Você sabe qual a diferença entre Xampu e Condicionador?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      21/11/14 às 18h42

Tudo começou no ano de 1898 na cidade de Berlim quando o químico Hans Schwarzkopf abriu uma modesta farmácia chamada "The Dye, Drug and Perfumery Store", que além de vender medicamentos e produtos de beleza, continha uma pequena seção de perfumaria. Nesta época, Hans estava descontente e não gostava dos sabões caros e ásperos que eram utilizados para lavar os cabelos e resolveu criar, em 1903, seu primeiro produto: um xampu em pó que se dissolvia na água.

Foi uma verdadeira revolução no modo como se lavavam os cabelos e um verdadeiro sucesso entre as mulheres. Já a partir do ano seguinte ele começou a fornecer seu xampu, que continha o símbolo de uma silhueta masculina preta, batizado de "Black Head" (não por coincidência Schwarzkopf em alemão significa "cabeça preta"), para outras drogarias da cidade. Com isso, nos anos seguintes, devido à alta demanda por seus inovadores produtos, a empresa estabeleceu suas primeiras conexões internacionais na Holanda e Rússia.

xampu

Em 1927 o talentoso Hans inovou mais uma vez ao inventar o primeiro xampu líquido do mundo e também o condicionador de cabelos  . Na nossa cabeça cresce uma média de mais de cem mil fios de cabelos, e cada um deles vive por seis anos. Naturalmente, cuidados são necessários. E você sabe qual a diferença entre o Xampu e o Condicionador?

1 - Xampu

chuveiro-0905_652x408

O Xampu tem a finalidade de cuidar do cabelo e têm como objetivo remover a oleosidade do cabelo, sujeira além da pele morta do couro cabeludo que vai se acumulando no cabelo com o tempo. Por volta do século XVI, o "xampu" (obviamente não a fórmula que conhecemos agora) era utilizado como bebida energética ou tônico (mais tarde originando a expressão "tônico capilar") no sul da Bulgária. Os guerreiros que utilizavam o xampu como bebida acreditavam que ao ingeri-lo teriam seus reflexos dobrados e perderiam qualquer noção de piedade contra seus oponentes (não façam isso em casa).

2 - Condicionador

receitas-caseiras-de-condicionadores-de-cabelo

O condicionador de cabelo é usado após o uso do shampoo para equilibrar a acidez dos fios. É também usado para hidratar e condicionar a entrada de água no seu cabelo. Hoje os condicionadores tem funções variadas como devolver nutrientes ao cabelo, reforçar as proteínas capilares e renovar várias outras substâncias dos fios.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+