• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

12 imagens que mostram o assustador presídio onde ficou Fidel Castro

POR Toni Nascimento    EM História      13/03/19 às 19h44

Você já ouviu falar do Presídio Modelo? A prisão fica localizada na Ilha da Juventude, em Cuba. Hoje ele já não está mais na ativa, uma vez que foi inutilizado há muitos anos. O prédio foi tombado como um dos "Monumentos Nacionais de Cuba", e hoje, suas instalações compõem um museu que guarda um pouco da história do país.

O local já foi o lar de muitos presos, durante muitas décadas. Ele foi construído durante a década de 1920, recebendo desde então milhares de presos, todos eles sem privacidade frente aos olhos furiosos dos guardas. O local ficou famoso por manter Fidel Castro preso.

O local é muito famoso, como também temido, por ser o único na América Latina que usa o sistema panóptico, ou seja, um formato de prisão circular que facilita a vigilância dos detentos. Esse modelo foi concebido pelo jurista inglês Jeremy Bentham, no final do século 18.

O nome "panóptico" vem do personagem da mitologia grega Argos Panoptes, um gigante que, por ter cem olhos, era um excelente vigia. Quer conhecer um pouco mais desse lugar cubano assombroso? A Fatos Desconhecidos te mostra nessas imagens.

#1

O Presidio Modelo ficava em Cuba e foi construído com a intenção de abrigar milhares de presos.

#2

Hoje, a prisão é o lar de muitos grafites antiamericanistas. Quando funcionava, todos que eram condenados a mais de 180 dias de prisão iam para lá.

#3

O Presídio Modelo foi fechado pelo governo em 1967.

#4

O Presídio Modelo foi construído na década de 1920 e era composto por quatro torres de prisão circulares e diversos edifícios da administração.

#5

O Presídio Modelo foi a "casa" de Fidel Castro e de seu irmão, Raul, por um tempo. Eles foram condenados pelo ataque em Moncada Barracks (que deu início à Revolução Cubana). Nos anos 1960, a prisão ficou superlotada, levando a diversos motins e também a muitos casos de greves de fome.

#6

Como dito no início do texto, a prisão tem uma arquitetura chamada de panóptico, que proporciona uma melhor visão para os guardas.

#7

Toda a prisão pode ser observada da torre central. A ideia é fazer com que os detentos não tenham ideia de quais momentos estão sendo vigiados, e em quais momentos não estão sendo observados.

#8

O Presídio Modelo foi construído durante o regime de Gerardo Machado. A arquitetura do local é também uma réplica do Centro Correcional Stateville, no estado de Illinois, nos Estados Unidos.

#9

Nessa imagem, conseguimos observar uma cadeira de barbeiro que foi usada na prisão enquanto ela estava ativa.

#10

O local abrigava até 5 mil presos, sendo que continha um hospital com dois pavilhões.

#11

Em 1953, a tomada do Quartel Moncada, liderada por Raul Castro, culminou em sua prisão, juntamente com seu irmão e mais 20 guerrilheiros. Todos eles ficaram lá por dois anos.

#12

Hoje, o Presídio Modelo funciona como um museu e monumento nacional de Cuba. Já o antigo edifício que funcionava como central administrativa, foi transformado em escola e local de pesquisa. Assim como a maioria dos prédios abandonados, o Presídio Modelo consegue deixar qualquer um absolutamente intrigado. A impressão que fica é de que todas aquelas paredes e aqueles muros guardam muitas histórias e lembranças difíceis.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ficou um pouco assustado com o local, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   BBC     Wikipédia     Buzznick  
Imagens The Bubble
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+