Curiosidades

7 esportes mais insanos do mundo antigo

0

São tantos eventos esportivos de grande porte espalhados pelo mundo, que temos até dificuldade de nos lembrar de todos eles. Copa do Mundo, Olimpíadas, NBA, Super Bowl etc. Está claro a importância que os esportes têm na nossa vida. Mas para chegar aos esportes e competições que temos hoje, percorremos um longo caminho.

Muito provavelmente, se recorrermos a alguns esportes do mundo antigo, não conseguiremos sobreviver a eles. Apesar de quase tudo que praticamos hoje, ter suas raízes no passado, existem muitos esportes antigos que são verdadeiras bizarrices. Não acredita em mim? Então vem conhecer esses 7 esportes mais insanos do mundo antigo.

1 – Pancrácio

Se hoje nós temos o Anderson Silva e os vários outros lutadores clássicos de MMA, na Grécia Antiga tinham os competidores do Pancrácio. Você consegue imaginar o objetivo dessa luta? Era nada mais, nada menos, do que deixar o seu oponente mais próximo da morte possível. Mas sem realmente matá-lo. Se o oponente fosse morto, sem querer, o vivente seria considerado perdedor e o morto, vencedor. A Pancrácio só não era mais sangrento, do que era insano.

2 – Venatio

Os romanos sempre tiveram fascinação em ver homens contra animais. Na inauguração do coliseu, mais de 9.000 animais foram mortos, porém, as vezes os homens encontravam o seu destino na morte também. O Venátio era a batalha do homem contra bichos grandes, como tigres, ursos e afins.

3 – Corrida de bigas

Vez ou outra, temos algumas mortes na Fórmula 1. No Brasil, por exemplo, o Senna era o maior símbolo da corrida que entrou no seu fim em uma curva perigosa e trágica. No Império Romano, a corrida de bigas era muito popular, e mortal na mesma proporção. Na verdade, era quase impossível vencer sem ser gravemente ferido, e a expectativa de vida da maioria dos pilotos era incrivelmente baixa.

4 – Naumaquia

Esse era outro esporte praticado no Coliseu, e com certeza, quem praticava ele uma vez, sabia que provavelmente não viveria para praticar outra vez. Naumaquia, ou Guerra Naval, era basicamente assim: os romanos enchiam a arena com água, adicionavam um bando de navios de guerra e recriavam famosas batalhas navais. Isso é o que podemos chamar de esporte mortal.

5 – Chunkey

Chunkey é um jogo de origem nativa americana, menos violento do que os demais da lista. O jogo se resumia, basicamente, em um monte de competidores tentando acertar uma flecha em chamas o mais próximo possível da pedra. Apesar de parecer tranquilo, quem perdia costumava se matar logo em seguida.

6 – Pato

O esporte oficial da Argentina, o Pato, foi originalmente jogado com um pato vivo, embora depois de muitas intervenções do governo, os participantes passaram a usar uma bola em seu lugar. Com os jogadores a cavalo, era uma espécie de cruzamento entre pólo e basquete. O objetivo do esporte é levar a bola para o seu lado. Hoje em dia já não é tão violento quanto costumava ser.

7 – Ulama

Embora este esporte ainda seja popular em partes da América Central, o jogo original criado pelos maias é, sem dúvida, o esporte mais insano de toda a história da humanidade. Parecido com basquete, os jogadores deviam tentar passar a bola através de um aro preso à parede. A parte violenta é que muitas vezes as bolas eram feitas de crânios humanos. Se você está se perguntando de onde eles tiraram os crânios, saiba que eram as cabeças dos perdedores.

Gostou desses esportes? Arriscaria uma partida? Comenta aqui com a gente se conhece outros esportes insanos e compartilha nas suas redes sociais. Para você que prefere a peladinha de final de semana, aquele abraço.

7 lugares que você deve visitar quando for a Florianópolis

Artigo anterior

Quais foram os serial killers que mais mataram?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido