• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 misteriosos exemplos do Efeito Mandela

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      03/04/18 às 19h44

Efeito Mandela é algo que ainda precisa de muito estudo para que possa ser realmente entendido. Apenas para que você tenha noção, trata-se de um fenômeno onde um grupo de pessoas se esquece de determinado acontecimento, ou cria memórias falsas sobre ele. Pessoas essas, que não possuem relação entre si e que podem estar posicionadas geograficamente distantes umas das outras. Nós já escrevemos sobre o tema e caso queira entender melhor, pode conferir: "O que é o Efeito Mandela e o que ele pode estar causando em nossas mentes?".

Você deve ter associado a questão com o próprio Nelson Mandela. De fato,tudo começou por causa do ex-presidente sul-africano e pode ter tido início por boatos na internet, conforme explicaremos a seguir. O grande porém é que o caso dele não foi o único e existem outros tão estranhos quanto. Por incrível que pareça, pesquisas levantam a hipótese de que isso aconteça em nossa mente devido a existência de mundos paralelos. Mas será mesmo? Bem, nós aqui da Fatos separamos abaixo outros 7 misteriosos exemplos do Efeito Mandela. Dá uma olhada!

1 - A morte de Nelson Mandela

Claramente não poderíamos deixar de começar a matéria com o caso que deu nome ao efeito em questão. Nelson Mandela foi um revolucionário que lutou contra o apartheid e que se tornou presidente da África do Sul. Faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, e por incrível que pareça, foi aí que tudo começou.

Pode parecer estranho, até porque realmente é... Mas muitas pessoas, de diferentes nações, se recordam da morte do ex-presidente muito antes disso. Para essas pessoas, ele morreu nos anos 80, enquanto estava na prisão. Pior ainda é que muitas ainda dizem se lembrar das imagens de seu funeral sendo exibido na TV, ainda naquela época.

2 - Morte de Billy Graham

Billy Graham foi um famoso evangelista americano que faleceu recentemente, no dia 21 de fevereiro, aos 99 anos. No entanto, da mesma forma que o caso anterior, muita gente acreditava que ele já havia falecido antes... Mesmo quando ainda estava vivo. Grande parte dessas pessoas afirmava ter presenciado ou ter visto o funeral do religioso pela TV.

Apenas para que você tenha noção, alguns relatos coincidem. Mais de uma pessoa se lembrou de detalhes específicos, como o momento em que, supostamente, Bill Clinton homenageava Graham em seu funeral... Mesmo anos antes de acontecer.

3 - Retrato de Henrique VIII

A obra é do artista Hans Holbein, e foi produzida entre os anos de 1536 e 1537. Ela apresenta Henrique VIII, que foi rei da Inglaterra. Ao observar a obra como um todo, é possível ver que Henrique segura algo em suas mãos, mas que nada tem a ver com uma coxa de peru...

Acredite se quiser, mas ao falar sobre a pintura, muitas pessoas a descrevem como se o rei segurasse uma coxa de peru em suas mãos... Simbolicamente, isso poderia ser algo que representasse o estilo de vida e abundância do rei. No entanto, como podemos ver, não há nada do tipo em suas mãos. Mais uma vez, culpa do Efeito Mandela.

4 - Canonização da Madre Teresa

E o Efeito Mandela também atingiu Madre Teresa de Calcutá. Ela foi uma religiosa católica de bastante influência por todo o mundo. Sua canonização (declaração como santa) aconteceu no dia 4 de setembro de 2016, exatamente 19 anos após sua morte. Por outro lado, muitas pessoas afirmam que sua canonização aconteceu por volta dos anos 90, ainda em vida. Elas ainda se recordam de que o papa João Paulo II é que foi o responsável por conceder a canonização.

5 - Cauda de George, o curioso

Este é um desenho destinado ao público infantil, muito popular entre pais e filhos. O fato é que George, o macaquinho protagonista, não tem rabo. Por outro lado, muitas pessoas acreditam cegamente que ele possui sim o rabo e que nos episódios, fica se balançando por entre as árvores. Bem, aqui não sabemos se é resultado do Efeito Mandela, ou se isso acontece apenas porque estamos acostumados a ver macacos com rabo, sendo apenas efeito de associação.

6 - Frase de Darth Vader

Bem, aqui temos um Efeito Mandela para os fãs da franquia Star Wars. Em "O Império Contra-ataca", é dita uma das frases que se tornaram ícone do filme. No momento em que o jovem jedi confronta Vader, dizendo saber que foi ele quem matou seu pai, o vilão responde: "Não, eu sou seu pai". No entanto, por algum motivo desconhecido, a clássica frase ficou conhecida como: "Luke, eu sou seu pai".

7 - Cauda do Pikachu

Pikachu é um dos personagens principais do anime Pokemón. De forma impressionante, muitos fãs acabam se lembrando dele com um detalhe preto ao fim de sua cauda, parecido com o que ele tem nas pontas de suas orelhas. Mas a verdade é que isso não existe e sua cauda termina em amarelo, assim como o restante da cor do personagem.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros casos que podem ser caracterizados como Efeito Mandela? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+