Curiosidades

5 formas de acabar com a dor nas costas

0

Quem nunca sofreu com uma dor nas costas em algum momento da vida? Essas dores na coluna são uma das coisas que as pessoas mais se queixam. Até porque, sua incidência tem aumentado muito nos últimos anos, isso por ela não ter uma seletividade. Essa dor pode ser sentida em todas as faixas etárias e pode ser causada por uma infinidades de coisas, como por exemplo, lesões, má postura, sedentarismo e sobrepeso.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Não é necessário dizer o quanto a dor na coluna é incapacitante e desconfortável”, disse Victor Caponi Borba, especialista em coluna da Clínica COTE.

De acordo com ele, esse é um dos principais motivos das queixas que ele escuta no seu consultório. E por conta de a coluna ser uma estrutura central do corpo e ter funções muito importantes, como sustentar todo o peso corporal e proteger a medula espinhal, se ela tiver problemas, isso pode afetar bastante o bem-estar da pessoa.

Justamente por isso que para tentar evitar possíveis problemas é bem importante que as pessoas prestem atenção na sua postura ao longo do dia e comecem a tomar medidas preventivas para que a coluna fique sempre saudável. “Pequenas mudanças no dia a dia podem contribuir para a saúde da coluna”, ressaltou Victor.

Sem dor nas costas

1 – Colchão de qualidade

CDR

Assim como com outras coisas relacionadas à saúde, uma noite bem dormida pode melhorar muita coisa. E no caso das dores nas costas não é diferente. Até porque, o colchão onde se dorme pode ser o grande causador dessas dores.

Isso acontece porque às vezes o colchão é de uma qualidade não muito boa, ou então ele já está bem velho e faz com que a pessoa durma em uma posição ruim, ou até ele já não tem mais aquela capacidade de sustentar o peso do seu dono da maneira certa.

2 – Não carregar objetos pesados

Saúde minuto

Com certeza a maior parte das pessoas já viu em algum momento da vida aquelas ilustrações de como carregar algo pesado da forma certa. No entanto, carregar alguma carga pesada, seja como for, pode não ser recomendável. Até porque quando a pessoa levanta essa carga com suas mãos, ela soma o seu próprio peso ao peso da carga, o que faz com que por alguns momentos ela fique mais pesada.

Por isso que existe a maneira certa de pegar uma carga para que esse peso extra seja distribuído proporcionalmente. Contudo, a maioria das pessoas não levantam dessa forma e fazem com que a região da lombar fique em uma posição que não é natural para ela.

E o momento mais grave disso tudo é quando a pessoa está voltando para cima. Isso porque a coluna não consegue articular sua capacidade de suportar o peso. Como consequência disso vêm as lesões. Por conta disso, para evitar a dor o recomendado é usar empilhadeiras ou um carrinho de carga.

3 – Fazer exercícios físicos

Marcio Atalla

Todos sabem que os exercícios físicos fazem bem para a saúde, mas as pessoas sempre se surpreendem com a quantidade de coisas em que ele pode ajudar a prevenir, como por exemplo, a dor nas costas. Isso acontece porque o sedentarismo também é uma causa para esse problema. Logo, é fundamental que a pessoa fortaleça sua musculatura.

No entanto, as pessoas têm que ter o cuidado para não fazerem os exercícios de forma errada, porque isso pode causar dor. Além disso, se os movimentos de flexão e rotações da coluna forem feitos de maneira incorreta eles podem gerar novas lesões ou então potencializar aquelas que a pessoa já tem.

4 – Não entortar o pescoço usando eletrônicos

iSotck

É impossível imaginar a vida sem o celular. Mas seu uso, assim como o de outros eletrônicos, como laptops ou tablets, pode ser um fator que ajuda a provocar dores na coluna. Isso acontece por conta da posição que a maior parte das pessoas fica quando estão mexendo nesses dispositivos, ou seja , com o pescoço para baixo.

Se uma pessoa fica muito tempo nessa posição isso pode acabar causando dores e lesões.

5 – Boa postura

UOL

Essa pode ser a dica mais óbvia, mas muitas pessoas esquecem dela ou acabam não prestando atenção. Por isso é importante sempre tentar estar na posição certa para sua coluna. Até porque, dobrar-se em uma posição qualquer aumenta a pressão intradiscal de duas a três vezes.

Fonte: Metrópoles

Imagens: CRD, Saúde minuto, Marcio Atalla, iStock, UOL

Em Goiás, o túmulo do serial killer Lázaro Barbosa é violado

Artigo anterior

Os cachorros de Chernobyl são geneticamente diferentes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido