Curiosidades

Vídeo surpreendente mostra homem correndo sobre lava

0

Todo dia, a gente vê na internet alguém fazendo algo totalmente perigoso e muitas vezes até estúpido. Coisas do tipo: nunca, jamais, em hipótese alguma, tente fazer isso. Mas sempre tem alguém que faz. E nem estamos falando dos membros do Jackass, que são especialistas em aventuras estupidamente perigosas. Dessa vez, se trata de um turista que aparece correndo sobre um canal de lava. A aventura aconteceu durante uma excursão pelo vulcão Etna, na Sicília, na Itália. O ato, muito arriscado, foi registrado em um vídeo, que tem viralizado na internet.

Apesar do título do vídeo chamar a atenção, e de fato ser um ato perigoso, afinal andar sobre lava pode ter um final muito trágico, o vídeo não é tão chocante quanto se imagina. Mas ainda assim, não quer dizer que alguém deva tentar imitar o que essa cara fez, nem todo mundo pode ter a mesma sorte ou encontrar um canal de lava nas mesmas condições. São várias as possibilidade de alguém se ferir tentando fazer isso, mas esse cara realmente ultrapassou as expectativas.

O vídeo

No vídeo, vemos o homem correndo sobre a lava em passos rápidos e, aparentemente, sem se queimar. Para o geocientista, Erik Klemetti, há pelo menos três fatores que evitaram que os pés desse homem não se queimassem. O primeiro deles é que, aparentemente, a lava em questão é do tipo viscosa, ou seja, tem menos risco de afundar. A crosta, acima da lava, indica que ela estava relativamente “fria” devido ao contato com o ar. E por último e mais óbvio fator é que era um canal pequeno e o homem teve muita habilidade para percorrer o caminho rapidamente. Se fosse uma distância maior, talvez, ele não tivesse a mesma sorte.

Mas mesmo assim, o ato foi muito arriscado e não deve ser copiado por ninguém. “Você pode notar um pequeno flash próximo ao calçado dele no último passo. O calçado parece ter começado a entrar em combustão”, analisa Klemetti. “Além disso, é possível notar que o fluxo está emitindo muito calor, porque o homem vai para o lado rapidamente depois de correr. Acredite em mim, é difícil descrever quão quente é perto de um fluxo de lava ativo, mesmo pequeno”.

Aventura quente

Ele provavelmente escolheu essa rota por ser mover mais devagar e apresentar uma crosta escura sob ela. Levando em consideração o ponto em que se encontra, o fluxo de lava não é muito grande. O fluxo parece estar preso em um canal, cercado por lava já solidificada. E ele também se move rapidamente, assim, ele consegue chegar até o outro ponto, antes que o seu peso afunde no fluxo.

Mas caso ele tivesse pisado em uma parte irregular, ou mais fina, ele provavelmente ia ter a sola dos pés queimadas. No vídeo, vemos que o homem leva cinco ou seis passos sob a lava até chegar a parte sólida. Nesse momento, fica claro que a lava está muito quente, já que ele se move rapidamente para o lado para fugir de toda quentura.

E você, o que achou desse vídeo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

O homem que tocou saxofone com a cabeça aberta

Matéria anterior

A lua na verdade possui 8 fases. Você conhece todas elas?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.