6 religiões criadas nos últimos 500 anos

POR A redação    EM História      26/08/15 às 17h08

A maioria da população do mundo pratica alguma forma de religião. Três religiões, em particular - os cristãos (31,5%), muçulmanos (23,2%) e hindus (15%) - tem, esmagadoramente, as crenças mais comuns e reconhecidas.

A maioria de nós está familiarizado as religiões mais influentes. Seja na escola, no trabalho e na televisão, nós temos um pouco de conhecimento das muitas outras religiões que estão presentes no mundo em torno de nós.

Muitas religiões novas surgiram nos últimos 500 anos. O Ultra Curioso separou 5 delas para que você as conheça. Confira:

Candomblé

2

É uma religião bastante difundida na América Latina, principalmente no Brasil. Estima-se que existam 2 milhões de membros dessa religião. Ela foi criada oficialmente no século 19 na cidade de Salvador, Bahia onde o primeiro templo dedicado ao Candomblé foi construído.

Seu desenvolvimento começou em 1549, quando as crenças tradicionais africanas de Bantu, Ioruba e os povos Fon misturaram sua mitologia, rituais e linguagem com se misturaram com elementos católicos romanos surgindo o Candomblé, que significa "dança em honra dos deuses."

Umbanda

3

Umbanda combina as crenças dos indígenas e dos africanos que vieram como escravos para a América Latina. Ela foi formalmente praticada já no final do século 19, mas é geralmente reconhecida sua origem no início do século 20.

Umbanda tem muitos ramos, mas existem algumas crenças comuns entre todas as seitas. Um dos princípios mais centrais é a crença monoteísta em um singular e supremo Deus, Olodumare, juntamente com a existência de divindades conhecidas Orixas, bem como a crença da reencarnação.

Tenrikyo

4

Com uma estimativa de dois milhões de seguidores em todo o mundo, Tenrikyo é uma das religiões mais populares e que mais cresceram no Japão. Criado por Miki Nakayama, uma mulher japonesa no século 19, é baseada na religião xintoísta ainda amplamente praticada, embora tenha muito em comum com religiões monoteístas ocidentais.

Wicca

5

Devido à sua estrutura descentralizada e tradições secretas, a Wicca é uma religião incompreendida. Ele foi fundada oficialmente na Inglaterra na primeira metade do século 20 e foi apresentado ao público em 1950, no meio das obras de Gerald Gardner. No livro "The Meaning of Witchcraft", ele explicou que os wiccanos seguem estritamente a linhagem iniciática de Gardner.

Wicca é normalmente considerada como uma religião duoteísta, adorando tanto uma Deusa e um Deus. A maioria das celebrações Wicca estão centradas em torno das fases da Lua para esta Deusa, e celebrações do Sol para o Deus. Ao contrário da crença popular, a magia não é um componente necessário mas é amplamente praticada.

Universalismo Unitário

6

Universalismo unitário é único dessa lista em que os seus seguidores realizar uma ampla gama de crenças religiosas. Oficialmente criada em 1961, a religião é o resultado da consolidação da Associação Americana Unitária, fundada em 1825, e a Igreja Universalista da América, fundada em 1866. Existem 221.000 membros.

A Fé Bahá"í

7

Focado na unidade de todas as pessoas de todas as religiões, a Fé Bahá'í nasceu na Pérsia no século 19 e fundada por Bahá'u'lláh. Seus valores fundamentais enfatizam a importância da diversidade e do papel que este desempenha no valor das diferenças da humanidade.

Além disso, a história das religiões é vista como um desdobramento de uma série de mensageiros que atendam às necessidades das pessoas que eles estavam destinados a orientar, incluindo os profetas Abraão, Moisés, Jesus e Maomé, assim como outras figuras como Krishna e Buda.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+