A terra do sol nascente guarda vários mistérios e sempre foi um lugar curioso para nós do ocidente. A cultura japonesa se espalhou pelo mundo e ganhou cada vez mais adeptos, principalmente quando se trata de culinária. E se você quer realmente conhecer um lugar tem que provar a gastronomia local, onde a identidade daquele povo é traduzida em forma de comida.

O Japão é conhecido por sua culinária não muito convencional, ou pelo menos, para nós ocidentais. Se perguntarmos para algum japonês sobre alguns pratos, eles não verão nada de mais neles por mais exóticos que pareçam. Por mais que você se ache um mega aficionado na culinária japonesa, ainda pode se surpreender com alguns pratos e com alguns que, de tão raros que são, só podem ser encontrados em certas regiões que se tornam verdadeiras iguarias.

1 - Rãmen de enxofre preto

Que os rãmens, um tipo de macarrão, fazem o maior sucesso no Japão, não é novidade para ninguém. Mas as pessoas dessa ilha comem um tipo de macarrão que não vemos em outros lugares. O rãmen de enxofre preto, como o próprio nome já diz, é completamente preto. Pode parecer estranho para nós mas o prato é extremamente saboroso. E o Japão tem vários outros tipos de rãmen, como o ghost ramen por exemplo.

2 - Fugu

Esse prato é de matar, literalmente. Bom, se for preparado de maneira errada. Esse é o famoso prato de baiacu que é venenoso e que se preparado de maneira incorreta é venenoso. Para preparar essa iguaria os chefs treinam por três anos. Ele é um dos pratos mais caros e mais arriscados para se comer no Japão, mas a regulamentação para sua preparação do prato é tão regulada que é quase impossível ficar envenenado.

3 - Morango branco

Não só de pratos únicos vive o Japão. Você também pode encontrar frutas únicas, que podem ou não ser nativas da ilha. Algumas, inclusive, foram criadas por métodos agrícolas japoneses. Um exemplo é o morango branco que foi criado por um fazendeiro que depois de anos plantando morangos criou uma linhagem branca. Essas frutas são surpreendentemente valiosas.

4 - KitKat

Você pode estar pensando 'kitkat eu compro aqui na padaria da esquina', mas é claro que o Japão não teria um simples chocolate para ser apreciado. Você possivelmente já ouviu falar que os doces japoneses têm uns sabores peculiares, alguns deles até bem famosos como a versão de chá verde do kitkat. Mas eles não pararam por aí e têm também o kitkat pimenta vermelha. Um chocolate picante para os amantes do tempero.

5 - Mentaiko

Esse prato também é conhecido como Tarako e como alguns pratos japoneses também podem ser considerado estranho. Ele é um saco salgado de ovas de bacalhau e, normalmente, vem coberto com uma fina membrana.

6 - Nankotsu

Olhando assim o prato parece comum para nós ocidentais e até lembra aquela porção de frango pedida nos restaurantes. Mas o Nankotsu não é bem essa porção. Tecnicamente ele é sim frango, mas não a carne. O prato é feito das cartilagens do frango. Claramente é estranho para nós que não estamos acostumados, mas parece que o gosto não é dos piores.

7 - Suppon

Essa iguaria surpreende algumas pessoas. Ela é feito normalmente com uma tartaruga de casco mole e é, segundo arqueólogos, consumida pelos japoneses desde 1.500 a.C. O suppon pode ser comido em uma nabe (panela quente), suimono (sopa) ou zosui (risoto japonês).

8 -Shikasashi

Talvez esse seja um prato semelhante entre o ocidente e o oriente pela carne com que o prato é feito, a carne de cervo que nós chamamos de veado. Mas como a maioria das coisas, as pessoas da terra do sol nascente têm um jeito diferente de comê-lo. O Shikasashi é a carne de veado crua. Ele é um dos tipos mais interessantes de sashimis que pode ser comprado no Japão e é incrivelmente raro.

9 - Uvas do mar

A aparência pode lembrar o famoso caviar, mas essas uvas do mar são totalmente diferentes. Elas são feitas de uma planta do mar, o que as deixa mais ou menos gostosos que as ovas de peixe, dependendo do paladar da pessoa. Elas são consideradas iguarias no Japão e são conhecidas por, quando comidas, deixarem um final salgado e fresco na boca. E elas são especialidade da ilha de Okinawa.

10 - Akebi

Essa fruta estranha tem seu exterior roxo e por dentro quase se parece com uma banana, mas não tem gosto de fruta. O sabor se parece mais com o gosto de um vegetal. A planta é nativa das ilhas.

Publicado em: 09/08/18 16h05