• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 descobertas psicológicas que contradizem muitas crenças populares

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      17/09/18 às 19h14

A Psicologia é uma das áreas mais complexas e ricas em detalhes que conhecemos. O estudo da mente humana está sempre em evolução e, graças a ele, muitas crenças populares são quebradas. A Psicologia muitas vezes reforça em nossas mentes o que temos como verdade. No entanto, podemos combater esse equívoco, segundo Jeremy Dean, um psicólogo e mestre de cerimônias. Ele afirma que em todas as descobertas, há algo inesperado. Sendo assim, existem estudos capazes de fazer exatamente o inverso e quebrar em nossa mente aquilo que acreditamos ser correto a vida inteira.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas descobertas psicológicas que contradizem muitas crenças populares. O que você viu de uma forma a vida inteira, pode ser na verdade um grande equívoco. Se souber de mais algum que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com todos os seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Alucinações são comuns

Muitas pessoas acreditam que alucinações são indícios de uma doença mental. No entanto, esse tipo de coisa é totalmente comum em pessoas "normais". Um estudo realizado pela Ohayon, em 2000, mostrou que um terço da população já teve algum tipo de alucinação. Parte dessas pessoas experimentam isso pelo menos uma vez ao mês, outros semanalmente. Um estudo comprovou ainda que pessoas normais sofrem com paranoias.

2 - Fantasias reduzem a motivação

Nós somos motivados principalmente por fantasias do futuro. Alimentamos a crença de que se fantasiarmos isso, nos sentiremos mais motivados para alcançar nossas metas. Psicólogos descobriram que fantasiar o sucesso é algo maléfico para a motivação. Quando você percebe que está conquistando aquilo que almejava, seu esforço para alcançar diminui.

3 - Cegueira opcional

Você tem uma razão para fazer tudo o que faz? Por que se sente atraído pelas pessoas, principalmente as que te fazem mal?Muitas vezes somos cegados e fazemos coisas que não deveríamos. Essa é chamada de cegueira opcional. Tendemos a ter pouca consciência sobre as escolhas que fazemos e os motivos que nos levam a fazer. Isso se dá porque temos pouco acesso ao funcionamento das nossas mentes.

4 - Mais cabeças nem sempre pensam melhor do que uma

Segundo a Psicologia, uma chuva de ideias nem sempre é uma solução para os problemas. Quando as pessoas estão em grupos, elas tendem a apresentar mais preguiça, esquecem suas ideais quando outros conversam e se preocupam muito com o que os os demais pensam, então limitam suas opiniões.

5 - Suprimir pensamentos causa um resultado oposto

Quando você está preocupado com alguma coisa, todo mundo fica mandando você tirar da sua cabeça, né? Esse é um péssimo conselho. É contraproducente suprimir os pensamentos. Quando suprimimos os nossos pensamentos, experimentamos um efeito rebote irônico. O que estamos pensando, torna-se ainda mais forte do que antes. A melhor forma de resolver isso é procurar uma distração.

6 - Pequenas coisas são mais importantes na vida

Estima-se que os maiores eventos de sua vida são os menores e mais importantes para o seu bem estar. As pequenas elevações e dificuldades da sua vida cotidiana te fazem evoluir mais.

7 - Efeito placebo

Você está sentindo dor de cabeça, toma um remédio e se sente bem alguns segundos depois. Isso não foi efeito da droga, pois ela levaria até 15 minutos para fazer efeito. Isso é chamado de efeito placebo. Desde que a sua mente soube que você tomou uma pílula, você se sentiu melhor. Este é conhecido como melhor efeito e mais forte da medicina.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente ai embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+