Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre a triste história do ”Homem Elefante”

0

Você, muito provavelmente, conhece a sua história ou, ao menos, já ouviu falar sobre o ”Homem Elefante”. Inclusive, tem um filme que conta a sua vida e que tem o mesmo nome. Seu nome verdadeiro era Joseph Merrick, e embora a sua aparência espantasse as pessoas, ele era um homem bom, talentoso e inteligente. Segundo o amigo de Merrick, o Dr. Frederick Treves, ele era “uma pessoa gentil, carinhosa e amável. Mas todas essas qualidades ficavam escondidas atrás da sua aparência, já que ninguém lhe dava a chance de mostrar quem ele era de verdade. Mas mesmo sofrendo com isso a vida inteira, Merrick conseguiu se manter bondoso e gentil. Porém, infelizmente não é por isso que ele é lembrado. Todo mundo se recorda dele apenas como o ”Homem Elefante”.

Procurando saber mais sobre a sua história e a tristeza que foi a sua vida, vemos como a desumanização de Merrick foi terrível. O mundo realmente parecia não o considerar um ser humano. E isso é triste, porque as pessoas foram realmente indelicadas e desumanas com Joseph Merrick. Tudo unicamente devido a sua aparência. Passando pela miséria física e até maus-tratos, a morte provavelmente foi o alívio de uma vida tão sofrida. Confira a seguir, algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre Joseph Merrick, o ”Homem Elefante”.

1 – Ele nasceu um bebê perfeito

Joseph Merrick nasceu em 5 de agosto de 1862, em Leicester, na Inglaterra. De acordo com relatos publicados em um jornal, Merrick nasceu “um bebê perfeito”, sem nenhuma anomalia. Porém, isso mudaria um pouco antes dele completar dois anos de idade, que foi quando começaram a surgir as anormalidades. O bebê passou a ter um crescimento ósseo se formando em sua testa, um tumor saindo de seu lábio superior e uma pele descolorida e irregular. Mas esse foi apenas o começo das deformações. Com o tempo, os membros do lado direito de Merrick ficaram desproporcionalmente grandes, maiores do que o seu braço e pernas esquerdos. Ele não conseguia ficar em pé, devido a sua coluna “muito curvada”.  E se isso já não fosse ruim o suficiente, uma lesão nas costas o tornou coxo para sempre. E além disso, no decorrer da vida, ele ainda desenvolveu “tumores verrugosos”, que exalavam um odor desagradável.

2 – Origem do ”Homem Elefante”

Joseph Merrick passou a vida inteira achando que um elefante era o culpado por sua condição. Ele teria herdado essa crença da sua própria mãe, que acreditava na ideia de “impressão materna”. Segundo a crença, os acontecimentos, durante a gravidez, poderiam ter consequências para o feto. Isso porque, quando Mary Jane Merrick estava grávida de seis meses, ela foi derrubada por um elefante de circo, enquanto atravessava a rua. Ela logo atribuiu a esse incidente as anomalias que apareceram em Joseph ainda bebê. Ela culpou o elefante pela deformação do seu filho, e ele usou essa crença para lhe trazer um pouco de conforto.

3 – Vida curta

Joseph Merrick viveu muito pouco até para os padrões vitorianos. A média de vida de um homem nascido na década de 1860 era de 40 anos, mas Merrick morreu com apenas 27 anos. Ainda assim, ele foi o que mais viveu entre os seus três irmãos. Isso porque aquela foi uma época muito complicada para as crianças que geralmente morriam ainda na infância. O seu irmão, John, morreu de varíola com apenas três meses de vida. Seu outro irmão, William, morreu de escarlatina, antes mesmo de completar três anos de vida. O único dos seus irmãos a chegar à vida adulta foi a sua irmã mais nova Marion Eliza, que morreu aos 24 anos, de mielite.

4 – Perda da mãe

Em 1983, Merrick perdeu a única pessoa que cuidava dele. Isso se deu quando a sua mãe, Mary Jane, morreu de pneumonia brônquica. Com 11 anos na época, Merrick ficou desamparado e chamou a morte da sua mãe de “maior infelicidade de sua vida”. E de fato, depois da morte da sua mãe, a sua vida piorou drasticamente. Quando o seu pai se casou novamente, a sua madrasta não fazia nada para tornar a sua vida menos miserável. Pelo contrário, como ele descreveu em seus escritos: “ela era o meio de tornar minha vida uma miséria completa”.

5 – Fuga

Com um pai fisicamente abusivo e uma madrasta psicologicamente abusiva, Joseph Merrick, em um ato de desespero, chegou a fugir de casa, no ano de 1877. Sem rumo, ele saiu de casa e encontrou abrigo em uma pensão aleatória. Felizmente, o seu tio, Charles, o encontrou nessa pocilga. Como Merrick relembra em sua autobiografia, Charles era “o melhor amigo que eu tinha naqueles tempos difíceis”. No entanto, o refúgio na casa do seu tio durou pouco e ele tentou ganhar a vida como vendedor. O que não deu muito certo. Todo mundo só estava interessado em lhe pagar com atenção indesejada, onde multidões o cercavam, por onde ele ia,  apenas para zombar da sua aparência.

6 – Espetáculo do ”Homem Elefante”

Com a sua doença ficando cada vez pior, Joseph Merrick resolveu abraçar a condição e viver dela. A esse ponto, ele já havia desistido de encontrar um emprego remunerado. Até porque os empregadores não conseguiam o enxergar nenhum potencial por conta de sua deformidade. Foi quando ele decidiu ganhar a vida se exibindo pelo país. A partir daí, ele se tornou atração secundária de espetáculos, anunciado em um show como “metade homem e metade elefante”.

7 – Ato de bondade

Em meio a todas as atrocidades que viveu em toda a sua vida, Joseph Merrick teve a chance de ter um pouco de alegria nos seus últimos anos. Depois de ser recusado no Hospital de Londres, o presidente do comitê hospitalar, William Carr, escreveu uma carta, que foi publicada no jornal, explicando a situação de Merrick. A carta em questão resultou em um pouco de bondade humana para aquele homem que tanto sofreu. Manifestações de apoio e doações ajudaram para que os últimos dias de vida de Merrick fossem menos sofridos. Figuras importantes, como a princesa de Gales, o proporcionaram a chance de realizar o sonho de assistir a um espetáculo de teatro.

E você, já conhecia a história do ”Homem Elefante”? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Como o Saitama seria se ele fosse um personagem de HQ

Matéria anterior

7 formas estranhas que a vida pode estar se formando no universo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar