Curiosidades

7 coisas que você faz todo dia e podem te matar

0

Diariamente tomamos cuidado com perigos que nos cercam e procuramos fazer coisas que nos mantenham vivos. Olhar para os dois lados da rua antes de atravessar e ser atropelado, fechar os vidros do carro ao passar por uma rua mais escura e perigosa e não ingerir alimentos tóxicos ou vencidos, por exemplo.

Por mais que a gente tente evitar a morte, no entanto, coisas corriqueiras e comuns que fazemos todos os dias podem representar risco de vida. Sem contar aquelas hábitos que todo mundo sabe que é perigoso e continua fazendo, como fumar ou beber por exemplo.

Uma coisa que nem parece ameaçadora como tirar uma selfie, por exemplo, pode ser motivo de um acidente fatal. Acompanhe esse e outros hábitos comuns que podem provocar sua morte. Confira também 8 mortes que foram causadas por redes sociais.

Consumir álcool

via-cristina

É de conhecimento público que as bebidas alcoólicas provocam danos à saúde, mas o que muitas pessoas não sabem é que a quantidade que pode te matar é bem menor do que imaginam. De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), cerca de 13 shots (de 45 ml, para bebidas com 40% de teor alcoólico) em algumas horas pode ser letal. Para quem consome bebidas com alta graduação de álcool como whisky, cachaça ou algumas vodkas, é bom ficar atento.

Tirar selfies

maxresdefault

Desde que se tornaram fenômeno e passaram a tomar conta da memória dos celulares ao redor do mundo, as selfies também passaram a ser ameaça à vida. Só nos três primeiros meses de 2016, a busca pela selfie perfeita causou a morte de nove pessoas. As mortes por causa das fotos são causadas por quedas, afogamentos, atropelamentos ou mesmo animais selvagens que não queriam ser fotografados.

Beber água

Woman drinking from water bottle

Conhece o ditado que diz que tudo em excesso faz mal? A frase vale até mesmo pra água, esse elemento vital. Consumir água em excesso pode fazer com que as células fiquem muito hidratadas e o sal as abandone. Se o processo acontecer nas células do cérebro, pode provocar dores de cabeça e até impedir a circulação de sangue, causando um edema cerebral.

Faxina

Feet of woman mopping kitchen

Todo mundo sabe que uma faxina periódica é importante para manter o ambiente livre de sujeira e doenças. Alguns produtos utilizados para a limpeza, no entanto, podem provocar danos a quem está fazendo a faxina. A mistura de água sanitária com compostos que contém amônia produz vapor de cloramina. O elemento pode corroer e bloquear as vias respiratórias, impedindo a entrada de ar. Sem respirar, a gente já sabe o que pode acontecer.

Beber café

cup-of-coffee

Você certamente conhece aquela pessoa que diz que não consegue começar o dia sem tomar um café. Ou que precisa tomar pelo menos um no trabalho pra ainda ter energia. Beber muito café é letal apenas em altas doses. A estimativa é de que 150 miligramas de café por kg do seu corpo, o que é dá muitas dezenas de copo de café. No entanto, o maior perigo da cafeína está em outras bebidas energéticas. Em 2007, um australiano sofreu ataque cardíaco após beber sete latas de energético em sete horas. Já em 2011, um garoto de 14 anos foi vítima de problemas do coração após apenas duas latas da bebida.

Ficar acordado até tarde

Alarm clock on night table showing 3 a.m.

Está cada dia mais difícil uma boa hora de sono. Com tantos compromissos ao longo do dia, o único jeito de realizar todas as tarefas que precisamos é ficando acordado na madrugada. A privação de sono pode provocar uma série de problemas de saúde e aumenta os os riscos de diabetes, câncer, obesidade e problemas do coração. Virar a noite e ficar sem dormir, pode ser ainda mais perigoso. Mas fique tranquilo, para realmente morrer após virar a noite, você precisa ficar quatro meses sem dormir.

Nada

power-of-doing-nothing

Exatamente nada. Você pode se cuidar e fazer exercícios ou levar uma vida desregrada que estar fazendo nada pode te matar. Geralmente, a Síndrome da Morte Súbita atinge jovens com algum problema congênito de coração. O problema é que a síndrome não causa problemas de saúde e não é detectada até que te mata. Não há dados precisos de quantas pessoas morrem por esse problema, já que é comum que os óbitos sejam relatados como ‘morte natural’.

Acho que deu pra aprender que realmente tudo em excesso faz mal. Tome cuidado na hora de tomar aquela bebida ou se aventurar pra tirar a foto que iria te dar milhares de likes no Instagram. Antes de fazer certas loucuras, é bom medir se vale a vida.

Qual seria a sua casa em Hogwarts? [Quiz]

Artigo anterior

Como as ostras fabricam as pérolas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido