Veja quanto tempo a música leva para curar a tristesa, segundo estudo
Tempo de leitura:2 Minutos, 15 Segundos

Veja quanto tempo a música leva para curar a tristesa, segundo estudo

A música tem o poder de nos levar para outro lugar, mudar nosso humor, nos fazer lembrar de algum momento específico na nossa vida ou de alguém. Todos nós temos uma trilha sonora da nossa vida e músicas que marcaram nossa história, e com certeza todo mundo tem uma música preferida, aquela que se tocar você aumenta o volume e canta com toda a vontade.

Além disso, a música pode nos ajudar em tarefas do cotidiano, e dependendo da música, a nossa produtividade pode até aumentar, ou também diminuir. Cada música tem seu próprio gatilho do que despertar em nós. E você já pensou no que acontece com seu corpo quando você está ouvindo suas músicas preferidas?

Ela pode servir como um placebo para o cansaço, porque quando você está escutando música o seu cérebro se direciona para aquilo. Então, quando você estiver se sentindo com o cérebro, esgotado escutar música é uma boa coisa.

E naqueles momentos de tristeza também gostamos de ouvir música. E as músicas, em sau maioria, são aquelas tristes para ficarmos na fossa mesmo. Mas mesmo que a música seja  triste ela pode nos ajudar.

Ritmos

Os ritmos que mexem intensamente com nossa emoção têm o poder de fazer com que nosso organismo libere maior quantidade de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. E o efeito dessas músicas em nosso cérebro é semelhante à satisfação que a comida, o sexo ou as drogas dão ao cérebro. Dessa forma, ao mesmo tempo que nos soam tristes, canções depressivas nos fazem sentir bem.

E quando se fala que música pode ser um remédio é bem verdade. Um estudo feito pela Academia Britânica de Terapia do Som, junto com a Deezer, que é uma plataforma de streaming de música, viu quanto tempo é preciso para que a música consiga aliviar a tristeza de alguém.

O resultado mostrou que é necessário 13 minutos para a música conseguir aliviar a tristeza. E nove minutos para que ela consiga trazer uma sensação de felicidade.

Estudo

Esse estudo foi feito com um grupo de 7.581 pessoas. E segundo o levantamento, 91% das pessoas se sentiram melhor ao ouvir música. E 84% delas conseguiram superar a tristeza que estavam sentindo.

As melhores músicas para relaxar são as lentas e sem letra que tem uma melodia simples. Foram 79% das pessoas que se sentiram aliviadas das tensões musculares e 84% delas tiveram menos pensamentos negativos.

E para se sentir feliz, o ideal é que você escute músicas mais aceleradas e que as letras remetam à felicidade. Quando as pessoas ouviram esse tipo de música, 89% delas se sentiram mais dispostas. E 82% delas sentiram um maior controle sobre as próprias vidas.