• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 benefícios de ter um gato em casa

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      22/03/19 às 19h02

Desde as antigas civilizações até os dias atuais, os felinos estiveram ao lado dos seres humanos. Eles basicamente acompanharam toda nossa evolução como sociedade. Além de belos e misteriosos, este animais são extremamente higiênicos e inteligentes. Ter um gato em sua casa pode ajudar com problemas relacionados a estresse e ansiedade e questões ligadas à solidão.

Muitas pessoas aparentam ter um certo preconceito com estes mamíferos de quatro patas. Mas talvez isso seja um pouco devido a sua independência, por vezes confundida com apatia. Pensando nisso, hoje, a redação da Fatos Desconhecidos preparou uma lista com alguns dos benefícios de se ter um gato em casa. Confira!

1 - Eles vão te ajudar a superar

Perder alguém que amamos é uma das coisas mais terríveis e dolorosas e uma das melhores maneiras de enfrentarmos isso é ter um animal de estimação. Ter um gato pode te ajudar a superar isso mais facilmente, além de aliviar os sintomas físicos como a dor e o choro. Os gatos servem como um apoio social em tempos difíceis.

Pessoas em luto relataram conversar com seus animais de estimação para tentar entender seus sentimentos, uma vez que, ás vezes, é melhor falar com um animal, que não irá lhe responder e não irá lhe julgar.

2 - Eles podem te ajudar a encontrar sua alma gêmea

Caso você seja uma pessoa solteira e não consiga arranjar um encontro, adote um gato. Uma pesquisa britânica descobriu que 82% das mulheres são mais atraídas por homens que gostam de animais. Outro dado apontado pela pesquisa é que 90% das mulheres solteiras acreditam que homens que possuem gatos são "mais legais". Mas lembre-se, adotar um gato é para vida toda, não só até você conseguir uma namorada.

3 - Donos de gatos são inteligentes

Uma pesquisa da Universidade de Bristol, de 2010, descobriu que pessoas que possuíam gatos eram mais propensas a ter diplomas universitários do que pessoas que possuíam cães. Outra pesquisa, realizada em 2014 nos Estados Unidos, e que entrevistou 600 estudantes universitários, descobriu que donos de gatos também eram mais inteligentes.

Mas não é necessariamente o fato de ter um gato que torna essas pessoas inteligentes. Segundo os pesquisadores, por serem mais independentes que os cães e pelas pessoas inteligentes tenderem a trabalhar por mais horas, os gatos seriam a melhor opção.

4 - Você terá um coração mais saudável

Qualquer animal de estimação que você tiver, será bom para o seu coração. No entanto, os gatos, em particular, diminuem seu nível de estresse. Muito provavelmente porque eles não exigem tanto esforço quanto os cães - e diminuem a ansiedade em nossas vidas. Acariciá-los tem um efeito calmante muito positivo.

Um estudo, em um período de 10 anos, revelou que pessoas que eram donas de gatos tinham 30% menos chances de morrer de ataques cardíacos do que aqueles que não tinham gatos.

5 - Eles sanam sua necessidade de companhia

Dizer que os cães são mais companheiros e que os gatos são completamente apáticos é um verdadeiro mito. Na verdade, os gatos são ótimas companhias, tanto quanto os cachorros. Um estudo austríaco, realizado em 2003, descobriu que ter um gato em casa é como ter um parceiro romântico. Além de iniciarem o contato na maior parte do tempo, toda bondade ofertada a eles será percebida e eles costumam devolvê-la.

6 - Você dormirá melhor

Estudos e pesquisas realizadas no Reino Unido mostraram que algumas pessoas preferiam dormir com seus gatos do que com seus parceiros (especialmente as mulheres) ou outros seres humanos. Um estudo mais recente do Centro de Medicina do Sono, da Mayo Clinic, indicou que 41% das pessoas disseram dormir melhor por causa de seus animais de estimação. Enquanto outros 20% revelaram terem se sentido incomodados.

7 - Ter um gato pode ajudar com as alergias

Em 2002, os Institutos Nacionais de Saúde divulgaram um estudo em que eles descobriram que as crianças menores de um ano de idade que foram expostas à convivência com um gato tinham menor probabilidade de desenvolver alergias. E não somente alergias à animais de estimação.

"Alta exposição a animais cedo na vida parece proteger contra não apenas a alergia a animais mas também outros tipos de alergias comuns, como alergia a ácaros, ambrosia e grama", disse Marshall Plaut, chefe da seção de mecanismos alérgicos do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+