• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fatos terríveis sobre terremotos

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      28/03/19 às 19h48

Terremotos ocorrem em vários lugares do mundo todos os anos. Alguns, de proporções massivas, acabam chamando atenção da mídia, devidos aos grandes estragos que eles acabam causando. Enquanto outros, sequer são sentidos. A não ser pelos sensíveis aparelhos que os cientistas utilizam para estudá-los.

Embora muitos considerem que o solo em que pisamos seja algo estável e sólido, a verdade é que por debaixo dos nossos pés, a Terra está em constante mudança. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas curiosidades e fatos incríveis sobre os terremotos que vocês podem não saber. Confira!

Os terremotos

1 -  Nos últimos 15 anos, a Terra se tornou mais sismologicamente ativa. Isso de acordo com a Stephen Gao, geofísico da University of Technology do Missouri, nos Estados Unidos.

2 - A cidade de São Francisco está se movendo em direção à Los Angeles. A cada ano, elas se aproximam cerca de 5 cm. Em alguns milhões de anos, elas devem se encontrar.

3 - Existe uma crença de que março é o mês dos terremotos. O que não é bem verdade. Porém, em 28 de março de 1964, um terremoto de 9,2 na escala Richter ocorreu no Alasca. Ele é considerado um dos maiores da história.

4 - Ocorrem, em média, cerca de 500 mil terremotos anualmente no mundo. Isso, de acordo com sensíveis dispositivos que costumam captar essas alterações sismológicas. Aproximadamente 100 mil dessas ocorrências não chegam a ser sentidas e apenas 100 costumam chegar a causar algum dano.

5 - Cerca de 10 mil terremotos já aconteceram no sul da Califórnia, nos EUA. Entretanto, a grande maioria deles não foi sentida pela população.

6 - Tremores secundários costumam ser ocasionados pelo Sol e pela Lua. Não é nenhuma novidade para os cientistas que ambos provocam marés na crosta do planeta, uma versão menor das marés oceânicas. Pesquisadores agora argumentam que o Sol e a Lua estimulam tremores mais profundos.

7 - Depois de um terremoto que ocorreu no Chile, em 2010, a cidade de Concepción se moveu cerca de 3 metros para o oeste. Este mesmo terremoto, segundo os cientistas, pode ter mudado a velocidade de rotação da Terra, reduzindo ligeiramente a duração do dia em nosso planeta.

8 - Contrário do que acreditam alguns, não existe clima propício para terremotos. Estes fenômenos se originam no subsolo profundo e o clima sobre a superfície, ou a pressão atmosférica, não tem poder para causá-los. Mudanças na pressão barométrica são ínfimas se comparadas com as forças na crosta terrestre.

9 - Devido a um terremoto na Indonésia em 2004, que originou um terrível tsunami, a Terra se tornou menos convexa. O movimento catastrófico ocasionou uma ligeira redução no arco, tornando o planeta mais redondo.

10 - O Anel de Fogo do Pacífico é a região mais geologicamente ativa do planeta. A área abrange o Oceano Pacífico, chegando à costa da América do Norte e do Sul, Japão, China e Rússia.

11 - A produção de petróleo pode causar pequenos terremotos. Durante a retirada desses sedimentos, ocorrem mini eventos sísmicos, uma vez que ao serem retirados, algo deve preencher seu lugar. Entretanto, tais eventos são tão leves que não sentimos aqui na superfície.

12 - O maior terremoto que já ocorreu foi no Chile em 22 de dezembro de 1960, e marcou 9,5 pontos na escala Richter.

13 - Sismólogos estudaram um terremoto massivo de 2004, que ocasionou um tsunami no Oceano Índico, e concluíram que esse mesmo terremoto teve impacto em regiões super distantes de onde ele se originou.

14 - Um terremoto no Chile, em 1960, sacudiu a Terra inteira em questão de dias. Esse evento foi registrado por estacões sismológicas do mundo todo.

15 - O terremoto mais mortal do mundo ocorreu em 23 de janeiro de 1556, na província de Shanxi, na China. Estima-se que aproximadamente 8.800 pessoas tenham morrido em decorrência do evento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+