A maioria das crenças religiosas ao redor do mundo prega uma separação exata entre o bem e mal, assim como lugares específicos onde esses lados opostos habitam. Muitas religiões pregam também que, dependendo dos seus atos na Terra, você pode ser direcionado – depois da morte – ou para um lugar muito, muito bom, ou para um lugar muito, muito ruim, onde o sofrimento é eterno.
E o Cristianismo é uma dessas crenças. Segundo a tradição cristã, o indivíduo que segue os mandamentos divinos e levado para o ‘Céu’ após a morte física, onde a felicidade e a perfeição reinam. Entretanto, caso a pessoa pratique atos de maldade e desobediência quando em vida, o Inferno – um lugar de dor e tortura – tem um lugar reservado para sua alma. Fogo, demônios horrendos, formas indescritíveis de tortura e sofrimento seriam o destino dos “ímpios”.
Por essa e por outras, o Céu e o Inferno (sobretudo o Inferno) sempre mexeram com o imaginário humano, fazendo com que este buscasse uma representação compreensível desses lugares, como pinturas e desenhos. Você vai ver agora 6 ilustrações que retratam o Inferno que vão te dar arrepios.
1. Caldeirões e demônios
Esta pintura (de autoria desconhecida) é da escola portuguesa da primeira metade do século XVI, e mostra demônios de aparências horrendas torturando humanos em caldeirões ferventes e ferramentas.
2. Devorando almas
Esta pintura (Giudizio Universale (Inferno) século XIII)é de autoria do pintor italiano Coppo di Marcovaldo, e é uma visão inspirada por Dante Alighieri, provavelmente, para a descrição de algumas cenas do inferno.
3. O último julgamento
O Juízo Final (The last judgment) é uma pintura do artista renascentista Fra Angelico. Foi encomendado pela Ordem Camaldolese para o recém-eleito abade, o erudito humanista Ambrogio Traversari. A pintura que retrata as torturas do Inferno é datada do século XIV, e foi originalmente situada na igreja de Santa Maria degli Angeli estando agora no museu de San Marco, em Florença.
4. Dor e tortura
Esta pintura é o detalhe do painel da lateral direita de O Juízo Final (Das Jüngste Gericht, c. 1467-1472), de Hans Memling (c. 1430-1494), e retrata de forma angustiante as torturas que as almas pecadoras supostamente sofrem no Inferno.
5. O Inferno de Dante
Integrante da obra de Dante, A Divina Comédia, a pintura Dante e Virgilio no Inferno (do artistas francês Boughereau) conseguiu passar toda a angústia e agonia do Inferno.
6. Condenação eterna
Um afresco da capela de Notre Dame des Fontaines mostra o maldito expedidos para o inferno. A pintura se chama “O Juízo Final” por Giovanni Canavesio, e retrata as almas sendo punidas e devoradas por demônios.