História

12 imagens que mostram o assustador presídio onde ficou Fidel Castro

0

Você já ouviu falar do Presídio Modelo? A prisão fica localizada na Ilha da Juventude, em Cuba. Hoje ele já não está mais na ativa, uma vez que foi inutilizado há muitos anos. O prédio foi tombado como um dos “Monumentos Nacionais de Cuba”, e hoje, suas instalações compõem um museu que guarda um pouco da história do país.

O local já foi o lar de muitos presos, durante muitas décadas. Ele foi construído durante a década de 1920, recebendo desde então milhares de presos, todos eles sem privacidade frente aos olhos furiosos dos guardas. O local ficou famoso por manter Fidel Castro preso.

O local é muito famoso, como também temido, por ser o único na América Latina que usa o sistema panóptico, ou seja, um formato de prisão circular que facilita a vigilância dos detentos. Esse modelo foi concebido pelo jurista inglês Jeremy Bentham, no final do século 18.

O nome “panóptico” vem do personagem da mitologia grega Argos Panoptes, um gigante que, por ter cem olhos, era um excelente vigia. Quer conhecer um pouco mais desse lugar cubano assombroso? A Fatos Desconhecidos te mostra nessas imagens.

#1

O Presidio Modelo ficava em Cuba e foi construído com a intenção de abrigar milhares de presos.

#2

Hoje, a prisão é o lar de muitos grafites antiamericanistas. Quando funcionava, todos que eram condenados a mais de 180 dias de prisão iam para lá.

#3

O Presídio Modelo foi fechado pelo governo em 1967.

#4

O Presídio Modelo foi construído na década de 1920 e era composto por quatro torres de prisão circulares e diversos edifícios da administração.

#5

O Presídio Modelo foi a “casa” de Fidel Castro e de seu irmão, Raul, por um tempo. Eles foram condenados pelo ataque em Moncada Barracks (que deu início à Revolução Cubana). Nos anos 1960, a prisão ficou superlotada, levando a diversos motins e também a muitos casos de greves de fome.

#6

Como dito no início do texto, a prisão tem uma arquitetura chamada de panóptico, que proporciona uma melhor visão para os guardas.

#7

Toda a prisão pode ser observada da torre central. A ideia é fazer com que os detentos não tenham ideia de quais momentos estão sendo vigiados, e em quais momentos não estão sendo observados.

#8

O Presídio Modelo foi construído durante o regime de Gerardo Machado. A arquitetura do local é também uma réplica do Centro Correcional Stateville, no estado de Illinois, nos Estados Unidos.

#9

Nessa imagem, conseguimos observar uma cadeira de barbeiro que foi usada na prisão enquanto ela estava ativa.

#10

O local abrigava até 5 mil presos, sendo que continha um hospital com dois pavilhões.

#11

Em 1953, a tomada do Quartel Moncada, liderada por Raul Castro, culminou em sua prisão, juntamente com seu irmão e mais 20 guerrilheiros. Todos eles ficaram lá por dois anos.

#12

Hoje, o Presídio Modelo funciona como um museu e monumento nacional de Cuba. Já o antigo edifício que funcionava como central administrativa, foi transformado em escola e local de pesquisa. Assim como a maioria dos prédios abandonados, o Presídio Modelo consegue deixar qualquer um absolutamente intrigado. A impressão que fica é de que todas aquelas paredes e aqueles muros guardam muitas histórias e lembranças difíceis.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ficou um pouco assustado com o local, aquele abraço.

Aparentemente, cientistas russos conseguiram criar ”viagens no tempo”

Matéria anterior

Cientistas conseguiram dar visão infravermelha para ratos

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.