7 personagens mais influentes dos animes
Tempo de leitura:3 Minutos, 48 Segundos

7 personagens mais influentes dos animes

O que antes era conhecido apenas no Japão, hoje já é febre mundial. Os animes estão cada vez mais populares, e ganham mais fãs a cada dia. Seja por suas histórias, por suas qualidades gráficas ou, simplesmente, por seus personagens – muitos deles inesquecíveis.

Assim como acontece no cinema, teatro ou literatura, muitos personagens de anime ficam tão famosos que acabam se tornando uma espécie de influência para o seu público e também para outras obras. Sabendo que o acervo de influenciadores é grande, resolvemos listas os 7 personagens mais influentes dos animes. Espero que gostem.

1- Goku

Acredito que a maioria dos leitores já imaginava que o protagonista da franquia Dragon Ball estaria na lista. A obra criada por Akira Toriyama começou a ser serializada em 1984 e continua viva e forte até hoje. O sucesso do título alcançou várias plataformas como videogames, filmes, jogos de cartas, brinquedos e um infinito acervo de produtos licenciados.

Goku pode ser reconhecido mundo afora, mas no Japão ele recebeu a maior homenagem de todas. A Associação de Aniversário do Japão decretou oficialmente o dia 9 de maio como o dia do Goku. O motivo para a escolha da data está relacionada a pronúncia dos números no Japão, já que o número 5 tem a pronuncia ‘Go’ enquanto o número 9 tem a pronuncia ‘Ku’.

2- Ayanami Rei

Para quem não conhece, Ayanami Rei é uma personagem do anime Neon Genesis Evangelion. A série foi transmitida pela TV Tokyo em 1995 e conquistou fãs no mundo inteiro. Rei serviu de influência para várias outras personagens no mundo dos animes. O arquétipo da personagem é nomeado como Rei Ayanami Expy e foi usado por vários autores ao longo do tempo. Algumas características desse arquétipo são pele pálida, tamanho pequeno, timidez, quietude, além das exóticas cores de cabelo, geralmente em tom claro.

3- Kusanagi Motoko

Ghost in the Shell foi lançado em 1989 e a série continua sendo influente até os dias atuais. Exemplo mais recente foi seu longa com a participação da atriz Scarlett Johansson. Parte de sua fama são suas influências ciberpunks. Entretanto, mais do que isso, são seus personagens, principalmente Kusanagi Makoto. A maneira como a personagem foi concebida possibilitou que ela personificasse várias questões apresentadas na obra, e levasse estes questionamentos aos telespectadores.

4- Kaneda Shotaro

Akira também é um dos grandes animes clássicos do Japão. A obra tem influência no mundo inteiro, sendo um dos primeiros grandes títulos a ter uma versão ocidental. Parte de seu sucesso, é claro, se deve ao personagem Kaneda Shotaro. Tanto pelo seu visual, como por suas atitudes. É por conta dessa grande fama que muitas pessoas relacionam a cor vermelha à Akira, chamando de Vermelho Akira. Quanta moral é necessária para se ter a própria cor?

5- Yagami Light

Death Note já era MUITO famoso entre os entusiastas de anime. Depois do live-action da Netflix a obra ficou ainda mais famosa e atingiu um novo público, até então distante das animações japonesas. O personagem principal do anime, Yagami Light, é um dos mocinhos/vilões mais amados e odiados da história Os jogos mentais entre Light e L influenciaram várias obras, e seus pensamentos e ideais foram repassados para os fãs.

6- Naruto

Naruto trouxe uma nova maneira de enxergar a figura fictícia dos ninjas. Ainda assim, sua história carrega muitas influências da cultura japonesa real, e seus personagens são conhecidos no mundo inteiro. Naruto, assim como Goku, é um dos personagens mais conhecidos e influentes do mercado de animações. Ele, por si só, carrega toda a influência Shounen. Sua atitude sincera e sua determinação em nunca desistir inspirou vários personagens dos animes mais recentes (como o próximo da lista), além de uma legião de fãs (assim espero).

7- Midoriya Izuku

Há alguns anos a indústria de animes estava a todo vapor. Grandes nomes ainda estavam no ar, como Bleach, Naruto e Fairy Tail. Quando essas obras chegaram ao fim, apenas restou One Piece como obra máxima. Por muito tempo a Shounen Jump não teve títulos que chegavam aos pés dessas obras. Embora Attack on Titan também tenha sido uma reviravolta no mundo dos animes, o principal shounen da atualidade é My Hero Academia. Carregando várias características de grandes personagens da Jump, o personagem Midoriya conquistou fãs no mundo inteiro. O público e a indústria têm grandes expectativas com a obra e seu personagem, e ele definitivamente deve passar o legado de Naruto, e de outros protagonistas, para frente. O que será que vem por aí?

Quais outros personagens caberiam nessa lista? Conta pra gente nos comentários.