• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia que tinham sido inventadas pelos romanos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      13/08/19 às 15h50

Todos os povos, que viveram antes de nós, contribuíram com a nossa realidade, de uma forma ou de outra. E com o Império Romano, não foi diferente. Mesmo que isso tenha sido há mais de 2 mil anos atrás. Ainda assim, as contribuições dos romanos ainda vivem no mundo moderno.

Geralmente, se tem uma ideia errônea de que os povos antigos levavam uma vida simples e sem grandes tecnologias. Mas isso definitivamente não é verdade. Muitas coisas, que usamos hoje e são indispensáveis para a nossa vida, nós devemos aos romanos. Da arquitetura ao entretenimento, os costumes, o conhecimento e tantas outras coisas, que surgiram naquela época, foram transmitidos ao longo dos anos. E muitas dessas coisas, que usamos ou vemos no nosso dia a dia, nós nem sabíamos que foram inventadas pelos romanos. Confira a seguir, 7 dessas coisas que você nem fazia ideia da origem, mas que remonta do tempo dos povos romanos.

1 - Concreto

Os romanos eram conhecidos pelo seu talento em criar formas sólidas e duradouras de concreto. A argamassa, usada nos dias de hoje, vai estragar daqui a uns 50 anos. Já o concreto romano vai resistir muito mais tempo do que isso. Esse tipo de concreto, super resistente, foi criado a partir de cinzas vulcânicas, cal e água do mar. Os romanos misturavam esses três ingredientes com rochas vulcânicas e depois mergulhavam a massa em mais água do mar. Depois de algum tempo, formava-se um mineral raro dentro do concreto, o chamado tobermorite. Esse é o segredo que dava ao concreto romano a sua força e resistência.

2 - Livros encadernados

Antes dos romanos surgirem com essa invenção revolucionária, as civilizações antigas usavam tábuas ou pergaminhos de pedras para deixar as suas inscrições. Contudo, logo isso veio a mudar quando os romanos criaram o códice, que era uma um conjunto de placas, articulado por dobradiças, constituindo uma espécie de livro. Mas, na verdade, esse tipo de encadernação primitiva só veio a se tornar popular bem depois. Esse códice é o percurso dos livros como conhecemos hoje em dia.

3 - Encanamento

Os romanos desenvolveram um sistema de encanamento revolucionário para aquela época. Eles começaram usando aquedutos para levar água para as áreas desenvolvidas. E aquela invenção rústica acabou se tornando um complexo sistema de tubulação de chumbo. Os romanos começaram usando isso. Posteriormente, as outras civilizações aperfeiçoaram esse tipo de encanamento, que é tão essencial a qualquer sociedade.

4 - Serviço de entrega

Não tem como imaginar uma vida hoje sem o serviço de entrega, certo? O chamado "Cursus Publicus" surgiu com o imperador romano Augusto e foi o primeiro serviço de correio do Império Romano. Esse serviço tinha o intuito de retransmitir mensagens e informações fiscais de um lugar para outro. Embora ele tenha se inspirado no sistema persa, ele acabou mudando a forma como as mensagens eram transmitidas, o que tornou o processo mais seguro e levava informações em primeira mão.

5 - Jornais

A história dos jornais percorre um longo caminho, mas começou lá, com os romanos. Eles começaram a registrar as reuniões do Senado em um documento, chamado "Acta Senataus", que era disponível apenas para os políticos. Mas tarde, esse tipo de documento evoluiu para o que era chamado "Acta diurna", que era uma espécie de gazeta diária, para toda a população, como os jornais são hoje.

6 - Graffiti

Por incrível que pareça, o graffiti não é uma forma de arte moderna. Pelos registros históricos, esse tipo de arte aparece pela primeira vez na Roma antiga. Sabemos que o graffiti existiu graças à preservação da cidade de Pompeia, onde muitas paredes mostravam esses rabiscos e desenhos nas paredes.

7 - Sinalização de trânsito

O trânsito e as sinalizações são partes fundamentais da nossa sociedade, mas não são invenções modernas. Os romanos já usavam esse tipo de sinalização com placas há muito tempo atrás. Nas estradas e rodovias do antigo Império Romano, havia grandes "marcos" e "placas" para fornecer aos viajantes informações sobre direção e distância entre as cidades.

E você, o que acha dessas contribuições dos romanos? Qual a mais importante na sua opinião? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+