Mundo Animal

Vídeo impressionante mostra cobra comendo cobra

0

Dentre as coisas mais interessantes do mundo temos o reino animal. Até porque, nele podemos encontrar diversas espécies, seja terrestre, aquática ou voadora, além de existirem animais de todos os tamanhos, tipos e com suas características próprias. Dentre os animais, a cobra geralmente é um dos que mais fascina e amedronta as pessoas.

As cobras são conhecidas por seu veneno e apetite voraz. O que não é um problema, já que elas conseguem capturar suas presas facilmente, independente do tamanho dela. Tanto que muita gente já ouviu falar, ou até mesmo viu algum registro de uma comendo um animal inteiro.

Mas e cobra comendo cobra? Será que isso é mais do que um ditado popular e realmente acontece no mundo real? A realidade é que sim. Algumas espécies têm esse gosto um tanto quanto peculiar.

Como pôde ser visto em um vídeo que viralizou nas redes sociais de uma cobra-real, espécie venenosa encontrada nas selvas do sul e sudeste da Ásia, mostrando como uma cobra realmente pode comer outra da mesma espécie.

Vídeo

No registro, é possível vê-la indo determinada em direção à sua presa, uma outra cobra igualmente grande, que está entocada em um buraco de terra. A princípio, a cobra-real puxa a outra para fora de sua toca. A cobra puxada se contorce em vão em uma tentativa de se desvencilhar. Mas no final, a cobra-real a engole por inteiro até a cauda.

Quem fez o registro desse ataque foi o biólogo Yatin Kalki, que o compartilhou com o mundo através da sua conta no Instagram.

O animal visto no vídeo é natural das selvas do sul e sudeste da Ásia, mas aqui no Brasil também temos uma espécie com um paladar parecido. A chamada cobra muçurana, mais conhecida como cobra-preta na Amazônia, também gosta de comer outras cobras, sejam elas venenosas ou não.

Essas espécies que têm o hábito de se alimentar de outras serpentes são consideradas como ofiólogas.

Surpreendente

Essa não foi a primeira vez que um vídeo de cobra com cobra fez sucesso e espantou as pessoas da internet. Em um outro registro feito no Brasil, é possível ver uma coral-verdadeira vomitando uma outra após ser resgatada em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina.

Claro que isso foi um choque para as pessoas que estavam vendo o vídeo. No entanto, como vimos, essa não é uma prática nova entre esses animais. Nesse caso, a coral-verdadeira estava na casa de alguém, como disse o biólogo Gilberto Duwe. Logo, chamaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para resgatá-la.

Justamente por isso que o resgate foi filmado quando ele foi feito em janeiro desse ano. “Tentaram matá-la, mas ela conseguiu fugir do lugar e acabou se enfiando em um buraco. No buraco, eu consegui pegá-la e, como eu a coloquei dentro da caixa, eu pude ver que ela estava com um pedaço do rabo de outra cobra ainda aparecendo na boca. Ela começou o processo de regurgitar, por causa de todo o estresse, de tudo o que ela passou. E também é uma tática das cobras porque, quando ela está comendo, quando ela comeu algum bicho, ela fica muito lenta, fica mais pesada. Então ela regurgita o alimento para poder escapar mais rápido”, explicou o biólogo.

De acordo com Duwe, a espécie que a coral-verdadeira tinha engolido era uma cobra d’água. “No Brasil, nós temos mais de 30 espécies de corais e a maioria delas se alimenta de outras cobras. Inclusive, ela pode se alimentar até de jararaca. Chegam a comer uma cobra do tamanho que elas têm”, explicou ele.

Fonte: Um só planeta, G1

Imagens: Instagram, YouTube

Phil Collins anuncia que não fará mais turnês com o Genesis

Matéria anterior

Mona Lisa nua? O mistério do rascunho Monna Vonna

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications