Pode até parecer que não existam, mas os moradores de rua estão em praticamente todas as cidades brasileiras e quem sabe, do mundo. A população em situação de rua, que são pessoas com diferentes realidades e que não tem habitação convencional regular, é uma realidade dura, que muitas pessoas fingem que não existe.

Infelizmente, essa condição reflete um grande problema de exclusão social e o pior de tudo é que os números só aumentam. Estudos apontam que no Brasil, entre os anos de 2007 e 2008, existiam cerca de 31.922 indivíduos que tinham as ruas como casa. O número pode ser muito maior, já que muitas cidades grandes não participaram da pesquisa e é justamente nessas cidades que podem ter um maior número de habitantes sem um teto para morar.

A pesquisa ainda indicar que as cidades que mais tem pessoas nessas condições são: Rio de Janeiro, com 4.585, Salvador, com 3.289, Curitiba, com 2.776 e por aí vai. Existem vários programas para ajudar esses tipos de pessoas, mas infelizmente eles não conseguem atender todas essas pessoas.

Câmeras e moradores de rua

Além de alertar sobre esse grande problema social, essa matéria tem intuito de trazer dois trabalhos muito interessantes envolvendo os moradores de rua. O primeiro projeto aconteceu em Londres, onde uma organização chamada Café Art, ofereceu 100 câmeras para moradores de ruas londrinos. Os que recebiam câmeras deveriam tirar fotos do seu dia-a-dia para mostrarem o que passam todos os dias e depois disso, as melhores fotos fariam parte de um calendário. O dinheiro arrecadado com o calendário foi reinvestido na organização.

O segundo projeto foi na Carolina do Sul, Estados Unidos, também forma dadas 100 câmeras para desabrigados tirarem fotos do que passavam todos os dias. Um pastor da região foi atrás de abrigos para oferecer essas câmeras e para incentivar que eles retornassem com as fotos, foi feito uma festa no dia marcado para a devolução. Cerca de metade das câmeras descartáveis foram devolvidas e essas são as fotos.

As primeiras 5 fotos são dos moradores de Londres e resto são dos moradores dos Estados Unidos.

Um homem carregando sua casa

trajes de banho 03

Publicidade
continue a leitura

Festival das Cores, Olympic Park

trajes de banho 04

Bota no meio da rua

trajes de banho 05

O melhor amigo de um morador de rua

trajes de banho

As primeiras fotos desajeitadas dos moradores

01

Publicidade
continue a leitura

Um dos cenários mais vistos por eles

02

Felicidade em pequenos momentos

03

Lembranças de um casamento da família

04

A foto de uma igreja

Publicidade
continue a leitura

05

A foto de um abrigo para moradores sem-teto

06

Um velho senhor de rua se aventurando com um celular

07

As condições precárias da grande maioria dos moradores de rua

08

E aí, o que achou dessas fotos? Já tinha pensado como seria o dia-a-dia de uma pessoa que não tem casa? Comenta aí.

Publicado em: 27/07/16 13h06