Curiosidades

Esse teste simples mostra se suas imagens mentais são mais vívidas do que as de outras pessoas

0

A personalidade é formada por várias características diferentes. Essas características são consideradas como partes do todo de cada pessoa. E ao comporem a personalidade de cada um de nós influenciam nas atitudes que tomamos cotidianamente. Sabe-se que nossa personalidade é ligada aos valores que temos, mas também que tem forte relação com nossa inteligência e criatividade.

Por exemplo, veja essas frases e imagine o que essas pessoas estão descrevendo. Seria uma viagem de psicodélicos? Um sonho?

Senti que poderia estender a mão pela tela para chegar a outro lugar.

Os lasers se tornaram fãs inteiros da luz que se espalha, e então parecia que a tela começou a se expandir.

Eu vi velhos prédios de pedra … como um castelo … Eu estava voando acima dele.

Na verdade, essas frases são afirmações de pessoas diferentes depois de ver o “Ganzflicker” nos seus computadores. Ele é uma tremulação intensa na tela cheia em vermelho e preto. Qualquer pessoas pode o acessar online.

Experimento

O Ganzflicker cria, em menos de 10 minutos, estados alterados de consciência, sem efeitos duradouros para o cérebro. Essas experiências visuais acontecem quase que instantaneamente quando a pessoa começa a olhar para a imagem.

No novo estudo foi mostrado que, enquanto algumas pessoas veem castelos ou fractais no Ganzflicker, outras não observam nada. Os pesquisadores criaram uma teoria a respeito de onde vem essas diferenças individuais.

Assim como uma tela de computador, a parte do cérebro que processa as informações visuais, que é o córtex visual, tem uma espécie de “botão” de atualização que o ajuda a conseguir amostras do ambiente.

Em outras palavras, o cérebro coleta informações sensoriais com uma frequência. No entanto, a pessoa vê o mundo como contínuo e dinâmico graças à capacidade do cérebro de preencher as lacunas.

Um exemplo disso é que os olhos possuem um ponto cego que está fora do campo de visão, mas a pessoa não vê uma mancha escura para todos os lugares que olha. Isso porque o córtex visual extrapola a partir da informação visual circundante. Então, se a informação que está sendo processada for a do Ganzflicker, ele vai interagir com os próprios ritmos do cérebro e como ele preenche ou interpreta o que está vendo.

O Ganzflicker é conhecido por provocar experiências de informações sensoriais anômalas no ambiente externo. Elas são chamadas de pseudo-alucinações. As experiências “simples”, como ver lasers ou cores que não existem, foram explicadas anteriormente como sendo o cérebro da pessoa reagindo aos choques entre o Ganzflicker e os ritmos cerebrais.

Imagens mentais

Que a experiência causa alucinações já é sabido. Mas por quê algumas pessoas veem pseudo-alucinações complexas? Isso acontece porque o cérebro é composto de muitas regiões diferentes interagindo entre si. Dentre elas, regiões sensoriais de baixo nível e regiões que correspondem a processos cognitivos de alto nível.

As imagens mentais visuais, ou a simulação mental de informações sensoriais, é um desses processos cognitivos de alto nível. Eles podem interagir com os de baixo nível para moldar a interpretação do cérebro a respeito do que a pessoa está vendo.

Se alguém vê pseudo-alucinações simples no Ganzflicker, o cérebro  pode interpretar automaticamente essas informações como mais significativas ou realistas com a ajuda dos seus olhos mentais.

Contudo, o que a maioria não percebe é que as imagens de cada um são diferentes. Algumas pessoas veem imagens tão vívidas como se tivessem olhando aquilo na sua frente. Enquanto uma pequena proporção de pessoas é “cega” e não vê nem ao menos o rosto de familiares ou amigos. Isso é chamado de afhantasia, e tem sido um assunto de  estudo cada vez maior com o passar dos anos.

Ganzflicker

 

Descrever e comparar as experiências de imagens é extremamente difícil, até porque são eventos particulares, internos e subjetivos. Entretanto, os pesquisadores descobriram que a capacidade de imaginação pode ser refletida na descrição de uma pessoa de uma experiência de dez minutos com o Ganzflicker.

Quase metade do público com afhantasia não vê absolutamente nada no Ganzflicker. A outra metade vê, principalmente, padrões simples como formas geométricas ou cores ilusórias.

Por conta dessa diferença, o Ganzflicker é uma ferramenta promissora para a compreensão das diferenças individuais nas imagens mentais e na interpretação das pessoas com o ambiente visual.

7 países mais ricos do mundo

Artigo anterior

Esse fóssil de três mil anos revelou a vítima mais antiga de um tubarão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido