A lua tem uma grande influência na forma como dormimos, mostra estudo
Tempo de leitura:2 Minutos, 49 Segundos

A lua tem uma grande influência na forma como dormimos, mostra estudo

Dormir pode ser considerado, por muita gente, uma das melhores coisas da vida. E mesmo que você seja uma pessoa que não gosta muito dessa prática, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós têm os seus hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite de sono, todo mundo dorme.

Todos os seres humanos possuem a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, não quer dizer que todas as pessoas tenham um sono de qualidade.

Essa qualidade pode ser ruim por causa de algumas distrações que são óbvias. Mas existem aquelas não tão óbvias assim, mesmo que tenham perturbado a noite de repouso dos indivíduos por milhares de anos.

Influência no sono

Como por exemplo, a lua e suas fases. Isso já foi estudado há muito tempo para saber o potencial impacto que ela tem no sono. No entanto, os resultados dessas pesquisas foram inconsistentes.

Agora, um novo levantamento, que de acordo com os pesquisadores está entre um dos maiores do tipo, monitorou o repouso de mais de 850 pessoas em Uppsala, na Suécia. Para isso, os profissionais usaram medições de polissonografia para conseguirem determinar o começo, duração e qualidade do sono durante uma noite.

Essas medições foram registradas nos participantes durante vários anos. Tanto em homens quanto mulheres. As noites representaram diferentes fases da lua. A ideia é que o brilho crescente dela deve afetar o sono de forma geral. Já que, normalmente, as pessoas tendem a dormi melhor no escuro.

Estudo

Essa teoria é confirmada em alguns estudos. Contudo, outros já não conseguem reproduzi-la. Nessa nova análise, os resultados parecem ir de encontro com a hipótese de que as fases da lua têm uma influência bastante significativa e detectável no sono. Entretanto, nem todas as pessoas são afetadas da mesma forma.

“Descobrimos que homens cujo sono foi registrado durante as noites no período crescente do ciclo lunar, exibiram menor eficiência do sono e maior tempo acordado após o início do repouso, em comparação com homens cujo sono foi medido durante as noites no período de declínio. Em contraste, o descanso das mulheres permaneceu praticamente inalterado pelo ciclo lunar”, disse o neurocientista e primeiro autor do estudo, Christian Benedict, da Uppsala University.

Por mais que no sexo feminino os resultados tenham sido menos sugestivos nos padrões de sono, o fenômeno ainda é visível. O estudo mostrou que as mulheres dormiram, em média, quase 12 minutos a menos nas noites em que a lua estava indo de nova para cheia, em comparação com as noites minguantes.

Fases da lua

Em conclusão, os homens dormiram mais de 20 minutos a menos nas noites crescentes. Além do que, outros marcadores dos efeitos da lua eram mais visíveis no sexo masculino. Como por exemplo, 3,4% menos eficiência no sono, mais vigília e mais interrupções nos estágios de repouso durante a fase crescente.

“Nosso estudo, é claro, não consegue distinguir se a associação do sono com o ciclo lunar foi causal ou apenas correlativa”, ressaltou Benedict.

Ou seja, é evidente que existe uma coisa acontecendo que parece fazer as pessoas dormirem de uma maneira diferente com relação à fase da lua. No entanto, é difícil apontar com certeza a extensão desse efeito.

Fonte: https://www.sciencealert.com/giant-study-shows-the-moon-exerts-a-powerful-influence-on-how-we-sleep