• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que surpreendentemente estão relacionadas

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      12/12/18 às 15h28

O mundo é grande demais, com elementos demais. Com tantas coisas assim, às vezes parece que alguns elementos estão completamente distantes de outros. Ainda assim, existem mais elementos relacionados do que você supõe. Minha explicação está um pouco confusa? Deixa eu tentar te explicar.

Vamos pegar dois elementos distintos: telégrafo e tristeza. Apesar de inicialmente não parecerem interligados, é possível sim os relacionar em algum ponto. Um exemplo é o caso de Samuel Morse. O inventor estava em uma longa viagem, e demorou para receber a mensagem que contava que sua esposa estava doente. Após 3 dias, ela morreu. Ele recebeu as mensagens tarde demais, e não pode se despedir. Consequentemente, ele inventou o telégrafo - conceito básico de envio de mensagem através de eletricidade - sete anos depois.

Agora você conseguiu me entender? Então segura na minha mão, que eu vou te apresentar 7 coisas que surpreendentemente estão relacionadas.

1 - Vikings e publicidade

A publicidade foi criada no final do século 19 e desenvolvida - e muito bem - ao longo do século 20. Ainda assim, um viking pode ter sido o primeiro a aplicar uma técnica de marketing. Eric Red, o descobridor da Groenlândia, também descobriu que podia atrair muitas pessoas se tivesse um nome certo para isso. Para atrair colonizadores, ele chamou a área que descobriu de "Área Verde". Funcionou naquela época, e ainda funciona hoje.

2 - Sol e espirros

Alguns cientistas afirmam que, a cada quatro pessoas, uma espirra quando está exposta ao brilho do sol. Por incrível que pareça, isso é um traço genético. A retina se irrita com a luz, e causa uma série de espirros - de um a dez. Esse tipo de reflexo - o espirro - também pode acontecer quando os indivídeuos veem uma agulha ou quando terminaram de comer e estão cheias. Se você for uma dessas pessoas, saiba que não é o único.

3 - Impressoras e impressões digitais

Você acha que apenas os seres humanos são únicos? Saiba que a maioria das impressoras possuem sua própria impressão digital. Existe um padrão único em como elas imprimem os textos.  Eles codificam informações sobre o número de série do dispositivo, a data e a hora da impressão. Isso é uma medida feita para evitar falsificações, e podem auxiliar em investigações de vazamentos de informação.

4 - Medalhas olímpicas e obras de arte

Dificilmente, conseguimos associar arte e olimpíadas. Mas por incrível que pareça, no passado não era tão difícil assim. Em meados do século XX, de 1912 a 1948, existia a competição de artes olímpicas. Pierre de Coubertin, um dos idealizadores das Olimpíadas Modernas, tinha esse desejo de unir o esporte e as artes.

5 - Pombos e câncer

Alguns cientistas dos Estados Unidos ensinaram pombos a reconhecer células malignas. Para fazer isso, eles usaram uma vantagem significativa da ave sobre o assistente de laboratório: a percepção de cor aprimorada. Ele era exposto a uma imagem microscópica do tecido com câncer, e a uma outra normal. No treinamento, ele ganhava comida se respondia corretamente. Consequentemente, eles aprenderam a diferença. Então conseguiram identificar um tecido com câncer rapidamente.

6 - Pinturas e armas nuclear

As armas atômicas foram as responsáveis por trazer ao mundo uma grande quantidade de isótopos, sendo o estrôncio-90 e o césio-137. O que pouca gente sabe é que qualquer pintura a óleo, após 1945, possui quantidades mínimas desses elementos. Isso porque as matérias primas usadas na fabricação de tintas, absorveram tais elementos do solo.

7 - Captcha e livros antigos

O Captcha, além de um conjunto vago de caracteres que protege os sites contra spam, usa palavras, incluindo digitalização de livros e jornais antigos, que um computador não consegue reconhecer. Apenas uma pessoa pode ler um texto tão embaçado. O sistema separa com sucesso os usuários vivos dos bots e, ao mesmo tempo, coleta muitas variantes de reconhecimento da mesma palavra e preenche as lacunas nas versões digitais dos livros. Todos os dias, mais de 200 milhões dessas tarefas são resolvidas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está ligando todos os ambientes na Terra na sua mente, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Adme  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+