• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos fascinantes sobre Ásia

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      11/09/18 às 19h29

O mundo é formado por seis continentes. Você consegue se lembrar sem olhar no Google, não é mesmo? América, África, Europa, Oceania, Antártida e Ásia. Enquanto a cultura ocidental é quase toda baseada na perspectiva histórica européia, tendo a América do Sul e a África como suas ex-colônias e a América do Norte como sua antítese - chamada de Novo Mundo. A Ásia,por sua vez, é o berço da cultura oriental. Ela é o outro lado da nossa moeda, tendo cultura, costumes, lições, histórias e tradições bastante opostas ao que estamos acostumados.

Ainda assim, por mais estranho que possa parecer, lá também podem ser encontradas algumas bases da nossa sociedade. Pois a Ásia, à sua maneira, também influenciou de variadas maneiras o mundo ocidental. Várias práticas nascidas lá, foram adotadas por aqui. Seja as Árvores Cerejeiras, o Yoga, o yin yang ou clássicos da literatura como A Arte da Guerra. Mas será que sabemos tudo sobre a Ásia? Um continente tão rico, influente e enigmático que preserva várias curiosidades. Por isso, nos sentimos na obrigação de lhe levar a uma pequena viagem à Ásia. Listamos 7 fatos fascinantes sobre Ásia.

1 - Curiosidades territoriais e geo-políticas

A Ásia é o maior continente do mundo, cobrindo uma área de 44.580.000 km². Para que você tenha uma ideia do tamanho, não só territorial, saiba que ela abriga mais de 50% de toda a população mundial. São 4,463 bilhões de habitantes, sendo que destes, 1,379 bilhões estão apenas na China. Toda a sua extensão é dividida em 6 regiões principais. Elas são: Oriente Médio, Subcontinente Indiano, Sudeste Asiático, Centro-leste, Extremo Oriente, Parte asiática da Comunidade de Estados Independentes (cuja bandeira ilustra esse tópico).

2 - Na Ásia está o pico mais alto do planeta

Talvez esse seja um dos fatos mais amados por quem é apaixonado pelo continente asiático. É lá, para ser mais exato no Himalaia (na fronteira entre a China e o Nepal), que é possível chegarmos ao ponto mais alto da superfície no planeta: o Monte Everest. Todos os anos, centenas de pessoas vão ao Everest na ânsia de tentar subir ao pico mais alto do mundo. Apesar de muito difícil, algumas pessoas já chegaram lá no alto. O monte possui uma altura, medida em 1995 e aceita mundialmente (apesar de algumas evidências discordantes que não vêm ao caso no momento), de 8.848 metros acima do nível do mar.

3 - Natal Norte Coreano

Se você não tem 5 anos de idade, já deve saber que Papai Noel não existe e que em muitos lugares do mundo não se comemora o Natal. Um deles é a Coreia do Norte, que tem muita resistência à influência exterior e um extremo controle dos grupos religiosos dentro de suas fronteiras. Por isso, quando chega 24 de dezembro, ao invés deles brindarem a véspera de natal e o nascimento de Jesus Cristo, eles vão festar o nascimento da mãe de Kim Jong II, que veio ao mundo neste mesmo dia. Além disso, os norte-coreanos celebram o "Dia da Constituição", em 27 de dezembro. No Ano Novo, realizam marchas para o local do corpo embalsamado de Kim II Sung, o responsável pela Guerra da Coreia.

4 - A China, apesar de grande, mantém apenas um fuso-horário

A China é o 3° maior país do mundo quando falamos de extensão territorial. Ela seria grande o suficiente para cobrir 5 fuso horários diferentes. Apesar disso, desde a Guerra Civil Chinesa em 1949, o país possui apenas um fuso horário nacional em todo o seu território. A principal razão, logicamente, é política. A intenção é dar uma sensação de unidade a todo o povo chinês. Infelizmente, isso traz desvantagens. Enquanto Pequim vê o sol nascer às 6 da manhã, áreas ocidentais, como Xinjiang, não veriam o amanhecer por mais duas horas, apesar do horário ser idêntico.

5 - Ser gordo é ilegal no Japão

No Japão, existe uma lei que define medidas mínimas para o seu corpo. Ou seja, na prática, é proibido ser gordo no Japão. Consequentemente, o Japão é o país industrializado mais magro do planeta Terra. A lei japonesa funciona assim: um homem com idade acima de 40 anos não pode ter uma cintura maior que 33,5 polegadas (85 cm); as mulheres recebem um pouco mais de flexibilidade com 35,4 polegadas (90 cm). O objetivo da lei é manter a população mais saudável, livre de colesterol alto e de outros problemas parecidos. Pessoas que eventualmente passam da medida exigida pela lei, recebem acompanhamento estatal para emagrecimento e as empresas onde trabalham recebem multa.

6 - Bebês jogados a 9 metros

Na Índia, em um santuário nas montanhas de Solapur, recém-nascidos participam de um ritual que busca dar à criança boa sorte, coragem e saúde. Os bebês são levados para o topo de uma torre de 9 metros e depois são jogados da borda, em um lençol estendido por monges no fundo da torre. A tradição é muçulmana e é praticada há mais de 500 anos. Ela acontece até hoje. Muitas pessoas ficam assustadas e horrorizadas com a tradição, porém, os monges afirmam que nunca alguma criança se machucou neste processo.

7 - Maior shopping fantasma do mundo

Para terminar a lista, que tal falarmos do maior shopping do mundo? Porém, com um detalhe adicional: é um centro comercial fantasma. O bilionário chinês Alex Hu Guirong começou a construir o maior shopping center do mundo em Dongguan, na China, em 2005. Com 65 mil quilômetros quadrados, o New South China Mall tinha espaço para agregar 2.350 lojas, além da montanha-russa interior de grande porte e a réplica de 7 metros quadrados do Arco de Triunfo. Havia apenas um problema: ninguém queria colocar uma loja nele. De 2005 até hoje, apenas 1% do shopping foi usado. Os outros 99% estão apenas parados.

E aí, o que você achou sobre essas informações sobre a Ásia? Comenta aqui com a gente sua opinião e outras curiosidades. Além disso, não deixe de compartilhar essa lista nas suas redes sociais. E para você que queria uma camiseta escrita "I Love Ásia", aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   LV     HC     TM  
Imagens BCC DN N W W FD
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+