Curiosidades

Veja 4 formas de aumentar o crescimento de neurônios no seu cérebro

0

cérebro é, sem dúvidas, um dos órgãos mais importantes, complexos e incríveis do corpo humano. Ele é o responsável por tudo que fazemos. Pela forma com que percebemos, o que está em nossa volta, por guardar informações, por desenvolver sentimentos, enfim. São inúmeras suas funções. É tão verdade que, se alguma coisa estiver errada, por menor que seja, podemos ter grandes problemas.

Por isso é sempre bom mantê-lo na melhor foma possível. A neurogênese é o processo de formação de novos neurônios no cérebro, que são provenientes de células-tronco neurais e progenitores naturais. Isso acontece, principalmente antes de nascermos, no útero.

Mas nos anos 1960, pesquisadores descobriram que a neurogênese acontece em adultos em duas partes do cérebro. No bulbo olfativo, que como o próprio nome diz é responsável pelo olfato, e no hipocampo, que é responsável pela memória, navegação espacial e processamento emocional.

É sabido também que 700 milhões de neurônios são produzidos por dia no hipocampo. Isso significa que quando alguém chega aos 50 anos, a pessoa trocou completamente de neurônios. E existem formas de aumentar esse crescimento de neurônios da fase adulta. Mostramos quais aqui.

1 – Jejum intermitente

Cerebro 600x338, Fatos Desconhecidos

Um estudo, feito em 2015 pela Universidade Stanford, analisou a ligação entre neurogênese e jejum intermitente. Ele parece aumentar a plasticidade sináptica e promover o crescimento de neurônios. Além de também diminuir o risco de que a pessoa desenvolva doenças neurodegenerativas.

Esse jejum tem que ser sem comer durante 16 horas todos os dias. Ou então, fazer um jejum de 24 horas uma vez por semana.

2 – Viajar

Cerebro2 1 600x315, Fatos Desconhecidos

 

Essa atividade tem várias vantagens. Além de que quando se conhece novos lugares, pode promover a neurogênese. Então, conhecer novas paisagens, culturas, povos e se divertir também podem aumentar a produção de neurônios.

“Quando você expõe seu cérebro a um ambiente novo, complexo ou novo e difícil, ele literalmente reage. Essas situações novas e desafiadoras fazem com que o cérebro produza dendritos que aumentam a capacidade cerebral”, explica Paul Nussbaum, neuropsicólogo clínico da Universidade de Pittsburgh.

3 – Aprender tocar um instrumento

Cerebro3 600x337, Fatos Desconhecidos

Vários estudos já apontaram os benefícios da música para a saúde. E tocar um instrumento pode ajudar na neurogênese. Um estudo de 2010 mostrou que aprender a tocar um instrumento musical é uma experiência motora e multissensorial intensa. E que exige a manutenção a vida toda.

Segundo o estudo, aprender tocar um instrumento na infância pode levar a mudanças duradouras na organização do cérebro. As crianças que começam a tocar um instrumento antes dos sete anos tem corpos calosos, que é uma área do cérebro que permite a comunicação entre os dois lados do cérebro, maiores do que vários adultos.

4 – Ler livros

Cerebro4 600x411, Fatos Desconhecidos

De acordo com um estudo, feito pela Universidade Emory, o cérebro das pessoas, que leram tinha um aumento da conectividade. Esse aumento foi observado na região do cérebro que controla as sensações físicas e movimentos.

Segundo Gregory Berns, o autor principal do estudo, isso acontece porque os livros nos transportam para os corpos dos protagonistas. E essa habilidade de alteração para um outro estado menta é vital para a promoção de neurogênese nessas áreas do cérebro.

MIT está construindo um dispositivo que consegue invadir os sonhos

Matéria anterior

7 poderes que os personagens dos quadrinhos só usaram uma vez

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos