Tomar banho depois de comer faz mal?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      05/10/15 às 15h30

Com a chegada do verão e suas altas temperaturas, a galera costuma aumentar a quantidade de banhos tomados durante o dia. Tudo em nome do conforto e refrescância para o corpo.
Você já ficou alguma vez sem tomar banho? Quando isso acontece, o nosso corpo acumula muita sujeira no cabelo e na pele.

E já pensou o que aconteceria se a gente ficasse cerca de 12 anos sem passar por debaixo de um chuveiro para tomar um banho? Aqui no Ultra Curioso, nós já fizemos para você esta matéria (Clique aqui e confira a matéria).

Imagine se ficar alguns momentos ou até mesmo dias sem tomar banho já é ruim, 12 anos, então, é quase impossível de deixar passar pela cabeça que aconteça.

E se ficar sem passar por um chuveiro você viu o que acontece, o que será que ocorre quando fazemos isso depois de fazer uma refeição? Será que tomar banho depois de comer faz mal?

587521-1

Os brasileiros possuem o costume de tomar banho constantemente. Os médicos dermatologistas esclarecem que as pessoas devem tomar banho por cerca de dois a cada três dias, pois essa medida pode reduzir problemas na pele e algumas doenças.

De acordo com o professor assistente de dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, Dr. Joshua Zeichner, a frequência que tomamos banho e o que notamos como odor corporal é "muito mais um fenômeno cultural".

E alguns mitos sobre situações envolvendo banho perduram no imaginário das pessoas até hoje. Um deles é se tomar banho depois de uma refeição pode chegar a fazer mal para o organismo.

Active senior washing in bath

O que acontece é que pode tomar banho depois de uma refeição. O que vai definir o nível de periculosidade é o tipo de banho que a pessoa vai tomar.

Se for um banho tradicional no chuveiro, como todos estamos acostumados, não chega a fazer mal. A água escorre pelo nosso corpo e não comprime nenhuma parte do corpo.

O risco de um banho de chuveiro depois de uma refeição é de no máximo um choque térmico. Isso acontece se a pessoa entrar debaixo do chuveiro com água fria estando com o corpo quente.

chuveiro1

Banhos longos e quentes chegam a dilatar os vasos sanguíneos da pele e acaba desviando promovendo o desvio do sangue do estômago.

O sangue é direcionado em grandes quantidades para o sistema digestivo com o intuito de auxiliar o estômago, depois de uma refeição. De acordo com o fisiologista da USP, Francisco Gacek, "Se entrarmos em contato com água muito quente, parte desse sangue desvia para a pele".

Chuveiro-reaproveita-água-do-banho-e-economiza-três-mil

A quantidade de comida pode desencadear algum tipo de problema durante seu banho. Isso pode se agravar em banhos do tipo de imersão, aqueles feitos em praias, banheiras e piscinas.

Segundo estudos, o corpo acaba tendo o sangue desviado para as extremidades do corpo com o objetivo de irrigar os músculos e estabilizar a temperatura do corpo e isso se deve por eles estarem em estado de movimento e exigirem uma quantidade maior de sangue ali.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+