• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que nunca foram explicadas direito

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      21/09/18 às 16h39

Se tivéssemos que definir o planeta Terra em uma sentença, precisaríamos pegar aquela aclamada frase de Tom Jobim e trocar a palavra "Brasil" por "mundo". A frase é "o Brasil não é para amadores", e mas a verdade é que nenhuma parte do mundo é para amadores". O verso é a síntese perfeita da humanidade. Não apenas pelas questões socioculturais, políticas e ideológicas. Ela é a definição certa do globo pelo número de coisas insólitas que acontecem por aqui. Devido ao instinto de sobrevivência e curiosidade do ser humano, nós desvendamos um punhado de questões em aberto.

Mas definitivamente, o mundo não é para amadores. Mesmo que, contra todas as expectativas tenhamos conseguido solucionar milhares de mistérios, muitos outros ainda pairam no ar. Arrisco dizer que a cada solução que adquirimos, faz surgir  o dobro de perguntas, como se as questões sem respostas do mundo fossem o dragão mitológico Hidra de Lerna. Além das dúvidas sobre o universo, como as que envolvem buracos negros e extraterrestres, existem muitas questões em aberto também aqui em terra firme. Curiosos como somos, juntamos 7 coisas que nunca foram explicadas direito e ainda são um mistério.

1 - O guarda-chuva

Quando o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado em 1963, enquanto circulava em seu automóvel presidencial, todas as câmeras do perímetro foram analisadas incansavelmente para identificar o assassino. Além de conseguirem a prova concreta contra o homicida, perceberam um elemento que nunca foi identificado. Um homem segurava um guarda-chuva, opondo-se ao sol forte e claro que fazia naquele dia. As filmagens mostram que assim que o veículo presidencial se aproxima do homem, ele levanta o guarda-chuca e o abre. Enquanto a limusine diminuía e JFK era baleado, ele gira o guarda-chuva no sentido horário. Após o assassinato, ele se senta na calçada e depois vai embora rumo ao Texas School Book Depository.

Muitas teorias da conspiração foram escritas a partir desse elemento contido neste episódio histórico. Um comitê foi aberto para estudar aquela figura nas filmagens, porém, nenhuma resposta satisfatória foi encontrada. A teoria mais aceita é de que o homem com guarda-chuva estava tentando avisar ao motorista da limousine sobre os atiradores, explicando o porquê o carro diminuiu a velocidade antes de John F. Kennedy ser alvejado com os tiros.

2 - Apollo 11 e as fitas perdidas

Em 21 de julho de 1969, 600 milhões de pessoas assistiam a transmissão ao vivo de Neil Armstrong e Buzz Aldrin andando na Lua, direto de suas casas na TV aberta. Apesar das imagens serem um pouco ruins e o som possuir muitos ruídos devido a tecnologia limitada da época, alguns anos depois seria muito fácil fazer uma conversão de vídeo para que fosse possível revisitar essas filmagens com um nível bem maior de qualidade. Porém, a NASA não foi muita apta a colaborar, uma vez que perdeu 700 caixas de fitas de dados magnéticas, incluindo as gravações originais.

Aqui, o mistério reside no fato de uma agência governamental do tamanho da NASA conseguir, simplesmente, perder fitas de tamanha importância. A maioria dos teóricos da conspiração afirmam que essa perda é conveniente, salientando ainda mais a teoria de que o homem realmente nunca foi à lua. E aí, o homem realmente chegou a pisar na lua?

3 - Misrah Ghar il-Kbir

Misrah Ghar il-Kbir é um sitio pré-histórico localizado no sul da Europa, situada no centro do Mar Mediterrâneo. Um dos maiores mistérios da humanidade está localizado nesse local. Várias trilhas foram feitas no solo, esculpidas na rocha. Em geral, a maioria dos arqueólogos presume que o local foi desenvolvido por volta do ano 2000 a.C., quando novos colonos foram para Malta. Porém isso não é certo e também não está claro como as faixas foram formadas ou por qual propósito.

4 - Cratera da Terra de Wilkes

A Terra de Wilkes fica no leste da Antártida. Em 1962, um homem propôs que uma gigantesca cratera de impacto está localizada abaixo da camada de gelo da Terra Wilkes. Alguns estudos décadas mais tarde apontaram que a cratera realmente existe e que foi formada há cerca de 250 milhões de anos. A anomalia é centralizada dentro de uma estrutura anelar maior que fica visível com imagens de radar. Muitos estudos indicam que ela é uma consequências da maior destruição e massa e extinção de espécies que aconteceu no planeta Terra, porém, não existe comprovação exata. De onde surgiu essa cratera de fato?

5 - Anomalia do Mar Báltico

Em 19 de junho de 2011, uma equipe de mergulho sediada na Suécia encontrou uma anomalia estranha no Mar Báltico. O objeto grande no fundo do oceano se assemelha muito a uma nave espacial, mais exatamente às que vemos em filmes. Muitos a compararam a Millennium Falcon, de Star Wars. Depois de alguns estudos, foi identificado que o objeto não reconhecido não era de metal, e sim mais parecido com uma rocha. A história foi meio que sendo embaçada, mas no fim das contas muitos cientistas rotularam o objeto como um aglomerado de rochas ou um depósito de sedimentos. Porém a localização da Anomalia do Mar Báltico é secreta e, em 2012, foi relatado pela mesma equipe que a encontrou que uma série de exercícios militares dos EUA e da Rússia foram realizados perto dela. Ou seja, apesar de tentarem explicar essa anomalia, não conseguiram colocar um fim satisfatório a esse mistério, deixando-o praticamente em aberto.

6 - Mapa de Vinland

Um dos mistérios da humanidade envolve documentos que comprovariam que os Vikings chegaram a América cerca de 500 anos antes de Colombo. Escritos irlandeses afirmam que Leif Ericson estabeleceu um assentamento viking na América do Norte chamado Vinland por volta do ano 1000. Na década de 1950, encontraram um mapa Vinland. Ele trazia informações exclusivas sobre a exploração nórdica na América. Além de mostrar a África, a Ásia e a Europa. Porém muitos duvidam da autenticidade do documento. Alguns estudos feitos no final dos anos 1960, anunciaram que uma análise química do mapa mostrava ingredientes de tinta do século XX. Mais especificamente, um pigmento sintético usado desde a década de 1920, entretanto, o mesmo ingrediente tem sido notificado em vários manuscritos medievais.

7 - Onda de calor norte americana em 2012

Em 2012, mais de 7.000 registros de alta temperatura foram detectados na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Em junho daquele ano, foram registrados 22 mortes por causa do calor e cerca de 3,7 milhões de pessoas perderam a energia por vários dias seguidos como consequência. Em agosto, as mortes mais do que triplicaram, indo para 100 falecimentos devido ao calor. Além das mortes, a seca também prejudicou as plantações nos países e fez com que muitas calotas de gelo na Groenlândia derretessem em algum momento.

Vocês devem estar pensando que isso é uma consequência do aquecimento global, porém aí reside o mistério. Apesar de com certeza ser uma consequência do aquecimento global, os estudos climáticos não apontavam uma evento similar tão forte. Isso fica mais evidente quando notamos que, apesar do calor extremo não esperado, alguns estados dos Estados Unidos estavam debaixo de frio e neve. Muitos conspiratórios disseram que aquilo era o começo da profecia maia, de 2012. Apesar de não ter acontecido o fim apocalíptico, ainda não se tem explicação para aquele acontecimento.

E aí, curtiu essas coisas sem explicação? Conhece outras? Sabe as respostas? Comenta aqui com a gente então e compartilha essa lista nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   LV  
Imagens ART Y
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+