Ciência e Tecnologia

6 celulares usados que compensam comprar em 2023

0

Um celular usado pode ser uma excelente opção para quem busca economia sem abrir mão de uma boa experiência.

Existem alguns modelos que, mesmo sendo usados, ainda proporcionam um desempenho excelente. Mas será que vale a pena comprar um celular usado?

Já adiantamos que sim, vale a pena considerar a compra de um celular usado, especialmente se você deseja economizar dinheiro.

Muitas vezes, é possível encontrar aparelhos de qualidade por um preço bem mais acessível do que os modelos novos.

Quanto ao iPhone, até quanto tempo após o lançamento ele ainda vale a pena?

Os iPhones costumam manter um bom desempenho e receber atualizações de software por vários anos após o lançamento. Isso significa que mesmo um iPhone usado ainda pode ser uma boa opção até alguns anos após o seu lançamento.

Selecionamos uma lista de seis celulares usados que podem ser comprados sem medo em 2023. Esses modelos oferecem uma boa longevidade, atualizações de software e durabilidade.

No entanto, é importante lembrar que, ao adquirir produtos usados, é essencial tomar precauções e garantir a procedência e o estado do dispositivo.

Antes de comprar, é aconselhável ficar atento aos preços, pois, em algumas situações, pode ser mais vantajoso investir em um aparelho novo com preço similar ao do usado.

Aqui estão os smartphones que você pode considerar comprar usados sem preocupações:

6 modelos de celular usado que vale a pena comprar

1. Samsung Galaxy S22

Via CanalTech

Se você está considerando a opção de comprar um celular usado, qualquer modelo da linha Galaxy S22 é uma escolha sólida.

No entanto, é recomendável ser um pouco mais cauteloso ao optar pelo modelo base devido à questão da bateria. O Galaxy S22 Plus e o Galaxy S22 Ultra são opções mais seguras, pois possuem capacidades de carga mais elevadas.

É importante mencionar que ainda é possível encontrar os três modelos novos, com preços cada vez mais atrativos.

Mesmo assim, é válido pesquisar e comparar preços entre unidades novas e usadas antes de tomar sua decisão. Se você decidir por um Galaxy S22, Galaxy S22 Plus ou Galaxy S22 Ultra de segunda mão, não se arrependerá.

2. iPhone 13

Via CanalTech

Adquirir um iPhone usado pode ser uma boa ideia, especialmente porque os modelos da Apple geralmente possuem desempenho sólido.

Na linha iPhone 13, apenas o modelo Mini pode não ser a melhor opção de compra usada, devido à sua bateria de menor capacidade, que pode comprometer o tempo de uso.

Os outros três modelos podem ser procurados sem receio, desde que você leve em consideração as dicas para comprar um iPhone usado. O iPhone 13 e o 13 Pro têm baterias menores, mas oferecem preços mais acessíveis.

Já sobre o iPhone 13 Pro Max pode ser mais interessante comparar preços com o novo iPhone 14 Pro Max ou até mesmo com o iPhone 12 Pro Max usado.

Dependendo dos valores, você pode optar por investir um pouco mais ou economizar.

3. iPhone 12

Via CanalTech

A linha iPhone 12 também é uma opção que vale a pena, seguindo as mesmas dicas fornecidas para o iPhone 13.

A diferença entre uma geração e outra foi relativamente pequena, semelhante à transição do iPhone 13 para o iPhone 14.

Pessoalmente, recomendamos mais o iPhone 12, 12 Pro e iPhone 12 Pro Max em vez de seus sucessores, mesmo quando considerados modelos usados.

No entanto, é importante levar em conta que essa geração de 2020 pode ter sido usada por um período mais longo.

Portanto, é necessário considerar a diferença de desempenho em relação a um iPhone 13 similar antes de optar pelo modelo mais antigo.

De qualquer forma, a partir do iPhone 12 em diante, você estará com um dos melhores dispositivos da Apple disponíveis atualmente.

4. Samsung Galaxy S21 Plus ou Ultra

Via CanalTech

Dentro da linha Galaxy S21, atualmente, recomendamos os modelos Galaxy S21 Plus 5G ou Galaxy S21 Ultra. O modelo padrão, o Galaxy S21, pode apresentar problemas relacionados à bateria, tornando a compra um pouco mais arriscada.

Devido ao desgaste natural da bateria ao longo do tempo, é possível que o aparelho já usado por um período prolongado tenha uma redução significativa no tempo de uso.

No entanto, com o Galaxy S21 Plus e o S21 Ultra, a situação é diferente, pois ambos possuem uma capacidade de carga melhor.

Mesmo após aproximadamente dois anos de uso, esses modelos ainda devem ser capazes de fornecer pelo menos um dia inteiro de uso.

Nesse caso, você pode optar pelo Galaxy S21 Plus, que geralmente é mais acessível, ou pelo S21 Ultra, que possui um conjunto de câmeras mais avançado.

5. Samsung Galaxy S21 FE

Via CanalTech

O Galaxy S21 FE é uma excelente opção para quem busca um celular usado intermediário.

O preço do modelo recondicionado em lojas online pode ser mais vantajoso do que o de muitos intermediários novos, e ainda oferece um desempenho superior, especialmente em relação à tela, processamento e câmeras.

Enquanto o Galaxy S21 FE novo pode ser encontrado por volta de R$ 2.000, é possível encontrar unidades usadas em sites de venda de celulares por cerca de R$ 1.350.

Essa diferença de valor é excelente, considerando o que esse modelo oferece, e dependendo das condições do aparelho representa uma economia que realmente vale a pena.

6. Motorola Edge 30 Pro ou Ultra

Via CanalTech

Se você está interessado em um celular da Motorola, os modelos mais recomendados para comprar sem medo são o Edge 30 Pro e o Motorola Edge 30 Ultra.

Ambos possuem um excelente hardware que garantirá um bom desempenho por muitos anos, além de baterias com boa duração.

É importante, no entanto, ficar atento às atualizações de software. O Edge 30 Pro já recebeu o Android 13 e, provavelmente, terá atualização para o 14, mas ficará limitado a alguns pacotes de segurança após isso.

Enquanto isso, o Edge 30 Ultra ainda receberá três novas versões do sistema operacional: Android 13, 14 e 15, além de um ano extra de pacotes de segurança. Esse fator pode ser relevante na hora de tomar sua decisão de compra.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, CanalTech, CanalTech, CanalTech, CanalTech, CanalTech

Gravidade varia conforme lugar do mundo. Veja onde ela mais muda

Artigo anterior

Céu de seis estados brasileiros é iluminado por meteoro

Próximo artigo