• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Uma epidemia silenciosa está matando mais que o HIV

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/12/18 às 17h49

Cerca de um milhão de pessoas estão morrendo todos os anos vítimas de uma grave doença que afeta agressivamente o fígado. Cerca de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo são portadoras do vírus da hepatite B. Tais números são cerca de sete vezes maiores do que os casos de infecção pelo vírus do HIV, segundo artigo publicado pela revista Nature.

Em 2016, o número de mortos devido o hepatite B superou o número de mortes de doenças muito temidas, como a Aids, tuberculose e a malária. Entretanto, esta variante da Hepatite pode ser prevenida com vacinação e também é possível tratá-la com os mesmos anti-retrovirais usados no combate ao vírus do HIV.

A hepatite B e suas devastadoras consequências

A doença em seus estágios iniciais não apresenta sintomas e por isso é conhecida como 'epidemia silenciosa'. As principais vias de transmissão da hepatite B são sexo desprotegido, pelo sangue da mãe para o filho durante o parto e por meio da utilização de seringas e agulhas ou transfusões de sangue contaminado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina para se proteger da hepatite B é cerca de 95% eficiente para evitar todas as infecções crônicas, e sua proteção dura cerca de 20 anos. A região mais afetada pela hepatite B é a África Subsaariana. Calcula-se que 6% da população esteja infectada com vírus.

Tal área ocupa, segundo a publicação na Nature, o último lugar nas intervenções realizadas em termos de diagnóstico e tratamento de pessoas convivendo com o vírus por vários países. "É um momento crítico para a região", disse Philippa Matthews, imunologista da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo ele, ao contrário do que acontece com o HIV, a hepatite B não recebe os recursos para a educação da população necessários para combater uma doença que já está presente na humanidade há milhares de anos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Actualidad  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+