Entretenimento

YouTube começa a testar novo design na versão web e divide opiniões

0

Desenvolvedores estão testando um novo design do YouTube, modificando seu reprodutor de vídeos em computadores.

Esse visual renovado, atualmente em fase experimental, ficou disponível apenas para um grupo seleto de usuários.

Isso porque ele apresenta mudanças significativas em comparação com o layout atual da plataforma para desktop. Por isso, precisa de muitos testes de aprovação com diferentes grupos.

No entanto, o período experimental já gerou opiniões divergentes entre os usuários. Não apenas aqueles que testaram, mas quem julgou a nova formatação nos fóruns e sites de divulgação.

Nesse novo design do YouTube, o título do vídeo, informações do canal e a seção de comentários são movidos para o lado direito do reprodutor, substituindo as sugestões de vídeo que antes ocupavam esse espaço.

Isso resulta na concentração de vários recursos, incluindo alguns relacionados à acessibilidade, como transcrições de vídeo, em uma área mais compacta. Confira a captura de tela abaixo para mais detalhes:

Via Tudo Celular

Mudanças

Esse layout persiste mesmo quando o usuário ativa o modo teatro, que expande o reprodutor de vídeo para preencher toda a largura da tela.

Nesse caso, as informações do vídeo e a seção de comentários são simplesmente deslocadas para baixo, enquanto os vídeos recomendados permanecem à esquerda da página.

Vale lembrar que a empresa já estava mudando parte da experiência de assistir, especialmente para driblar os bloqueadores de anúncios.

Debates

No entanto, todas essas mudanças substanciais têm sido alvo de debate entre os usuários.

Enquanto alguns elogiam o novo design do Youtube, outros consideram que as alterações tiveram um impacto negativo na experiência da versão desktop.

Isso porque elas priorizam a recomendação e o engajamento com conteúdo em detrimento da interação dos usuários na seção de comentários. Esse elemento traz importância para a experiência dos internautas.

Afinal, a plataforma surgiu como uma rede social não apenas de postagem e upload, mas também de interações, respostas e debates in live.

Dessa forma, o novo modelo de exibição atrapalharia esse modo de comentário, mesmo em vídeos ao vivo, por exemplo, um segmento bastante popular do site.

Ainda é um teste

Em comunicado, nesta quinta-feira (11), o YouTube afirmou que o novo design é um teste limitado com o objetivo de facilitar a leitura de comentários enquanto os usuários assistem a vídeos no PC.

A documentação enfatiza que este é apenas um experimento e que o feedback dos usuários será crucial para determinar se a empresa irá adotar ou não o novo layout.

Ou seja, com as primeiras opiniões negativas, a empresa pode dar para trás e não implementar o novo design do Youtube para PC.

YouTube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que foi lançada em fevereiro de 2005 por três ex-funcionários do PayPal: Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim.

O conceito por trás do YouTube surgiu da necessidade de criar uma plataforma fácil e acessível para que as pessoas pudessem compartilhar vídeos online.

Os fundadores perceberam que naquela época (início dos anos 2000), era complicado e exigia recursos técnicos significativos para compartilhar vídeos na internet.

Via Easy Peasy

Assim, o YouTube foi criado para resolver esse problema, oferecendo aos usuários comuns uma maneira simples de fazer upload, compartilhar e assistir a vídeos pela web.

Como curiosidade, vale contar que o nome é uma junção das palavras “you” (você) e “tube” (tubo, uma referência aos antigos termos para televisão, como “tube” nos Estados Unidos e Canadá

Mesmo com essa intenção inicial, a plataforma ganhou proporções épicas, com números gigantes de acesso.

Inclusive, é uma das mais populares entre os brasileiros. Estatísticas recentes da Kantar Ibope Media revelam que, de janeiro a dezembro de 2023, o YouTube dominou o segmento em termos de audiência, com uma participação de 16,1% no consumo de vídeos.

Com esses números, superou até mesmo a TV paga. Enquanto isso, parte da audiência cresce com outros intuitos, como estudos, interação com fãs e lives de influenciadores.

Por isso, é importante acompanhar essas mudanças no design, e colher o feedback dos internautas antes de qualquer mudança.

 

Fonte: Tudo Celular

Imagens: Tudo Celular, Easy Peasy

Cientistas desenvolvem novo super-antibiótico eficaz contra bactérias multirresistentes

Artigo anterior

Piada na internet dá demissão? Jovem desabafa no TikTok e é desligada

Próximo artigo