Curiosidades

7 descrições de como é o céu segundo algumas religiões

0

Religião é a crença na existência de um ser superior e sobrenatural que rege o destino do ser humano. Estima-se que exista cerca de 10 mil religiões em todo o mundo, porém, todas elas possuem fundamentos baseados em diversas análises filosóficas, ensinamentos éticos e/ou a fé.

Um dos assuntos mais discutidos entre várias crenças é sobre a vida eterna. Isso porque enquanto alguns acreditam que existem céus e infernos, que são habitados por pessoas após a morte de acordo com as suas ações, outras religiões creem que na não existência da vida após a morte.

Pensando nisso, a Fatos Desconhecidos selecionou oito principais religiões do mundo e como elas descrevem o céu. Confira abaixo. No final da matéria não se esqueça de deixar o seu comentário sobre o assunto.

1 – Candomblé

Para a religião animista, original da região das atuais Nigéria e Benin, trazida para o Brasil por africanos escravizados e aqui estabelecida, não existe uma concepção de céu ou inferno, ou seja, as pessoas não devem ser punidas eternamente. O candomblé crê que a alma fica vagando entre o céu e a Terra até conseguir realizar o seu propósito. Quando isso acontece elas podem seguir para o Orum, um lugar governado por Olorum, o deus que criou tudo, e passa a viver junto com outros deuses e reis.

2 – Budismo

Para os budistas existem vários céus. Eles acreditam ainda que as pessoas que realizaram bons atos podem renascer em algum deles, porém, a morada não é eterna, pois podem reencarnar em outras realidades, como outros seres. No entanto, os budistas acabam focando mais no despertamento da realidade, perfeita sanidade, ou despertar da verdadeira natureza do universo.

3 – Hinduísmo

Os hinduístas acreditam em reencarnação, e, para eles, quando alguém morre a alma pode viver em outra pessoa ou animal, dependendo das ações praticadas enquanto vivos. Isso acontece até que se atinja a libertação final, onde a alma retorna ao verdadeiro lar, um mundo onde não existe nascimentos ou mortes e são cheios de sol, habitados por deuses e inumeráveis almas divinas.

4 – Espiritismo

Na visão espírita, o céu ou o inferno podem se tornar uma realidade na vida de cada pessoa a partir de suas atitudes. Para os espíritas, não existe um lugar eterno para os espíritos que erraram e nem para os que fizeram coisas boas, pois acreditam que a alma de todas as pessoas reencarnam diversas vezes com objetivo de evoluir espiritualmente. Quando isso acontece, a alma passa a seguir por diversos planetas.

5 – Judaísmo

Para os judeus, a alma sobrevive após a morte, e o céu é habitado pelas pessoas que mereceram e tiveram boas obras. O judaísmo divide o mundo em sete espaços que são administrados por anjos. Um desses locais, gerenciado por Cassiel, seria o lugar onde Deus habita.

6 – Islamismo

Para a religião do islamismo, Alá foi o responsável pela crianção do mundo e vai  dar a vida a todos os mortos no último dia, onde as pessoas devem ser julgadas pelos seus atos, e, após o julgamento, elas serão encaminhadas para o inferno ou o céu. O último é visto como um lugar incrível, onde ninguém passará fome, não será pobre, terão rios de leite, córregos de mel e outras belezas jamais vistas pelo homem. Além disso, o islamismo acredita que todos os homens terão 80 mil escravos e 72 concubinas virgens.

7 – Cristianismo

Para os protestantes, o céu é a morada de Deus, o ser superior que rege o universo, Jesus, o Espírito Santo e dos anjos. Eles ainda acreditam que no local habitarão todas as pessoas que foram justas e praticaram boas obras na Terra. Neste lugar, caracterizado como “paraíso”, as pessoas julgadas de acordo com as suas obras e escolhidas para lá morar eternamente receberão uma coroa e jamais passarão por sofrimento, dor ou fome. Além disso, as ruas no céu são de ouro.

Já os católicos acreditam que a vida após a morte se baseia em um Céu, Inferno e Purgatório e, dependendo dos atos na Terra, a alma pode se dirigir para algum desses lugares. Assim, como na religião do cristianismo, esses lugares são eternos e só herdarão o paraíso quem obtiver o perdão de Deus. No Céu, as pessoas vão viver em comunhão com participação de todos as outras pessoas e de Deus, o superior.

O que você achou dessa matéria? Deixe o seu comentário abaixo. Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

7 tecnologias que foram criadas com inspiração na natureza

Artigo anterior

Veja algumas séries que sairão da Netflix em breve

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido