• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você precisa saber sobre o Super Choque

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      18/03/19 às 16h45

Super Choque é um dos personagens mais queridos pelos fãs da DC Comics. Alter ego do jovem Virgil Ovid Hawkins, o personagem ficou bastante popular devido à sua série animada. No entanto, ao contrário de Arlequina, suas origens estão sim atreladas aos quadrinhos. Embora tenha várias aventuras solo, o herói já fez parte de algumas das melhores equipes da editora. Assim como também já participou de outras séries animadas, como Liga da Justiça, Sem Limites e Batman Beyond.

O personagem pode até ser famoso, mesmo assim separamos algumas curiosidades que, talvez, você ainda não saiba sobre Super Choque. Confira!

1 - Origem fora da DC

Super Choque é um dos heróis mais recentes da editora. Ele foi criado por Dwayne McDuffe, John Paul Leon e Denys Cowan, em 1993. Embora ele seja da DC Comics, o personagem não foi concebido dentro da empresa. Virgil Ovid Hawkins nasceu na Milestone Media e seus criadores, vejam só, tinham a intenção de vender seus direitos à Marvel Comics. Contudo, a DC, mais esperta, deu o primeiro passo para negociar a compra do super-herói. Depois de tudo certo, a editora passou a ter os direitos parciais de publicação.

2 - Universo particular

Como Super Choque não foi planejado para a DC Comics, a chegada do personagem na casa foi um tanto curiosa. Ao invés de inserir Virgil Hawkins direto na linha principal da editora, o herói ganhou um universo à parte dos outros. O mundo de Super Choque ficou conhecido como Dakotaverso, já que a história era ambientada na cidade de Dakota. Ali, todos os eventos mostrados afetavam exclusivamente aquele ambiente. Com o tempo, a popularidade do personagem cresceu bastante e, aos poucos, ele foi incorporado no universo principal.

3 - O personagem

Virgil Ovid Hawkins é um estudante do ensino médio residente da cidade de Dakota. Certo dia, em meio a uma briga de gangues, sofre um acidente químico. A partir desse incidente, o jovem adquire poderes eletromagnéticos. Seus poderes começam a se manifestar quando a empresa responsável pelo produto químico tenta capturá-lo. Para fugir dos raptores, Virgil faz uso deles. Mais tarde, descobrimos que o desenvolvimento de superpoderes em seu corpo só foi possível por causa da inalação de um gás conhecido como Q-Juice, durante um confronto com a polícia. As pessoas expostas ao gás ficaram conhecidas como Big Bang Babies, pois tal evento simbolizou o nascimento mata-humano de cada um.

4 - Poderes e habilidades

O poder de maior destaque do personagem é a capacidade de gerar, controlar e manipular quaisquer fenômenos eletromagnéticos. Em especial, ele é capaz de manifestar e manipular tanto a energia elétrica quanto a magnética. Dessa forma, Virgil consegue interagir com qualquer corrente elétrica ou onda magnética da Terra. Levando em conta que o próprio planeta é guiado por um campo eletromagnético, Super Choque pode ser considerado um dos jovens heróis mais fortes por aí. Com esse poder, ele consegue fazer bloqueios magnéticos cerebrais, o que evita sua mente de ser lida ou controlada por terceiros. Por meio da eletricidade, ele também pode se recuperar de ferimentos e ainda utilizar todo o sinal de comunicação que encontrar.

5 -A história por trás do nome

O personagem pode até ser fictício, mas o nome Virgil Ovid Hawkins carrega consigo uma história bastante real. Acontece que a editora Milestone Media foi desenvolvida por artistas negros. Com a empresa, eles tinham a intenção de estimular a luta contra a desigualdade racial, pois acreditavam que a minoria era pouco representada nas histórias em quadrinhos. Portanto, para simbolizar a ação, os criadores deram ao herói o nome em homenagem a Virgil Darnell Hawkins, advogado americano negro. Hawkins passou décadas tentado ser admitido na Universidade de Direito da Flórida. A ele foi negado acesso simplesmente por ser negro. Cursou Direito em Boston, mas não pôde fazer o Exame da Ordem na Flórida porque sua faculdade não era credenciada.

Hawkins nunca desistiu e passou os últimos anos de sua vida na luta para conseguir ser um advogado. Fez diversos apelos à Suprema Corte, todos frustrados por muito tempo. Em 1976, enfim, a Suprema Corte lhe concedeu admissão à Ordem dos Advogados da Flórida. Assim, em 1977, aos 79 anos de idade, Hawkins abriu seu tão sonhado escritório de advocacia. Sem dúvidas, um grande exemplo ao jovem Virgil Ovid Hawkins.

6 - Um jovem comum

Embora Virgil tenha ganhado superpoderes, ele continua com problemas típicos de um adolescente. Vive sem grana, tem inseguranças sobre certos assuntos, desavenças com amigos e não sabe lidar muito bem com seu primeiro amor. Ele precisa conciliar suas atividades de combate ao crime com os deveres de casa. Precisa encontrar soluções para manter o equilíbrio da vida ao mesmo tempo em que não sabe o que fazer no dia seguinte. Os conflitos cotidianos e a personalidade do personagem foram um dos motivos pelos quais Super Choque fez tanto sucesso.

7 - Série animada

O outro fator que ajudou bastante a aumentar a popularidade do personagem foi sua série animada. O desenho de Super Choque foi produzido pela Warner Bros. Television e estreou em setembro de 2000. No Brasil, o programa foi transmitido tanto pelo Cartoon Network quanto no canal aberto SBT. Foi com essa série que o personagem adquiriu ainda mais fama e conquistou de vez o carinho do público. Ao todo foram produzidos 52 episódios, sendo que o último foi ao ar em maio de 2004.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+