• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas aparentemente modernas que são mais velhas do se imagina

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      20/04/18 às 13h16

Todos os dias a tecnologia surpreende as pessoas com novos produtos, dando assim mais praticidade na vida das pessoas. Algumas coisas modernas são tão geniais que ficamos nos perguntando como a ideia de fazer aquilo surgiu.

Mas segundo Mark Twain, "não existem novas ideias. Nós simplesmente pegamos coisas antigas e colocamos sobre novos conceitos". Mesmo que você não concorde com essa afirmação, existem muitas tecnologias moderas que são apenas versões "atualizadas" de criações do passado. E para mostrar isso nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 coisas consideradas moderas que são mais antigas do que você imagina. Confira:

1 - Videogames

O conhecimento popular é que o Pong foi o primeiro videojogo lucrativo da história. Mas a verdade a verdade é que esse tipo de jogo já fazia a alegria das pessoas muito antes do lançamento do Pong em 1972. Em 1958, William Higinbotham trabalhava no Brookhaven National Laboratory, criando uma simulação para calcular trajetórias de mísseis. Assim surgiu o Tennis for Two.

2 - Telefones celulares

A "primeira" chamada de celular foi feita em 1946. Muito antes dos smartphones, uma equipe da Bell Labs já teria disponibilizado um serviço de telefonia sem fio a 100 cidades. Como era algo novo, naturalmente era algo caro, por isso estava longe de ser uma coisa popular. Mas havia uma opção um pouco mais viável em 1922. Embora este dispositivo fosse rotulado de "telefone sem fio", não era o que poderíamos considerar hoje um telefone celular. Era uma espécie de rádio que era usado para enviar mensagens.

3 - Sutiãs

O primeiro sutiã foi patenteado em 1914. Acredita-se que Mary Phelps criou a roupa de baixo como forma de ter apoio sem usar espartilho. Sua invenção era dois lenços costurados e amarrados em seu pescoço. Não era muito confortável, mas quando comparados aos espartilhos da época, era muito mais leve e menos restritivo.

Porém, uma descoberta recente mostra que a invenção do sutiã aconteceu em 1400. Uma equipe de estudiosos teria desenterrado um cofre de roupas antigas no Castelo Lengberg, localizado no Tirol, na Áustria. Dentro havia 2.700 fragmentos de tecido. Entre eles, sapatos, camisas e alguns exemplos de sutiãs medievais.

4 - Cigarro eletrônico

A História de Heródoto, um livro do século V a.C, relata que os antigos atiravam sementes de cânhamo em pedras quentes para vaporizá-las. Essa forma primitiva não seria usada hoje em dia. Mas o primeiro cigarro eletrônico foi inventando em 1500.

5 - Impressão 3D

A impressão 3D abriu uma  gama de possibilidades em indústrias. Mas apesar de só fazer sucesso agora ela já existe a mais de 30 anos. Em 1981, um instituto de pesquisa japonês teria criado o primeiro protótipo funcional de impressora 3D. Ela usou fotopolímeros para criar objetos sólidos.

6 - Carros elétricos

Carros elétricos são visto como sinônimos de modernidade, mas já existem a mais de 150 anos. Em meados de 1800, vários inventores estavam criando carros elétricos em pequena escala. O primeiro carro elétrico que foi bem-sucedido a veicular nos Estados Unidos foi em 1890. Mas muitos problemas rondavam os carros elétricos. As fontes ficavam confinadas às cidades, não podendo ser utilizado para fazer um viagem, por exemplo.

7 - Mídias Sociais

modernas

Em meados 1970, em Berkeley, um grupo de amigos decidiram criar um "sistema comunitário de boletins informativos". Eles utilizaram computadores mainframe entre ligados, criando assim uma comunidade. Era bastante lento, mas as pessoas podiam utilizá-lo pra compartilhar informações, bastante parecido com as redes sociais de hoje.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+