5 coisas incríveis que o corpo humano faz todos os dias

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      31/08/15 às 19h42

Quer ver uma máquina completa, controlada pelo computador mais complexo conhecido pelo homem? Olhe para o espelho. Isso mesmo: o corpo humano é incrível. O cérebro pode processar milhões de bits de dados em um piscar de olhos; o coração pode bombear uma quantidade absurda de sangue e o ácido do estômago poderia muito bem dissolver metal.

Existem alguns fatos incríveis que tornam o corpo humano ainda mais interessante quando você pára para pensar. Quer um exemplo? Dar a luz. Existe coisa mais incrível e perfeita? Pois saiba que o corpo humano, até em suas minúcias, é capaz de outras coisas igualmente admiráveis. Algumas acontecem tão rápido que você nem percebe, ou simplesmente não pensa no assunto.

O corpo humano é tão complexo que só estamos começando a entendê-lo por completo, e ainda há muito caminho a percorrer. Muito ainda precisa ser descoberto, e estamos chegando lá. Enquanto isto, veja cinco coisas incríveis que o corpo humano é capaz, mas você nunca parou para pensar.

Combater doenças

Ozzy

O mundo é um lugar velho e imundo e estamos em constante contato com trilhões de micróbios a cada novo dia. Na verdade, há mais bactérias agora na sua boca do que pessoas no planeta. Claro, nem todos os germes são ruins, mas alguns podem te fazer muito mal. Felizmente, o corpo humano está armado até os dentes com métodos para prevenir doenças.

Provavelmente os mais famosos são as células brancas do corpo.  Elas são capazes de ingerir micróbios nocivos antes que eles possam ter a chance de fazer algum mal ao corpo. Os linfócitos são um tipo especializado de glóbulo branco que constantemente aprendem sobre micróbios específicos quando entram em contato com eles, de forma a combatê-los ainda mais eficientemente no caso de um novo ataque. Os próprios sintomas que você sente são um aviso do seu organismo de que algo está errado, e que é hora de procurar uma ajuda. Viu como somos protegidos?

Ficar de pé

De pe

Pode parecer tão simples quanto cair, mas manter o corpo de pé é muito mais complicado do que você imagina. Só para ficar sobre ambos os pés é preciso o uso de mais de 300 músculos que estão constantemente fazendo ajustes apenas para manter o corpo na posição vertical. Mesmo quando os soldados da rainha estão em posição de sentido, eles não estão realmente imóveis.

As alterações são necessárias para que o corpo mantenha o equilíbrio. Seu peso está constantemente mudando de uma perna para a outra e diferentes músculos estão contraindo e relaxando. Não se admire por ficar tão cansado só por permanecer de pé - é um trabalho realmente árduo. E, por mais incrível que pareça, o dedão do pé é um dos maiores responsáveis por manter essa atividade ainda mais simples, uma vez que ele é o responsável por manter o equilíbrio e dar proporção para a frente quando andamos.

Te dar superpoderes

Thor

Se alguém te pedir para levantar um carro, você na hora vai pensar que é impossível.  Se seu filho estiver sob este mesmo carro, no entanto, de repente você vai se sentir apto a realizar a tarefa, não é? Este é o poder da adrenalina. Em uma situação de estresse, seu corpo vai ser inundado por este hormônio. Isso fará com que sua respiração acelere e seu coração bata freneticamente, aumentando o nível de oxigênio no sangue e dando aos seus músculos uma súbita força sobre-humana.

Você também pode experimentar a visão do túnel, em que você se concentra tanto no que está diretamente a sua frente que seus reflexos vão se tornar super afiados. Coloque tudo isto junto e você se torna um verdadeiro super-herói, ainda que por alguns minutos. E isto não acontece sempre simplesmente porque nossos músculos não aguentariam esta situação extrema por muito tempo.

Ignorar coisas

Ignorar

De repente você está muito consciente da língua na sua boca, ou da roupa em sua pele e a sua respiração. Chato, né? Acontece todo mundo, em especial se alguém te mandar. Preste atenção na sua respiração. Viu? Isto serve para mostrar como o cérebro está sempre ignorando sinais de distração que não servem para muita coisa. Com isto, é possível que a gente se foque em uma única coisa de cada vez, sem a necessidade de processar uma infinidade de coisas em segundo plano.

Por exemplo, quando você está em uma festa super barulhenta, seu cérebro não irá processar todas as conversas ao seu redor, apenas naquela que você quiser, ou no que você está fazendo. Isto não apenas é útil no dia a dia, como também serve como alerta. O cérebro é capaz de ignorar tudo, mas não a dor, uma vez que ela é uma espécie de aviso, e o cérebro não pode simplesmente ignorar isto. Mais uma vez, a dor é um sinal que algo está errado, e você precisa agir para impedir algo pior, ainda que o corpo humano faça seu melhor para protegê-lo.

Regenerar

Wolverine

Você não precisa ser o Wolverine para conseguir regenerar. Bom, certamente não poderá fazer tão rápido como o herói, mas ainda será capaz de regenerar, já que o corpo tem a incrível capacidade de substituir todas as partes de si mesmo em um constante ciclo. Você começa uma nova pele a cada mês, o que significa que o ser humano pode chegar a ter 1000 peles diferentes ao longo de toda a vida. Até o fígado é completamente substituído de tempos em tempos, ainda que 75% dele seja completamente eliminado.  O revestimento que cobre o estômago é substituído a cada cinco minutos.

Tudo isto faz que o corpo humano seja completamente subsistido a cada 7 anos, o que permite que uma pessoa ao fim da vida possa ter "passado" por 11 corpos ou mais. Obviamente isto não acontece durante a noite e de repente. Você não vai dormir e acordar com um fígado completamente novo. O corpo humano está constantemente substituindo suas células em um contínuo, e muitas vezes lento, ciclo de renovação.

Fonte: What Culture

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+