Os chimpanzés são os primatas do gênero Pan, da família Hominidae. Há duas espécies do gênero conhecidas: os chimpanzés-comuns e os bonobos. Além do fato de serem nossos ancestrais, essas criaturas compartilham cerca de 99% de nosso DNA e têm comportamento muitas vezes bem parecido com os da nossa espécie. E como vários chimpanzés são criados por humanos nos zoológicos, vem a dúvida se eles podem ou não falar.
O fato é que eles tem características parecidas com a dos humanos, como bocas, línguas, cordas vocais e outros órgãos que são envolvidos na produção de sons. Mesmo assim, ninguém vê esses animais pronunciando palavras por aí.
Por mais que os chimpanzés convivam com humanos todos os dias em zoológicos, os biólogos não sabem se isso é visto por conta de uma limitação de hardware ou software. Contudo, para alguns especialistas, não existe limitação nenhuma e os animais podem sim pronunciar palavras nas línguas humanas. Pelo menos em teoria.
Chimpanzés criados por humanos
Então, para tentar achar uma respostas para essa discussão, pesquisadores do Real Instituto de Tecnologia da Suécia e da Universidade de Warwick em Coventry, na Inglaterra, analisaram três vídeos antigos de chimpanzés criados por humanos.
Em um dos vídeos é visto um chimpanzé jovem falando “mama”. Os pesquisadores fizeram a análise do áudio e viram que a forma com a qual os chimpanzés movem sua língua, dentes e lábios, além das características da vibração das cordas vocais é o mesmo, ou muito parecido, com a pronúncia feita por humanos.
Por conta disso é concluído que os animais tem condições anatômicas e fisiológicas para emitir fonemas como os humanos, mesmo não tendo uma capacidade para linguagem no cérebro.
Linguagem
Atualmente os linguistas consentem que o software da linguagem já vem instalado de fábrica no cérebro humano. E existem indícios sólidos que todas as mais de seis mil línguas do mundo todo tem uma mesma gramática subjacente básica, chamada pelo linguista Noam Chomsky de gramática universal.
No caso dos bebês, eles pronunciam suas primeiras palavras antes de andar de forma autônoma ou terem algum grau de coordenação motora. Além disso, toda criança aprende a falar com a mesma fluência na mesma época.
Nesse ponto é importante que, na escrita, sem base biológica, é uma habilidade aprendida e não onipresente. Por conta disso, se uma criança não for ensinada a escrever, ela não terá essa habilidade quando for adulta.
Por conta disso, mesmo que os chimpanzés consigam aprender a pronunciar algumas palavras para ganharem recompensas, eles não irão ser capazes de falar como é visto em filmes de ficção.
Fonte: Superinteressante