Curiosidades

Submarino francês reaparece após 50 anos desaparecido

0

Desaparecido em 1968, um submarino francês foi encontrado essa semana depois de 50 anos desaparecido. O submarino La Minerve foi encontrado pela marinha francesa no fundo do mar, no Mediterrâneo, em uma região próxima à cidade de Toulon, na França. Foram muitos anos e inúmeras tentativas de localizar a tal embarcação, mas todas elas sem sucesso. Agora finalmente, ele foi encontrado graças às novas tecnologias que permitiram rastrear o submarino no fundo do oceano.

Na época em que o submarino desapareceu, há mais de 50 anos, contava com uma tripulação composta por 52 homens. Até hoje as famílias esperavam ansiosas por alguma resposta para o misterioso desaparecimento. E agora, com a notícia de que o submarino foi encontrado muitas famílias se sentiram aliviadas. “É um sucesso, um alívio e um feito técnico”, twittou Florence Parly, a ministra da Defesa da França. “Estou pensando nas famílias que esperaram tanto tempo por este momento”.

O submarino

O submarino La Minerve desapareceu de forma misteriosa, em janeiro de 1968, com 52 tripulantes a bordo. Desde o seu desaparecimento, muitas buscas foram feitas. Foram anos de procura, mas sem sucesso. Mas, finalmente, a marinha francesa conseguiu localizar o submarino desaparecido há mais de 50 anos. O La Minerve foi encontrado na semana passada no fundo do mar, no Mediterrâneo, próximo ao porto da cidade de Toulon.

Os familiares dos membros da tripulação, que desapareceu junto o La Minerve, colocaram pressão nas autoridades para solucionar esse enigma. Foi depois disso que uma nova busca foi lançada no começo desse ano, usando equipamentos de pesquisa mais avançados. Eles usaram a tecnologia para mapear e modelar marés e correntes no Mediterrâneo. Além disso, os dados exatos do momento do acidente também foram analisados novamente. E isso incluiu relatórios sísmicos, que indicavam que o submarino possivelmente teria implodido quando caiu no fundo do mar.

Um oficial da marinha francesa disse, em entrevista à agência de notícias francesa France-Presse, que o submarino foi localizado por um barco de uma empresa privada chamada Ocean Infinity. As autoridades divulgaram que encontraram o La Minerve a uma profundidade de 2.370 metros de profundidade. Exatamente a 45 quilômetros de distância da base naval francesa que fica na cidade de Toulon.

O desaparecimento

O que teria causado o acidente, que levou ao afundamento do submarino, ainda permanece um mistério. Os familiares dos membros da tripulação esperam que agora com os destroços do submarino encontrado seja possível extrair as respostas tão aguardadas.

O filho do comandante do La Minerve, André Fauve, disse em entrevista ao jornal francês Le Monde que esse foi um momento de “grande emoção” para as famílias dos submarinistas que desapareceram.  “Muitas pessoas me disseram que estavam me apoiando durante a busca porque não queriam que eu me sentisse sozinha, mas não acreditavam que seria encontrado”, disse Hervé Fauve, esposa do comandante.

François Meunier, irmão de Marc Meunier, que era intendente no La Minerve, disse: “É o fim de uma longa espera e muitas perguntas”.

O submarino, que foi dividido em três partes, foi encontrado pelo navio de busca da empresa Ocean Infinity, o Seabed Constructor. O navio chegou à costa francesa há cinco dias atrás. Com o uso de drones subaquáticos, eles conseguiram localizar os destroços do submarino em uma área de baixa sedimentação. Segundo informações, as três primeiras letras do nome da embarcação estavam bem visíveis em um dos pedaços do submarino.

7 evidências arqueológicas que provam que as amazonas eram mais do que um mito

Matéria anterior

Quem é o mais inteligente: gato ou cachorro?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications