O movimento anti tabagismo tem como objetivo se opor ao fumo. Junto de diversas organizações que geralmente visam a proteção da saúde pública dos não fumadores e de evitar o fumo do tabaco.

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. Tal substância pode ser encontrada em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular do tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipo de câncer.

É considerado dependente do tabaco pessoas que fumal regularmente, não conseguem ficar sem, se fica sem, experimenta sintomas relacionados a uma crise de abstinência. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), o tabagismo é “uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina”. É encontrado sob o código F17.2.

O tabagismo é um assunto tão sério que é considerado a principal causa de morte evitável do mundo, matando 6 milhões de pessoas por ano. Isso equivale a uma morte a cada 6 segundos. No Brasil, são mais de 200 mil mortes por ano, em média, creditadas ao uso regular do cigarro.

O principal motivo que leva ao vício é um componente que não vem da combustão, mas sim na folha do tabaco, a nicotina, que é altamente viciante. Um estudo da Universidade de Massachusetts mostra que, graças a ela, o primeiro cigarro já tem o poder de viciar alguns indivíduos. Levando isso em consideração nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 12 propagandas anti tabagismo mais incríveis. Confira:

1 – A fumaça que sai do escapamento do carro é grosseira, o mesmo vale para as nuvens carregadas de carcinógeno que saem da boca de um fumante

2 – Dentes de cigarro

Publicidade
continue a leitura

3 - Cemitério

4 - "Fumar não é só suicídio. É assassinato"

5 – Fumar causa envelhecimento prematuro

6 - "Cigarros fumam pessoas"

Publicidade
continue a leitura

7 - Leito de morte

8 - Um cigarro na verdade é assim?

9 - Assim é o pulmão de um fumante

Publicidade
continue a leitura

10 - "Baixando câncer"

11 - Espingarda

12 - Caixão

anti tabagismo

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Publicado em: 06/02/18 14h26