Você sabe o que significam as teclas do seu teclado? Descubra agora!

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      30/09/14 às 00h56

Cansado de não saber que diabos é "Caps Lock", "Shift" ou "Alt"? Pois bem, hoje suas dúvidas chegam ao fim! Pra te fazer entender melhor como funciona a lógica de seu teclado e de quebra do seu computador, mostraremos aqui o significado de cada tecla e também um pouco de sua origem histórica, já que o módulo de digitação dos modernos computadores na verdade é praticamente igual ao das máquinas de escrever.

Antes de explicar as teclas, cabe dizer o que é uma metakey, ou tecla meta: ela não tem função nenhuma sozinha, mas serve para, em conjunto com outras teclas, produzir efeitos diversos. Portanto, se há em torno de 84 teclas num teclado normal, utilizando uma metakey, como o Alt, Shift ou Ctrl, esse número é multiplicado por três.

Ctrl e Alt

Jovem-percussionista-e-maestro-baiano-Yuri-Azevedo-Crédito-Tatiana-Golsman1

 

Como explicado, são as metakeys mais básicas, que servem exclusivamente para comandos e, na máquina de escrever ou em formatação ascii, permitem uma extensa lista de símbolos e funções de texto e programação. Os nomes significam "Control" (Controlar) e "Alternate" (Alternar).

Shift

Tastatur_Erika_Nr_5_Fraktur

Significa "Transformar" e, apesar de ser usada como metakey, é também usada na digitação, funcionando como um Caps Lock temporário. Já existia desde as máquinas de escrever (essa nos cantos, embaixo), onde tinha a mesma função: alterar o jogo de letras maiúsculas e minúsculas da máquina.

Num Lock, Scroll Lock

Keyboard_keys_with_light

Assim como o Caps Lock, esses "Lock" significam "Trancar", ou seja, essas teclas servem para fixar o funcionamento dos número da parte direita do teclado (Num Lock, de "Number Lock"; number = número) e da "rodinha" (Scroll) do mouse.

Esc

Escape

"Escape", ou "Escapar", que é geralmente usado para sair de um site ou programa. Escapar é um termo bastante poético, não?

Caps Lock

1142008525_dbf6ebb0be

O famoso Caps Lock serve para travar as "Capitals", ou letras maiúsculas, funcionando como um Shift fixo.

TAB

147235-custom

A "Tabulator Key" ou "Tabulate", que significa "Tabular", que por sua vez é dispor informações uma abaixo da outra (como numa lista), algo que era bastante demorado para se fazer numa máquina de escrever e que foi considerado inovador ao ser integrado nos teclados de computador.

Enter/Return

enter key

Hoje em dia quase esquecido, o "Return" tinha esse nome (Retorno) porque tinha a mesma função que "bater" a máquina para mudar de linha, ou seja, servia para pular uma linha para baixo. O Enter, por sua vez, significa "Entrar", e é um "OK" para todas as situações.

 

Page Up/Down: Significa "Página para Cima/Baixo", e servia para quando os mouses ainda não tinha a "rodinha" de navegação.

Home/End: vai para o começo/final da linha de texto selecionada, e significam "lar" e "fim", respectivamente.

Insert: "inserir", substitui o que está digitando pelo que será digitado

Print Screen: "Imprimir Tela", que também funciona como "Transportar para o Print", já que esse é o nome do programa de edição de imagens do Windows

F1~F12: Os "F" vêm de "Function", que significa "Função".

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+