A Uber foi fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick, com o objetivo inicial de ser um serviço parecido com um taxi de luxo. No caso, a empresa ofereceria carros como Mercedes e Escakade, na cidade de São Francisco. Em 2010, o aplicativo foi lançado e foi um dos pioneiros no conceito apresentado.
Hoje em dia, é quase impossível se imaginar sem esse serviço. E o conceito deu tão certo que várias outras empresas parecidas surgiram com o passar do tempo. Mas independente do nome, ou até mesmo antes da Uber surgir, as pessoas têm um hábito que não deixou de acontecer: esquecer coisas dentro do carro.
Quem nunca deixou a carteira, o celular, a mochila ou um guarda-chuva no carro? Isso acontece com praticamente todo mundo. Mas esses objetos são coisas normais de se esquecer. Agora imagine alguém esquecendo caviar, uma fatia de pizza ou até mesmo uma dentadura dentro do Uber.
Pode ser uma coisa difícil de se imaginar. Por conta disso, a Uber divulgou na última sexta-feira a sexta edição da “Uber Lost & Found Index”. Esse é o levantamento anual da empresa de itens esquecidos pelos seus passageiros. A lista de achados e perdidos divulgada é referente às viagens realizadas em 2021.
Objetos esquecidos
Claro que dentre os objetos mais deixados nos carros estão carteiras, telefones e chaves. Colocamos aqui o top 10 dos objetos mais deixados no Uber nos Estados Unidos.
1 – Celular/ câmera
2 – Carteira
3 – Chaves
4 – Mochila/ bolsa
5 – Fone de ouvido
6 – Óculos
7 – Roupas
8 – Cigarro eletrônico
9 – Joias
10 – Documentos de identidade
Mais inusitados
Saber quais são os objetos mais deixados dentro dos carros é interessante, mas é ainda mais interessante saber quais são as coisas mais inusitadas que já foram encontradas dentre de um Uber.
Por isso, a Uber também divulgou quais foram os itens mais inusitados. Dentre eles estão: um avental do Boba Fett (de Star Wars); um cortador de grama; um ukulele da Billie Eilish (que custa módicos R$3.100); uma placa de funcionário do mês; um capacete do Darth Vader (será que era o mesmo dono do avental?); uma pintura do Kung Fu Panda; uma tartaruga e uma antiga bengala com uma espada dentro.
Além dos objetos mais esquecidos e os mais estranhos encontrados, a empresa também analisou quais eram as cidades com o maior número de esquecimentos. Essa é uma análise proporcional que leva em conta o número de objetos esquecidos com relação à população de cada município.
Pelo segundo ano consecutivo, a campeã foi Austin, capital do Texas, nos Estados unidos. O segundo lugar ficou com Charlotte, na Carolina do Norte, e em terceiro lugar está Houston, também no Texas.
Pico em cada dia
O curioso é que, de acordo com o levantamento, cada dia da semana tem um tipo de objeto que é mais esquecido no Uber.
Na segunda-feira, as pessoas são mais propensas a esquecerem óculos, carregadores e cartões.
Nas terças-feiras, os itens mais propensos a serem deixados são itens infantis, como assentos de carro, chupetas, leite e carrinhos de bebê
Quarta-feira as pessoas esquecem mais passaportes e livros dentro do Uber.
Nas quintas-feiras, mais mantimentos e laptops são esquecidos.
No famoso “sextou”, as pessoas esquecem mais dinheiro e pochetes dentro do Uber.
No sábado, roupas, identidades e chaves são os objetos que as pessoas mais esquecem.
E aos domingos, as pessoas são mais propensas a esquecer telefones, carteiras, joias e maquiagem.
Brasil
Claro que esquecer coisas dentro do Uber não é uma exclusividade dos norte-americanos. No nosso país, os objetos campeões são os mesmos desde a primeira edição da lista, em 2016. O top três é formado por carteira, celulares e mochilas.
Além deles, entre os itens mais esquecidos estão caixinhas de som, garrafas d’água, livros e sacolas de mercado. Também são objetos bem comuns de serem esquecidos, discos de vinil e copo Stanley.
No Brasil, a cidade com o maior número de esquecimentos é Brasília. O top 10 de cidades onde mais se esquece coisas no Uber no país é:
1 – Brasília (DF)
2 – Florianópolis (SC)
3 – São Luís (MA)
4 – Vitória (ES)
5 – Goiânia (GO)
6 – Belo Horizonte (MG)
7 – Santos (SP)
8 – Curitiba (PR)
9 – Recife (PE)
10 – São Paulo (SP)
Fonte: Superinteressante, Uber
Imagens: Diário do nordeste, Food and wine, Uber, Blog do iPhone