CuriosidadesMundo Afora

7 disputas territoriais bizarras que você não conhecia

0

Se quando você era criança gostava de brincar de war já é familiarizado com as fronteiras do mundo todo. Mas quem vê o mapa-múndi hoje em dia, com todas as linhas bem definidas e cada país coloridinho de maneira uniforme em algum mapa-múndi, pode não imaginar os conflitos que cada região teve.

Mudanças de fronteiras acontecem de tempos em tempos, alguns países são destruídos, outros países se formam. Várias partes do globo são reivindicadas por nações diferentes e muitas fronteiras são apenas uma aproximação. As fronteiras podem variar de acordo com o mapa que você estiver olhando. E nessa disputa de fronteira listamos algumas das mais bizarras que já aconteceram.

1 -Ilhas Spratly

Esse aglomerado de 750 ilhas, recifes e atóis está localizado no mar da China Meridional e apenas uma de suas ilhas é habitável, mas mesmo assim esse território tem uma disputa. China, Taiwan e Vietnã disputam esse território por suas reservas de petróleo e gás natural, além do fato de ser uma área ótima para pesca comercial.

2 – Rockall

Essa ilha desabitada no Atlântico Norte era motivo de briga entre vários governos, entre eles o Reino Unido, Islândia e Irlanda. Em 1997, o Greenpeace fez uma ocupação na ilha e a batizou de Waveland. O tão anteriormente disputado território não sofreu nenhuma invasão dos países que o queriam depois dessa ocupação.

3 – Gibraltar

O Estreito de Gibraltar é um ponto de discórdia entre a Espanha e o Reino Unido. O conflito dos dois pode não ser muito significativo, mas mesmo esse território sendo um território ultramarino britânico, a Espanha reivindica a península. E parece que a saída do Reino Unido da União Europeia fez com que as coisas ficassem mais complicadas.

4 – Abyei

O Sudão não é uma região conhecida por sua calmaria e falta de conflitos. Pelo contrário. Depois de um tempo, o Sudão do Sul conseguiu alcançar sua independência, mas isso gerou outro conflito para os dois países. A região de Abyei está no meio dessas duas nações e é reivindicada pelo sul, mas administrada pelo norte.

5 – Belize

Esse país é independente desde 1981, mas a Guatemala o reivindica como parte de seu território há 30 anos. Em 1992, a independência de Belize foi reconhecida pela Guatemala, mas isso mudou no ano seguinte. Até hoje alguns mapas guatemaltecos mostram Belize como um de seus departamentos.

6 – Tibete

A maioria do mundo aceita e vê o Tibete como uma nação independente, mas a China não. O governo tibetano e a Administração Central Tibetana ainda se encontram exilados na Índia. O Tibete ainda não conseguiu obter sua independência mesmo com organizações como a CIA os apoiando.

7 – Caxemira

Essa região que está localizada entre a Índia e o Paquistão é, em teoria, dividida entre a Índia ao Sul, o Paquistão no noroeste e a China no nordeste. O que causa conflito é que nem a Índia e nem o Paquistão estão dispostos a reconhecer as alegações do outro. Esse território ainda está em disputa.

Bônus: Ilha Brasileira

Essa ilha está localizada na foz do rio Uruguai entre os municípios de Barra do Quaraí, Monte Caseros, na Argentina, e Bella Unión, no Uruguai.  A ilha pertence, administrativamente, à Barra do Quaraí, RS. Mas Uruguai reclama a ilha há mais de um século.

A casa onde Harry Potter ‘nasceu’ está a venda e esse é o preço

Matéria anterior

7 pessoas da História que tiveram casamentos polêmicos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.