• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 razões para acabarmos com as armas nucleares hoje mesmo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/08/19 às 17h13

Desde 1945, a humanidade ainda sofre um estresse pós-traumático, após a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Foi o primeiro contato dos homens com as armas nucleares. Até aquele momento, nós nunca tínhamos visto um tipo de arma com tamanho poder. E elas têm o poder de destruir o mundo inteiro com apenas um gesto: apertar um botão.

Nos livrarmos delas é um assunto delicado. E muitas pessoas sentem a necessidade de nos as extinguirmos por causa do medo. É certo que elas podem ter mais contras do que pros, como por exemplo matar milhões de pessoas inocentes, além de serem prejudiciais ao meio ambiente e custarem milhões para os seus contribuintes. Mostramos aqui mais algumas razões pelas quais deveríamos nos livrar das armas nucleares agora mesmo.

1 - Difíceis de controlar

Além de serem difíceis de controlar, elas são imperfeitas. E essa imperfeição em armas de destruição são uma combinação mortal. Já aconteceram vários acidentes com armas nucleares. Por exemplo, um em novembro de 1950 em Quebec, no Canadá. No ocorrido, um avião B-50 ejetou uma bomba Mark 4 a cerca de 480 quilômetros à nordeste de Montreal. E em 1956, na Grã-Bretanha, um bombardeio B-47 caiu em uma fábrica de armas.

2 - Dispendioso

Armas nucleares custam muito dinheiro. E olhando o custo de armas nucleares, seria necessário analisar todos os fatores que influenciam a criação de uma. Pegando a quantia que a Coreia do Norte gastou, foram incríveis três bilhões de dólares. E é acreditado que Kim Jong Un tem 60 armas nucleares. E segundo o livro de Stephen Schwarts, Atomic Audit, os Estados Unidos gastaram cinco trilhões de dólares, desde 1941, em armas nucleares.

3 - Vítimas

É claro que um dos fatores a se considerar, para acabar com as armas nucleares, são as vítimas. Porque, além do alvo que ela pretenda atingir, a arma nuclear pode tirar a vida de muitas pessoas inocentes. Segundo um estudo, os Estados Unidos teriam mais mortes causadas pelas armas nucleares em suas mãos, do que o resto da Segunda Guerra Mundial. Em Hiroshima, tiveram 135 mil mortes e, em Nagasaki, 64 mil.

4 - Ruins para o planeta

As bombas nucleares não são apenas uma grande explosão e pronto. Isso, na verdade, está o mais longe da verdade possível. Depois de uma explosão nuclear, a radiação e as erupções causam danos que são insuperáveis para a atmosfera e para o ecossistema. Então, a explosão em si é a menor das preocupações de uma bomba.

5 - Violação de tratados

Um tratado de proliferação foi feito para que a disseminação de armas nucleares fosse impedida e para que seu uso fosse apenas de forma pacífica. Até o momento, 191 países assinaram esse tratado e um deles é um Estado detentor de armas nucleares. Além disso, o tratado cria salvaguardas para a Agência Internacional de Energia Atômica.

6 - Usaremos novamente

É ingênuo pensar que se ainda tivermos essas armas, não as usaremos novamente. Ou então, que elas não serão usadas por acaso, seja pela falta de comunicação ou por um acidente. Um exemplo disso foi o acordo, criado no final da Guerra Fira, chamado de Termo de Destruição Mútua Assegurada. Este nada mais é do que um acordo entre União Soviética e EUA, prevenindo uma guerra nuclear com a ameaça de cometer uma.

7 - Fim da fome

Já foi dito que as armas nucleares custam bastante dinheiro. E é claro que essa quantia exorbitante de dinheiro poderia ser usada para fins melhores, como por exemplo, acabar com a fome do mundo. Ou então, garantir que as crianças tenham uma educação melhor.

8 - Riscos à saúde

As armas nucleares não prejudicam somente as pessoas em que elas são usadas. Elas também fazem mal àqueles que trabalham em suas fábricas, as construindo. Os próprios trabalhadores são propensos a ter doenças e infecções.

9 - Prevenir o terrorismo

Se o poder de uma arma nuclear for colocado em mãos erradas, isso pode causar uma catástrofe nuclear. Já aconteceram relatos de roubos de armas nucleares. Em 2007, seis ogivas, de 150 toneladas, desapareceram. E entre os anos 1970 e 1980, um traficante de armas roubou armas nucleares e ainda as tentou vender no mercado negro.

10 - Gerações futuras

Um motivo bastante espacial é construir um futuro melhor para os nossos filhos. Se nos livrarmos das armas nucleares desde já, teremos um futuro muito melhor para os nossos filhos e gerações futuras.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+