Ciência e Tecnologia

Chuva de estrelas que está chegando poderá ser vista de todo o mundo

0

Chuva de estrelas, chuva de meteoros ou mesmo chuva de estrelas cadentes é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu. Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Mas vem cá, qual foi a última chuva de meteoros que você viu? Caso faça muito tempo, temos uma notícia boa para você.

Muitos eventos desses só podem ser vistos de lugares específicos, mas esse poderá ser contemplado por todo o mundo. O pesquisador Fernando Roig, da ON (Observatório Nacional), diz que o fenômeno chamado Líridas acontece porque a Terra vai atravessar a órbita de algum cometa que é cheio de fragmentos. Esses mesmos estilhaços se transformam em meteoros e formam a chuva de estrelas. A gente mostra mais detalhes desse evento para vocês.

Chuva de meteoros Líridas

A chuva de meteoros vai acontecer entre os dias 16 a 25 de abril, ou seja, você já pode apreciar essa maravilha nos próximos dias. O fenômeno poderá ser avistado pelo Brasil inteiro, mas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

As Líridas, também conhecidas como ‘estrelas de abril’, tem um fluxo de entrada na atmosfera entre 10 a 20 meteoros por hora, mas pode chegar a 100 caso seja mais intensa. O evento tem esse nome devido a região na qual a chuva pode à Terra, que fica na constelação Lyra.

Representa algum risco para o nosso planeta? Felizmente não, caro leitor. Essa chuva de meteoros não apresenta risco algum por que a maioria dos fragmentos são tão pequenas que se esfarelam antes de chegarem à superfície terrestre.

Aqui no Brasil, o pico da chuva de meteoros será no dia 23 de abril, no amanhecer e no horizonte norte, perto da estrela brilhante Vega. A melhor forma de observar o fenômeno é a olho nu e em algum lugar que tenha pouca iluminação, como na fazenda, por exemplo.

E aí, preparado para ver estrelas caindo do céu? Comente!

14 pessoas que definitivamente não tem vergonha nenhuma

Artigo anterior

7 coisas aparentemente modernas que são mais velhas do se imagina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido