Curiosidades

7 coisas úteis para a vida que crianças precisam aprender ainda na infância

0

Quando uma criança está conhecendo o mundo, ela recebe uma enxurrada de informações sobre tudo a sua volta. Esses primeiros anos são essenciais para elas, uma vez que essa é a melhor fase para absorver conteúdos úteis para o aprendizado. Isso porque é na infância que elas formam a sua autoimagem e, também, a linguagem. “O cérebro das crianças é como uma esponja”, já dizia uma frase popular famosa.

Para que as crianças consigam se tornar adultos mais completos e realizados, elas precisam passar por certos aprendizados quando são crianças. Nesses primeiros momentos, os pequenos vão precisar aprender algumas habilidades que, quando mais velhos, dominarão e assim, terão mais chances de serem realizados e felizes. Quer ver algumas dessas coisas? A Fatos Desconhecidos listou 7 delas para você.

1 – Segunda língua

Uma criança que aprende uma segunda língua, segundo estudo científico, está mais apta a lidar com mudanças e possui uma memória melhor. Além disso, isso aumentará ainda mais as chances dessa criança, quando adulta, de se dar bem no mercado de trabalho. Se isso já não fosse bom o suficiente, cientistas mostraram que falar duas línguas ajuda o cérebro a retardar o início da doença de Alzheimer na velhice.

2 – Natação

Qualquer atividade física praticada é essencial na saúde, e se isso começa na infância, é melhor ainda. Mas entre todas as atividades, a natação tem um destaque para as crianças. O exercício irá melhorar os músculos do seu filho, fortalecerá seu corpo, irá melhorar sua coordenação e ele se tornará mais confiante.

3 – Tocar

O Journal of Neuroscience publicou um estudo que mostra que quando uma criança aprende a tocar um instrumento, melhora a capacidade de ouvir e retarda a deterioração das capacidades mentais que possui. Isso porque, ao tocar um instrumento, se ativam vários sistemas cerebrais, como o auditivo, o motor e a percepção.

 4 – Dançar

Um estudo da Universidade de Karlstad mostrou que a hiperatividade consegue ser amenizada com a dança. Isso porque, através do corpo, se transmitem várias ideias. A dança ajuda ao estimular a criatividade, as habilidades sociais, as habilidades motoras e a autoestima. A dança também aproximará a criança, corporalmente, de outras culturas.

5 – Cozinhar

Que tal trabalhar a relação das crianças com a comida? É só ensinar a elas como cozinhar. Se elas aprendem a executar tal função, vão ser mais sensíveis à comida e serão menos propensas a escolher fast-foods. Além disso, se alimentará melhor.

6 – Usar dinheiro

Para se tornar um adulto responsável financeiramente, isso precisa ser passado desde a infância. Então, as crianças precisam de educação financeira. Ele vai precisar aprender que o dinheiro é uma ferramente, não uma recompensa, e que precisa aprender a usá-lo com sabedoria.

7 – Falar sobre emoções

É impossível ser feliz o tempo todo e, volta e meia, existem sentimentos que nos incomodam a todo momento. É preciso ensinar ao seu filho que é normal ter emoções, e que é preciso lidar com elas. Inclusive, mais do que isso, é preciso conversar sobre elas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que não aprendeu essas coisas na infância, porém, está correndo atrás, aquele abraço.

7 detalhes que você precisa ver no teaser de Vingadores: Ultimato

Matéria anterior

7 erros históricos que custaram muito caro para algumas empresas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.