Curiosidades

7 pragas mais desumanas que já existiram

0

A história da humanidade poderia facilmente ser sintetizada como uma corrida louca de adaptações e sobrevivência às mudanças e às doenças. Tanto nas esferas individuais, quanto coletivas. Apesar das descobertas de técnicas e medicações para combater várias doenças transmissíveis, seus agentes causadores ainda conseguem se transformar, se adaptando às armas criadas para combatê-los.

Milhares de pragas surgiram ao longo de nossa história,se tornaram uma verdadeira ameaça a grandes civilizações e sendo responsáveis por milhares de mortes. Pensando nisso, hoje, trouxemos algumas das pragas mais desumanas que já afetaram o homem e que vocês podem não conhecer. Confira!

1 – Peste pré-histórica

1 0 573x500, Fatos Desconhecidos

Acredita-se que tal praga tenha surgido há cerca de 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Acredita-se que isso tenha sido o motivo da redução drástica de humanos, matando principalmente os jovens. Ao menos 10 mil pessoas teriam morrido na África, em um mundo pré-histórico não muito numerosos devido as dificuldades enfrentadas na época. Após o fim da pandemia, o Homo sapiens conseguiu prosperar e se espalhar rapidamente, e mudanças genéticas ajudaram a diminuir a sua suscetibilidade a certas doenças.

2 – Patógeno em Atenas

Plague Of Athens 600x412, Fatos Desconhecidos

Entre os anos 430 e 427 a.C., um patógeno misterioso, conhecido como a Praga de Atenas, atingiu a cidade grega. A epidemia pode ter influenciado negativamente os esforços para Guerra do Peloponeso. Tal praga foi retratada na obra História da Guerra do Peloponeso, que conta como a terrível doença teria destruído mais de um terço da população ateniense na época.

3 – A peste de Antonino

Plague2 600x314, Fatos Desconhecidos

Logo após 165 d.C., o Império Romano foi afetado cruelmente por uma praga. Alguns estudiosos acreditam que tal quadro foi desencadeado por casos de varíola. Independentemente do que fosse, isso abalou seriamente toda a sociedade e até mesmo teria alterado o curso da História. A peste de Antonino pode ter chegado a matar cerca de 2 mil pessoas por dia, durante o período do surto. O exército romano foi tão afetado que isso causou um grande efeito sobre o poderio militar dos romanos e ainda contribuiu para uma posterior retração do império.

4 – Europa Medieval

747 600x310, Fatos Desconhecidos

Conhecida como Morte Negra, esta praga começou a China em 1334 e se espalhou rapidamente pela Europa por rotas comerciais. Os devastadores números de mortos devi do a peste bubônica atingiu seu auge em 1348 na Europa. Tal praga era tão brutal e implacável que poderia ter aniquilado até 60% da população europeia naquela época.

5 –  América

Aztecs Smallpox 600x439, Fatos Desconhecidos

Com a chegada dos colonizadores, a varíola também marcou sua presença pela primeira vez nas colônias da Flórida, Carolina e Virgínia, nos EUA, em 1519. A doença devastou a população nativa. Em 1633, a peste chegou à Massachusetts. Os nativos americanos tinham pouca resistência imunológica aos vírus trazidos pelos europeus. O sarampo também foi o responsável por muitas mortes naquele período.

No entanto, a varíola, particularmente, se espalhou pela América Central e do Sul, infectando em grande parte a população pertencente ao Império Asteca. Em 100 anos, a varíola teria eliminado cerca de 90% da população asteca, que caiu de 17 milhões para 1,3 milhão de habitantes.

6 – Praga moderna

Yersinia Pestis 600x377, Fatos Desconhecidos

Chamada de Peste Moderna, tal praga surgiu por volta de 1860, na China. A doença atingiu Hong Kong, em 1894. Em cerca de 20 anos, aproximadamente dez milhões de pessoas morreram. Tal surto ainda conseguiu se espalhar e chegar até a Índia. No entanto, cientistas conseguiram isolar as casas de transmissão e tratar a doença, evitando novos surtos.

7 – Pólio

Vacina Da Poliomielite 600x400, Fatos Desconhecidos

A poliomielite, desde que surgiu, já ceifou a vida de milhares de vítimas no mundo todo. O poliovírus ataca agressivamente o sistema nervoso humano, o que pode causar terríveis sequelas. As suas principais vítimas são as crianças, embora muitos adultos tenham sido também suas vítimas. Em 1952, nos Estados Unidos, a doença atingiu seu pior nível, com cerca de 59 mil casos da doença confirmados, e os médicos buscavam desesperadamente a cura para tal enfermidade. A doença foi interrompida depois do desenvolvimento de duas vacinas para combatê-la.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Por que a série Justiceiro será cancelada pela Netflix?

Matéria anterior

14 personagens mais irritantes de The Big Bang Theory

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos