Ciência e TecnologiaCuriosidades

Tomar banho depois de comer faz mal?

0

Com a chegada do verão e suas altas temperaturas, a galera costuma aumentar a quantidade de banhos tomados durante o dia. Tudo em nome do conforto e refrescância para o corpo.
Você já ficou alguma vez sem tomar banho? Quando isso acontece, o nosso corpo acumula muita sujeira no cabelo e na pele.

E já pensou o que aconteceria se a gente ficasse cerca de 12 anos sem passar por debaixo de um chuveiro para tomar um banho? Aqui no Ultra Curioso, nós já fizemos para você esta matéria (Clique aqui e confira a matéria).

Imagine se ficar alguns momentos ou até mesmo dias sem tomar banho já é ruim, 12 anos, então, é quase impossível de deixar passar pela cabeça que aconteça.

E se ficar sem passar por um chuveiro você viu o que acontece, o que será que ocorre quando fazemos isso depois de fazer uma refeição? Será que tomar banho depois de comer faz mal?

587521-1

Os brasileiros possuem o costume de tomar banho constantemente. Os médicos dermatologistas esclarecem que as pessoas devem tomar banho por cerca de dois a cada três dias, pois essa medida pode reduzir problemas na pele e algumas doenças.

De acordo com o professor assistente de dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, Dr. Joshua Zeichner, a frequência que tomamos banho e o que notamos como odor corporal é “muito mais um fenômeno cultural”.

E alguns mitos sobre situações envolvendo banho perduram no imaginário das pessoas até hoje. Um deles é se tomar banho depois de uma refeição pode chegar a fazer mal para o organismo.

Active senior washing in bath

O que acontece é que pode tomar banho depois de uma refeição. O que vai definir o nível de periculosidade é o tipo de banho que a pessoa vai tomar.

Se for um banho tradicional no chuveiro, como todos estamos acostumados, não chega a fazer mal. A água escorre pelo nosso corpo e não comprime nenhuma parte do corpo.

O risco de um banho de chuveiro depois de uma refeição é de no máximo um choque térmico. Isso acontece se a pessoa entrar debaixo do chuveiro com água fria estando com o corpo quente.

chuveiro1

Banhos longos e quentes chegam a dilatar os vasos sanguíneos da pele e acaba desviando promovendo o desvio do sangue do estômago.

O sangue é direcionado em grandes quantidades para o sistema digestivo com o intuito de auxiliar o estômago, depois de uma refeição. De acordo com o fisiologista da USP, Francisco Gacek, “Se entrarmos em contato com água muito quente, parte desse sangue desvia para a pele“.

Chuveiro-reaproveita-água-do-banho-e-economiza-três-mil

A quantidade de comida pode desencadear algum tipo de problema durante seu banho. Isso pode se agravar em banhos do tipo de imersão, aqueles feitos em praias, banheiras e piscinas.

Segundo estudos, o corpo acaba tendo o sangue desviado para as extremidades do corpo com o objetivo de irrigar os músculos e estabilizar a temperatura do corpo e isso se deve por eles estarem em estado de movimento e exigirem uma quantidade maior de sangue ali.

Quanto sangue por dia um vampiro precisaria para viver?

Artigo anterior

10 coisas que as redes de fast food nunca te contariam

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido