A Bíblia é um dos livros mais vendidos e lidos no mundo inteiro. Podemos defini-la como uma fascinante parte da literatura até os dias atuais. Esse livro é composto de histórias que contam desde a passagem de Jesus Cristo pela Terra até o pós, quando o líder cristão finalmente retornou aos céus e deixou a humanidade para tomar um novo rumo. E algumas das histórias parecem ter uma confirmação com o passar do tempo. Como no caso dessa semente de mil anos que pode ser de uma árvore bíblica lendária.
A árvore foi encontrada em uma caverna do deserto e pode ser que esconda um tesouro. Isso porque ela pode ser fonte do tsori, espécie de bálsamo médico que aparece na bíblia. Ela também é conhecida como bálsamo de Gileade.
Segundo as datações de carbono feitas na semente, que foi encontrada em uma caverna no deserto da Judéia, data entre 993 e 1202 D.C. Isso mostra que ela tem aproximadamente mil anos anos e mesmo com toda essa idade conseguiu germinar.
Na realidade, a árvore foi plantada em 2010, mas o estudo sobre ela foi publicado somente agora. Isso porque os cientistas que o fizeram ficaram anos criando estudos para compreender melhor a respeito de qual árvore eles estavam falando.
Atualmente, a árvore está em um vaso e foi identificada como sendo da espécie de Commiphora, que é da mesma família que origina o olíbano, que é uma espécie de incenso, e mirra.
IG
Mesmo que exista a possibilidade dessa semente de mil anos ser de uma árvore bíblica lendária e vários estudos tenham sido feitos, a planta ainda não foi identificada com total certeza. Por isso que mais informações devem acontecer depois da primeira floração dela. O que deve acontecer somente quando ela sair do vaso e ser plantada no solo.
Quem encontrou essa semente de mil anos que pode ser de uma árvore bíblica lendária foi Sarah Sallon, diretora do Centro de Pesquisas de Medicina Natural Louis Borick, que trabalha em Jerusalém. E nos anos 1980, a semente foi armazenada pelo professor Joseph Patrich depois de tê-la encontrado em uma escavação.
Com relação à plantação da semente de mil anos que pode ser de uma árvore bíblica lendária, ela foi feita por Elaine Solowey, diretora do centro de Agricultura Sustentável do Instituto Arava, em Israel. Depois de cinco semanas de plantada, ela germinou. E quando ela desenvolveu o súber, que é a “casca”, a árvore começou a produzir resina.
Quando isso aconteceu, vários experts em plantas, genoma, DNA, arqueólogos e historiadores montaram um time de pesquisadores para entendê-la melhor.
Fonte: IG
Imagens: IG