, vitaminas, proteínas e alguns minerais, como o ferro. Além disso, ele tem quantidades pequenas de gordura monoinsaturada, que é saudável para o coração. Mas ele tem maiores quantidades de sódio, e por isso é mais calórico.

Em uma fatia do parma existem: 80 calorias; 0 g de carboidratos; 7,6 g de proteínas; 5,5 g de gorduras; 773 mg de sódio.

Presunto defumando

Charcutaria

Assim como o próprio nome diz, ele é um presunto que foi defumado para conseguir mais sabor, aroma agradável e textura. Esse tipo é uma grande fonte de ferro, proteína, vitamina B12 e sódio.

“No entanto, o processo de defumação aumenta ainda mais os níveis de substâncias químicas carcinogênicas (como a acrilamida e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), que são prejudiciais à saúde, se consumidos em excesso. A recomendação é consumir com bastante moderação”, pontuou Isolda Prado, nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Em uma fatia de presunto defumado estão presentes: 13 calorias; 0,30 g de carboidratos; 2,44 g de proteínas; 0,26 g de gorduras; 202 mg de sódio.

Royal

Casa da azeitona RJ

O último tipo de presunto é o royal. Ele é feito a partir de carne de porco em uma solução de água, sal e mais ingredientes, como por exemplo, açúcar e conservantes. Além disso, ele também é cozido. Por conta disso esse tipo tem um sabor suave e uma textura macia.

Da mesma forma que o tradicional, esse tipo de presunto é um fonte razoável de proteína animal e vitamina B. Contudo, o presunto royal é bem rico em sódio e outros aditivos.

Uma fatia desse tipo tem: 31 calorias; 0 g de carboidratos; 3,6 g de proteínas; 1,8 g de gorduras; 179 mg de sódio.

Qual é o tipo de presunto mais saudável?

Para responder a essa pergunta, os especialistas se dividem. No entanto, os mais bem avaliados por eles são o tradicional e o parma. Isso porque o presunto tradicional tem menos sódio, mas bastante aditivos, enquanto o parma é mais natural, mas tem muito sódio.

“Não considero o presunto um alimento saudável. Porém, analisando os tipos, o presunto comum (ou tradicional) parece ser o mais adequado para um consumo eventual devido a ter um menor teor de sódio e gorduras”, disse Soares.

“Considero o presunto de parma também uma opção mais saudável, já que não possui realçadores de sabor, corantes e conservantes”, pontuou Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará).

Fonte: VivaBem

Imagens: G1, Soares em casa, Pizza prime, Charcutaria, Casa da azeitona RJ

Múmia com mais de 1.000 anos é encontrada em túmulo no Peru

Artigo anterior

Essas tecnologias transformaram o futebol nos últimos anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido