• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre Maria Madalena descobertos recentemente

POR Leticia Rocha    EM História      29/08/18 às 16h32

Maria Madalena é uma das mulheres mais presentes na trajetória e na vida de Jesus Cristo. Por muitos anos a mulher foi descrita como uma prostituta pecadora, no entanto, estudos recentes desmentem essa história.

Escavações na cidade de Maria Madalena desfizeram alguns mitos sobre a imagem que foi construída da mulher. Apenas 15% da região foi explorada até então, e muitas outras descobertas ainda podem ocorrer, com o avanço das explorações.

Apócrifos do Novo Testamento - trechos que fariam parte da Bíblia, mas que ainda não foram aprovados, mostram que Madalena não é exatamente como sempre pregaram. Confira agora alguns fatos sobre Maria Madalena que foram descobertos recentemente.

1 - Não era prostituta

Apesar do que a igreja diz, ao que parece, tudo não passa de uma grande confusão. O papa Gregório teria confundido Maria Madalena com uma mulher pecadora citada anteriormente. Isso aconteceu antes mesmo que Madalena fosse devidamente apresentada no Evangelho de Lucas.

O nome Maria era muito comum na época e por diversas vezes alguma xará aparece, mas não é possível dizer se é Madalena ou não. O mesmo vale para mulheres anônimas que aparecem nas escrituras, como a pecadora de quem Jesus expulsou os demônios. Muito provavelmente ela uma pecadora, mas não necessariamente prostituta.

2 - Não era pobre

Madalena, significa de Magdala, que era uma cidade rica e próspera. O local teria sido um dos muitos locais em que Jesus pregou e também casa de Maria Madalena. Que segundo pesquisadores, era uma mulher rica e com posses.

3 - Ajudava financeiramente

Por ser uma mulher muito bem sucedida economicamente, os pesquisadores acreditam que Maria Madalena ajudava Jesus e seus discípulos com seus próprios recursos. Maria passou a seguir Jesus, assim como os discípulos e outras mulheres que haviam sido curadas e que teriam ajudado nessa caminhada, inclusive financeiramente.

4 - Um dos discípulos mais fiéis

Maria Madalena foi nomeada em 2016 como "o apóstolo dos apóstolos", isso porque acompanhou Jesus por toda sua caminhada. E foi a primeira testemunha da ressurreição de Cristo.

5 - Modelo de liderança para outras mulheres

Maria Madalena, diferente de tantas outras, não é reconhecida como esposa ou filha de alguém. Mas apenas por Maria Madalena. Além disso, a mulher quebrou os moldes de uma sociedade extremamente rigorosa e escolheu viver sua vida como seguidora de Jesus.

6 - Ela não derramou perfume nos pés de Jesus

Outra confusão muito recorrente, devido ao nome comum. A Maria que aparece no Evangelho de João e que ungiu os pés de Jesus e depois os secou com o cabelo é na verdade Maria Betânia, irmã de Marta e de Lázaro. Essa Maria não tem nenhuma ligação com Madalena, não são as mesmas.

7 - Um romance?

Muito se fala sobre um possível romance entre Jesus e Maria Madalena. Esse é talvez um dos assuntos mais explorados por pesquisadores. Ainda não há evidências o suficiente que comprovem o fato, mas alguns trechos que supostamente fariam parte da Bíblia foram encontrados.

Em alguns deles Maria Madalena é descrita como companheira de Jesus, mas isso não é suficiente para concluir que de fato houve um relacionamento amoroso. Já que companheira pode se referir apenas ao fato de ambos compartilharem a mesma fé e ao fato de Maria ser uma das seguidoras de Jesus.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+