• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre a Venezuela que vão muito além da crise

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      04/04/18 às 15h25

A Venezuela é um país cheio de contradições. Vive sob uma verdadeira crise socioeconômica desde o ano de 2013, deixando sua população cada vez mais incerta em relação ao futuro. Mas por outro lado, mesmo em meio a um cenário caótico, ainda representa um dos países mais bonitos e curiosos de toda a América do Sul.

Sem dúvidas, o país continua sendo um bom destino para os turistas de todo o mundo. Seus habitantes tem fama de serem bastante hospitaleiros, o que dá um ar ainda mais especial à nação. Repleta de parques naturais e paisagens encantadores, a Venezuela é um local que vai muito além do que costumamos ver na TV. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 fatos sobre o país que vão muito além da crise. Confere aí!

1 - A culinária venezuelana

Os pratos nativos da Venezuela são de realmente dar água na boca. Se algum dia tiver a oportunidade de experimentar tequenõsareposcachapa, ou a própria torta venezuelana, faça isso! Sua gastronomia é sem dúvida, tão diversa quanto sua geografia! Vale a pena!

2 - Segundo lugar com mais vencedoras do Miss Universo

É provável que você não saiba, mas a Venezuela é o segundo país que mais ganhou o concurso de Miss Universo. Perde apenas para os Estados Unidos, conforme o imaginado. Para ser mais específico, ganharam o concurso por sete vezes e enquanto isso, os EUA estão na frente apenas por um, tendo conquistado o primeiro lugar por 8 vezes.

3 - Salto Ángel

E se estamos falando da Venezuela, é claro que não poderíamos deixar de mencionar as cataratas Salto Ángel. Ela está presente até mesmo no Guiness World Records, como a cachoeira mais alta do mundo, e é claro que seus 979 metros de altura merecem tal título. Pra você ter ideia, ela é 12 vezes mais alta do que as nossas Cataratas do Iguaçu. Para completar, foi declarada pela UNESCO, em 1994, como Patrimônio da Humanidade.

4 - A bandeira do país

É normal que as bandeiras representantes das nações tenham muito a dizer sobre elas. Mas você sabe o significado por trás da bandeira da Venezuela? Formada pelas cores amarelo, azul e vermelho, apresenta ainda um arco com oito estrelas. Então vamos lá! A cor amarela representa suas riquezas. A azul, os mares que banhas suas terras. O vermelho representa o sangue dos libertadores da nação. Já as estrelas, formam as províncias originais venezuelanas. Interessante, não é mesmo?

5 - Seu nome

Já que falamos sobre o significado de sua bandeira, nada mais justo do que também falar sobre a origem de seu nome, que também é muito interessante por sinal. Sabia que o nome "Venezuela" é uma adaptação do nome de "Veneza"? Ela é muito famosa por seus canais, e assim que os conquistadores espanhóis chegaram nas terras venezuelanas, perceberam que a paisagem era muito parecida com a da cidade italiana. Dessa forma, resolveram fazer uma espécie de homenagem.

6 - Nome da capital

Caracas. Este é o nome da capital venezuelana. Para nós aqui, tal palavra pode ser usada como uma gíria, mas se referindo ao nome da cidade, ninguém sabe ao certo o que significa. No entanto, o mais provável é que venha  de uma antiga tribo indígena, que vivia por um dos vales na região. Mas ainda há a hipótese de que o nome venha de algumas flores do local, que os índios tinham o costume de chamar de "caraca".

7 - Economia baseada no petróleo

 

Sim, o petróleo ainda é o motor da economia venezuelana. É sem dúvida, uma de suas maiores riquezas e que mais gera lucros ao país. Apenas para que você tenha noção, tal recurso representa 50% do PIB de toda a Venezuela.

E então pessoal, o que acharam? De fato, existem muitas coisas interessantes no país, não é mesmo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+