Em algum momento de sua vida, você deve ter ouvido, ou até propagado, alguma teoria da conspiração. Sendo ela verdadeira ou não, é um fato que existem forças chocantemente poderosas, que dominam o mundo. Muitas vezes nos bastidores dos fatos que ficam notórios.

Mesmo que muitas delas sejam secretas aos olhares populares, ainda é possível encontrar pessoas, organizações e até mesmo, animais que impactam no mundo, de uma forma colossal e assustadora. Por isso, resolvemos listar 7 forças chocantemente poderosas que dominam o mundo. Confira!

1 - Gatos são os maiores predadores americanos

De acordo com dados recentes, gatos não domesticados se tornaram os maiores predadores de toda a América. Com isso, apenas para se ter uma ideia, ao redor do mundo, os animais foram responsáveis pela extinção de quase 33 espécies.

2 - Zíperes para todas as calças que você imaginar

Publicidade
continue a leitura

Uma única companhia japonesa produz 90% dos zíperes de todo o mundo. Conhecida como Yoshida Kogyo Kabushikikaisha (YKK), a empresa controla todas as etapas de produção do zíper. Ou seja, desde a construção das máquinas até o envio do produto, pode acreditar que há alguma coisinha da YKK.

3 - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Também conhecidos como mórmons, os membros da "Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias" podem ser considerados mais que missionários. De acordo com seus números, eles são verdadeiros empresários. De fato, apenas em 2012, eles possuíam um patrimônio estimado em 40 bilhões de dólares. Ainda nesse mesmo ano, eles construíram uma espécie de "shopping", com mais de 100 lojas, e claro, tudo sem nenhum tipo de imposto. Contudo, apenas cerca de 0,7 % dessa renda, vai para instituições de caridade.

4 - Uma única empresa controla o mercado global de óculos

Publicidade
continue a leitura

Você já parou para se perguntar, porque óculos escuros parecem tão baratos de serem feitos, mas mesmo assim, são tão caros? Isso acontece porque a companhia italiana, Luxottica, não é apenas proprietária de marcas como Ray-Ban e Oakley, mas possui um monopólio de mercado. Mesmo desconhecida, a empresa possui 80% das marcas de luxo do mercado mundial. Assim sendo, a empresa movimenta, sozinha, 28 bilhões de dólares ao ano.

5 - Associação Americana de Pessoas Aposentadas

Com sede em Washington, a AARP é uma organização formada apenas por membros com idade igual ou superior a 50 anos. Sendo que sua definição pode ser traduzida como "Associação Americana de Pessoas Aposentadas", esse grupo está na ativa, desde 1958. Com isso, ela funciona como um advogado para seus membros e assim, se tornou um dos grupos mais poderosos dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, somente em 2008, foram pagos 652 mil dólares, para as companhias que vendiam seguros da empresa.

6 - Abutres não são tão maus assim

Publicidade
continue a leitura

Infelizmente, na maioria da vezes, esses animais são tidos como um presságio ruim. No entanto, a fama de aproveitadores e associados com a "morte" não lhes cabe. Muito pelo contrário, eles são a verdadeira equipe de limpeza da natureza. Desse modo, eles estão topo da cadeia alimentar e controlam a disseminação de doenças quando há putrefação de cadáveres. Com eles, é possível evitar o tratamento e incineração de toneladas de resíduos de animais mortos, todos os anos. Além disso, eles são aliados na luta contra as mudanças climáticas.

7 - Essa barragem pode afetar o movimento de rotação da Terra

Sendo a barragem de Three Gorgesa, a maior barragem do mundo, sua ação vem chamando atenção de cientistas da NASA. Isso porque essa estrutura colossal pode estar interferindo na rotação da Terra. Isso mesmo que você leu, quando a central hidroelétrica está cheia, a água chega a 175 metros acima do nível do mar e a 95 metros acima do nível do rio. Além disso, seu reservatório de água tem capacidade para inundar uma extensão de 632 quilômetros quadrados.

Assim, quanto maior a distância da massa de um corpo ao seu eixo de rotação, mais lentamente ele girará. Dessa forma, isso é basicamente o que vem acontecendo com a Terra. Dessa forma, quando a barragem atinge sua capacidade máxima, a duração do dia é aumentada em 0,06 microssegundos.

Publicado em: 23/12/19 11h34