• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 figuras históricas que tinham doenças mentais e você não sabia

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      25/07/19 às 18h35

Desde que o mundo é mundo, a gente sabe que tem, desde sempre, muita gente doidona andando por aí. Alguns até icônicos. Diversos gênios respeitados, como Machado de Assis, Beethoven, Van Gogh, Hemingway e Clarice Lispector, inclusive, foram diagnosticados com condições diversas de saúde mental. Depressão, transtorno bipolar e outras doenças fizeram parte da trajetória de muitos dessas figuras.

Na história, não faltam personagens que tiveram estes tipos de problemas. Será que é por isso que a gente acha que ser maluco é algo normal? Acredito que sim, até porque todas essas celebridades conseguiram encontrar um lugar de destaque na sociedade e na História, mesmo portando os distúrbios mentais. Além disso, é enorme a quantidade de pessoas excêntricas, esquisitas ou realmente 'loucas de pedra' que contribuíram significativamente para a evolução da história da humanidade.

Você sabe quem são algumas dessas pessoas? Confira a lista que preparamos para você.

1 - Imperador Marco Aurélio

Foi um governante culto e altamente bem sucedido. Marco Aurélio estudou filosofia e era adepto da escola helenística do Estoicismo. Mesmo com tantas características, o imperador Marco Aurélio era conhecido também por seus excessos. Quais? O imperador afirmava constantemente ser a reencarnação do famoso herói grego Hércules. Como se não bastasse, Marco Aurélio ordenava a seus devotos que cortassem o próprio braço. A atitude era vista como uma declaração de confiança.

2 - Nikola Tesla

Dizem que Nikola Tesla era um cara bastante excêntrico. Afirmavam também que ele tinha grandes dificuldades de se relacionar com as pessoas. Existem diversos relatos que dizem que esse grande gênio também tinha pavor de objetos que possuíam formas arredondadas. Nikola odiava joias e se recusava, sem medo e vergonha, a tocar cabelos. A célebre figura tinha ainda obsessão pelo número 3 e, na hora das refeições, só comia se utilizasse apenas os talheres que ele mesmo fazia questão de polir. Para que o talher estivesse limpo o suficiente, Tesla limpava-os com 18 guardanapos.

3 - Rei Carlos VI da França

Era conhecido como Carlos, o Louco. Os primeiros sinais de sua insanidade apareceram somente após seus doze anos de reinado. Acredita-se que o rei, em alguns momentos da vida, não lembrava o próprio nome. Constantemente, esquecia-se também dos nomes da esposa, dos filhos e até mesmo que era rei da França. Além dos problemas de memória, o Rei Carlos, uma vez, ficou 5 meses sem tomar banho. E, por último, para fechar com chave de ouro, o homem acreditava ser feito de vidro. Ninguém podia tocá-lo.

4 - Isaac Newton

Desculpem-me, desde já, os fãs. ,Mas esse não tinha como ser normal mesmo. Newton foi matemático, físico e inventor. O responsável por descobrir a Lei da Gravitação Universal, sofria alucinações, crises de ira e transtornos psicóticos. Coisa de nerd, de gente que é dotada de inteligência, não é? Devido aos problemas mentais, Newton gostava de viver sozinho. Para o nosso personagem aqui, no lugar de se relacionar com outros seres humanos, era mais gratificante realizar experiências como, por exemplo, enfiar um palito de dentes no olho, em um quarto escuro. Isso, só para verificar se suas teorias sobre propagação da luz eram reais.

5 - Mozart

Todos conhecemos Mozart, um dos músicos mais talentosos que já existiram. No entanto, poucos sabem que, além de músico, Mozart também gostava de escrever. Por outro lado, diferente das peças musicais, as cartas e diários escritos por Mozart estavam cheios de referências sobre traseiros, fezes e outras coisas para lá de estranhas. Acredita-se que Mozart era vítima da Síndrome de Tourette.

6 - Abraham Lincoln

Apesar de ter colocado um fim na Guerra da Secessão e de introduzir medidas que colocaram fim à escravidão nos EUA, Lincoln era extremamente melancólico. Vivia períodos de profunda e debilitante depressão. De acordo com relatos históricos, um dos dezesseis primeiros presidentes americanos mais emblemáticos de todos os tempos chorava constantemente. Lincoln era também considerado um religioso fanático.

7 - Beethoven

Foi considerado um ser indomável. Perdeu parte da audição, ao ter sido espancado por seu pai na infância. Era uma figura intensa, mas tinha traços de alguém enérgico. Vivia estados de depressão profunda, que eram agravados pelo vício em álcool e ópio. Também tinha um humor negro e o espírito sarcástico pouco equilibrados.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+